O marketing sempre esteve presente no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Mas com a popularização e democratização da internet e dos meios digitais, novas portas foram abertas, trazendo a nossa disposição a poderosa ferramenta chamada Marketing Digital.
Com isso, a maioria dos grandes negócios e dos empreendimentos prósperos já estão aplicando fortemente o marketing digital para crescer cada vez mais. A pergunta é: a sua empresa ficará para trás nessa corrida?
O que é o marketing digital?
O marketing digital abrange todo o trabalho do marketing que é veiculado através de dispositivos eletrônicos ou pela internet.
Assim, a empresa utiliza meios digitais como e-mail, ferramentas de busca, redes sociais, entre outros, para se conectar e interagir com atuais e potenciais clientes.
E por que o marketing online é tão importante? Porque você interage com as pessoas no lugar onde elas passam a maior parte do tempo: na internet.
Existem diversas formas de utilizar o meio digital para o marketing:
- Marketing de conteúdo: pode postar uma série de conteúdos em um blog online para gerar leads;
- Marketing de rede social: pode promover o mesmo blog ou algum outro conteúdo através de ferramentas pagas ou gratuitas nas redes sociais que a empresa e o público alvo estão presentes;
- Email marketing: manda e-mails com o objetivo de apresentar a empresa para o público inscrito e fazê-los avançarem no funil de vendas.
Quais são as principais ferramentas do marketing digital?
Como você pode ter percebido, existem várias formas de aplicar o marketing digital no seu negócio.
Desta forma, é interessante conhecer os principais exemplos e ferramentas do marketing digital que podem trazer mais leads, oportunidades e clientes para o seu negócio.
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a estratégia de criação de conteúdos que visão provocar conhecimento da marca, aumento de tráfego e geração de leads.
Os conteúdos podem ser veiculados por vários canais, como:
- Posts em Blog;
- Infográficos;
- Ebooks.
2. SEO
SEO são as iniciais de “Search Enginee Optimization”, que pode ser traduzido livremente como Otimização de Ferramentas de Busca.
Portanto, SEO é o processo de melhorar o posicionamento das suas páginas, inclusive o próprio site, em ferramentas de busca como o Google, por exemplo.
3. Marketing nas redes sociais
O marketing nas redes sociais, também conhecido como social media marketing, é utilizado para promover a sua marca e os seus materiais produzidos.
Os canais que podem ser utilizados para o social media marketing, são:
- Facebook;
- Instagram;
- Youtube;
- Linkedin;
- Pinterest.
4. Mail Marketing
O mail marketing, ou e-mail marketing, é uma das formas mais eficientes de se comunicar diretamente com o lead, por isso, está é uma das principais ferramentas do marketing digital.
O e-mail é uma ótima forma de promover conteúdos, eventos e descontos em produtos.
Existem várias formas de utilizar o mail marketing para o seu negócio, como:
- Inscrição para newsletter;
- E-mails de follow-up para leads;
- Promoções especiais;
- Boas-vindas para novos clientes.
5. Marketing Inbound
Muitos até pensam que marketing inbound e marketing digital são necessariamente a mesma coisa.
Na verdade, o marketing inbound é uma metodologia onde você atrai e engaja o consumidor em qualquer momento de sua jornada.
Como o inbound funciona majoritariamente nos meios digitais, as pessoas acabam se confundindo e achando que é o próprio digital.
6. Marketing Outbound
Entretanto, o Outbound também pode ser enquadrado no marketing digital.
Ao contrário do Marketing Inbound onde a empresa atrai o consumidor, a empresa tenta aparecer para o máximo de pessoas possíveis utilizando a estratégia Outbound.
Quando você está visitando determinado site e vê um banner de algum produto ou empresa, está diante de um Marketing Outbound nos meios digitais.
Vantagens do Marketing Digital
Você agora entende o que é e como pode ser aplicado o digital marketing, é necessário discutir sobre a relevância e importância do marketing digital e as vantagens que seu negócio pode ter ao aplicá-lo.
Bom, a primeira e maior vantagem do marketing digital é que ele acontece em um ambiente com uma capacidade maior de alcance de pessoas.
Além disso, muitas vezes, também é onde o público desejado passa a maior parte do tempo.
Até mesmo hoje em dia, que a internet já é mais acessível para a maioria das pessoas, o número de usuários da internet ainda cresce constantemente.
Consequentemente, o efeito do marketing digital se torna cada vez mais poderoso.
Além disso, apresenta outras vantagens, como:
- Custo: o marketing digital é muito mais barato que o marketing tradicional, possibilitando o início da produção de conteúdos e a colheita de resultados desembolsando quase nada;
- ROI altíssimo: novamente comparando com o marketing tradicional, o ROI é muito alto. O Return on Investment é o retorno obtido pelo negócio a partir do investimento feito;
- Facilidade: existem várias formas de, ao menos, iniciar sem muita complicação, como por exemplo criando uma conta nas redes sociais para a empresa e começando a produzir conteúdos simples;
- Métricas: um ponto muito positivo é que não é difícil metrificar todas as ações que você faz. Com isso, você consegue avaliar quais estratégias dão certo e quais não performam bem.
Por fim, se você ainda não investiu no marketing digital para o seu negócio, é bom ficar atento e estudar melhor os grandes retornos que essa estratégia pode trazer. Mais conteúdos como este? Inscreva-se no nosso WhatsApp!