Marketing de permissão: como funciona?

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Devido à enorme e exaustiva prática de publicidades invasivas, o consumidor tem se blindado frente a comunicação veiculada pelas empresas. É justamente sob essa preocupação, que o marketing de permissão atua.

O marketing de permissão funciona por meio do contato direto com o cliente, nesse caso, é o consumidor que busca a empresa. Ou seja, a organização deve conquistar a atenção e interação com o cliente, e usar da recorrência para alimentar o processo de relacionamento no empreendedorismo.

O que é marketing de permissão?

Também chamado de permission marketing, essa é uma forma de comunicação destinada a integração entre empresas e pessoas. Sendo considerada uma boa prática de B2Cbussiness to consumer (relacionamento ou venda para consumidores).

O conceito de marketing de permissão é cunhado pelo escritor estadunidense Seth Godin. Em seu livro, Godin diz que é importante converter os desconhecidos em amigos e os amigos em consumidores da marca.

Então, a sua ferramenta é baseada no respeito ao cliente, ter essa permissão torna-o mais suscetível a compra, pois, ele já aceitou previamente e deseja estar em contato com a empresa.

Como fazer marketing de permissão?

Para realizar marketing de permissão algumas empresas buscam táticas digitais e especialmente a criação de bons conteúdos, assim, o cliente chega mais rápido até a empresa.

Em alguns casos, o SAC é uma ferramenta poderosa e que agrega nesse sentido do marketing permissivo, entre outras táticas para fazê-lo:

  • Inbound marketing: é o marketing pautado na atração orgânica ou por meio da criação de conteúdo. Ou seja, práticas como, o SEO, formulários, podcast, blogs, ebook, vídeos e principalmente as newsletters;
  • Marketing boca a boca: é o tipo de marketing pautado na influencia as pessoas exercem sobre outras pessoas. As recomendações são fortes no contexto digital e exaltar isso, pode ser a chave para divulgar organicamente a empresa;
  • Marketing one to one: é um tipo de marketing voltado para comunicações individuais, ou seja, uma interação voltada para preferências e peculiaridades de cada cliente, valorizando sua individualidade e promovendo maior interesse;
  • Mídia OOH: é uma forma publicitária que emprega peças Out of Home – “fora de casa”, outdoors, banners, entre outros. Porém, deve ser atrelado a uma pesquisa de público, onde o cliente potencial pode ter interesse ou curiosidade.

Quais são as vantagens?

Resumidamente o marketing de permissão é importante por demonstrar fortemente as necessidades do consumidor, suas dores e as interações que busca.

Além disso, a estratégia do marketing de permissão é uma forte aliada para as empresas, através dele ela consegue melhorar a comunicação, tornar mais acessível e personalizada, além disso, entre outras vantagens do marketing de permissão:

  • Maior credibilidade para a empresa ou marca: o consumidor se sente mais próximo da empresa e é impactado pelo serviço demonstrado após essas primeiras interações, o que pode gerar maior recorrência;
  • Aumento da conversão relativa a clientes: com o aumento da “disponibilidade” que a empresa irá comunicar, é provável que aquele consumidores indecisos ou desconhecidos tomem conhecimento da marca e optem por ela;
  • Redução de práticas nocivas ao relacionamento: se dá através da não utilização de spam e comunicações indesejadas, isso impacta diretamente no relacionamento, pois, o cliente classificará como desrespeitoso e negativo.

Por fim, o marketing de permissão auxilia empresas em seu relacionamento com clientes, através dele os leads (consumidores da marca e clientes em potencial) são impactados de maneira positiva, isso agrega mais valor para a marca e autoridade.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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