Marketing personalizado: veja como funciona!

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No mundo do empreendedorismo, o marketing personalizado é uma estratégia bastante utilizado por empresas na divulgação inteligente da empresa.

O objetivo do marketing personalizado é sensibilizar clientes em potencial através de algumas ações específicas.

O que é o marketing personalizado?

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O marketing personalizado corresponde ao uso de avançadas técnicas de criação e distribuição de publicidade online.

Hoje em dia, esse processo tem sido feito de forma automatizada, com a utilização de softwares de disparo de mensagens e anúncios.

Além disso, o marketing personalizado pode ser utilizado em diversos produtos, possibilitando ao consumidor sua customização.

Como exemplo disso, temos os produtos onde o cliente escolhe a estampa, material e gravações específicas.

Em geral, essas ações são baseadas na interação de consumidores em sites, enviando assim, informações para a marca.

O uso dessa estratégia de marketing oferece inúmeros benefícios para empresas, sendo o maior deles o aumento de alcance de público.

Como é feito o marketing personalizado?

Existe uma série de tecnologias desenvolvidas para a captação e utilização de dados em campanhas.

Com eles, uma empresa pode personalizar completamente toda a experiência do usuário de seu site, podendo ser a partir de:

  • Uma página específica;
  • Indicação de conteúdos;
  • Uma oferta de compra.

Já quando essa utilização é por meio do celular, o poder do marketing personalizado alcança um nível ainda maior.

Isso ocorre, pois são detectadas informações sobre a localização e interações dentro de redes sociais, por exemplo.

No entanto, essa estratégia não é utilizada somente no mundo digital.

Diversos estabelecimentos já oferecem há bastante tempo serviços relacionados a seus cartões que analisam o histórico de compra fazer um exemplo melhor que converse com isso.

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing personalizado?

O marketing de massa é caracterizado pelo envio de publicidades para grandes grupos. Para isso, ele utiliza os meios clássicos de comunicação, como:

  • Canais de TV;
  • Anúncios em rádios;
  • Propagandas em mídia impressa.

Mesmo alcançando uma quantidade considerável de público, a publicidade de massa acaba não sendo tão eficiente como a personalizada.

Isso ocorre, pois além do seu custo ser muito maior, não há garantia que o público receptor esteja interessado no que é oferecido.

Já o objetivo do marketing personalizado é a promoção de anúncios para um público bastante específico. Essa estratégia oferece uma garantia de venda muito maior.

Isso porque seu desenvolvimento através de ferramentas possibilita ao anunciante a certeza exata sobre qual o tipo de público receptor.

Com o consumidor recebendo uma proposta de algo que ele gosta ou precisa, a possibilidade de compra do produto é muito maior.

Isso significa que o anunciante consegue gastar muito menos, com a possibilidade de vender muito mais.

Como utilizar o marketing personalizado?

Para garantir os benefícios dessa técnica de marketing, é preciso saber implementar sua estratégia.

Isso porque, em muitos casos, o cliente pode sentir sua privacidade invadida, sendo assim desrespeitado.

Confira essas dicas para utilizar o marketing personalizado:

1. Recomende produtos

Segundo um dado do Google Adwords, mais de 90% dos usuários de lojas virtuais não

compram na primeira visita.

Por conta disso, foi desenvolvida uma técnica para aumentar a conversão de consumidores para clientes, chamada de remarketing.

Bastante comum dentro do marketing personalizado, essa estratégia visa relembrar produtos que já foram procurados por uma pessoa. Dessa forma, o impacto do produto sobre o cliente fica maior.

O retargeting (chamado de remarketing pelo Google) é uma das ferramentas com maior

potencial no mercado digital atual.

Por isso, torna-se interessante para as empresas a implementação do retargeting, que

possibilita um segundo contato com potenciais clientes.

Essa técnica de publicidade consegue transmitir uma maior confiança para a empresa.

Assim, sendo possível retomar a atenção do usuário e transformá-lo em cliente.

2. Interaja no momento certo

O anúncio direcionado é constituído das informações de acesso do usuário em qualquer canal de comunicação de uma marca.

No entanto, não adianta enviar um anúncio após muito tempo da demonstração de interesse do consumidor.

Por exemplo:

Carlos está buscando por “Cursos de Inglês” no Google. Após os resultados, ele acessa primeiro o site do Curso X, depois os do Y e Z.

Isso ocorre, pois ele está buscando, entre todas as opções, a que mais faça sentido para ele.

Nesse momento, o Curso Y envia uma oferta especial para o e-mail cadastrado por Carlos, atraindo sua atenção.

Nesse exemplo,  mesmo com o Curso X sendo o primeiro acessado, a sua oportunidade de venda foi perdida para o Curso Y.

Isso ocorreu, pois ele não teve a mesma programação de marketing personalizado do Curso Y, o que o fez perder a venda.

Ou seja, interagir no momento certo oferece uma grande oportunidade de venda para os negócios.

3. Saiba quando vender

Não existe coisa mais desconfortável do que ficar recebendo o dia inteiro anúncios no email ou Whatsapp. Quando isso ocorre, ao invés de comprar, o consumidor perde a simpatia pela marca.

Portanto, é preciso saber balancear o contato com o cliente, entre anúncios e criação de valor para a marca. Lembrando que esse contato deve permanecer mesmo após a venda.

A criação de valor não é somente relacionada à qualidade dos produtos, sendo isso uma parte bastante importante. É preciso pensar muito além, manter a sua marca como top of mind deve ser uma meta.

Muitos consumidores acabam comprando não pelo produto, mas por sua relação afetiva com a marca. A exemplo disso temos os brinquedos de filmes, sendo comprados por diversos adultos.

Isso acontece, pois o interesse não está na funcionalidade, mas na afeição. Ou seja, o indivíduo compra o produto pelo valor sentimental inserido nele.

As empresas que se atentam a esse desenvolvimento de relação com o cliente alcançam muito mais resultados. Essa estratégia pode até ser chamada de “vender sem vender”.

Ela consiste em variar o marketing em conteúdos gratuitos, ofertas, dicas úteis e revelação de bastidores para o cliente.

Assim, ele se sentirá íntimo da empresa, desenvolvendo uma maior confiabilidade para com a marca.

Quais os benefícios do marketing personalizado?

Podemos perceber que o marketing personalizado está diretamente ligado ao aumento do impacto no público de empresas.

Isso ocorre, pela sua possibilidade de alcançar clientes em potencial de uma maneira bastante particular.

Além de ser mais barato que o marketing tradicional, esse método acaba convertendo um número consideravelmente maior de consumidores.

Portanto, vale a pena considerar o uso do marketing personalizado para ajudar seu negócio a alcançar novos resultados. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

2 respostas

  1. Bom dia Arthur achei várias idéias bem criativas do texto Marketing personalizado, muito fácil para o cliente entender, texto super completo e detalhado. Na empresa que estou trabalhando suas dicas são ótimas dicas para superar a crise e fazer mais clientes, obrigada por ter feito um ótimo trabalho, parabéns a toda sua a equipe.

    1. Oi Carla, fico feliz que tenha gostado, vivemos um momento bem difícil com essa questão do COVID-19.
      Espero de verdade que esse artigo tenha te ajudado e continue ajudando outras pessoas. Obrigado pelo feedback!

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