Muitas pessoas possuem problemas na hora de lidar com o dinheiro, causados muitas vezes pela falta de educação financeira. No entanto, essa situação pode ser mudada com o auxílio de uma mentoria financeira.
A mentoria financeira ou coaching financeiro é um treinamento personalizado e confidencial realizado por um profissional da área. Dessa forma, mediante um conjunto de ferramentas, é possível melhorar a relação do mentorado com as finanças.
O que é mentoria financeira?
A mentoria financeira traz um processo de controle das próprias economias e pode ser a diferença de chegar ao final do mês com tranquilidade ou ter sérios problemas com dívidas e inadimplências.
Sejam elas nas finanças pessoais ou nas finanças empresariais.
Então, nem sempre é fácil gerir os ativos ou passivos financeiros e essa desordem pode vir de forma pontual ou em “bola de neve“, causando ansiedade, medo e até a depressão, por achar que essa série de problemas nunca será resolvida.
Para quem está nessa realidade, pode parecer impossível visualizar uma saída, mas, sim, é possível se reeducar financeiramente e ter uma vida mais saudável e sustentável com o dinheiro.
Quando é indicado fazer uma mentoria financeira?
Sendo assim, a escolha do melhor momento para mentoria financeira é algo muito particular, já que, para existir a solicitação do serviço de um mentor financeiro, é preciso que o próprio mentorado solicite.
Então, para ajudar a identificar o momento ideal para fazer uma mudança financeira, é preciso estar atento a alguns fatores:
- Gastos superiores aos ganhos;
- Sucessão de pedidos de crédito com altos juros – muitas vezes em “momentos desnecessários”;
- Ansiedade financeira;
- Contas a pagar que parecem não ter fim.
São apenas alguns dos diversos indicativos que podem surgir para incentivar na escolha de uma mentoria financeira.
Em resumo, se existem problemas com o dinheiro que não estão sendo resolvidos pela própria pessoa responsável por esses recursos, é o momento ideal para contratar um mentor!
A mentoria financeira vai deixar você rico?
Dessa forma, ao solicitar o auxílio de um coaching de finanças, algumas pessoas têm a crença de que aquela atividade a fará rica de repente. Por isso, é preciso lembrar que não existe fórmula mágica que vai deixar alguém rico do dia para a noite!
Isso também não quer dizer que, com educação financeira, não seja possível chegar ao nível de riqueza desejado.
Assim, com o auxílio desse profissional, as “escadas” rumo à independência financeira se tornam mais visíveis, já que, nesse momento, haverá uma nova concepção de relação com o dinheiro, como fazer investimentos e afins.
Quais são os benefícios da mentoria financeira?
Além de facilitar o processo para quitação de débitos e reorganização nas economias, a mentoria financeira também traz outros benefícios em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o mentorado pode, por exemplo:
- Aprender a investir;
- Iniciar uma reserva de emergência;
- Aprender a planejar objetivos financeiros de forma assertiva;
- Tomar a consciência da relação emocional com o dinheiro;
- Ter melhores decisões relacionadas ao crescimento patrimonial.
Portanto, a mentoria financeira é algo que deve ser levado em consideração por quem quer ter uma melhor qualidade de vida e potencializar os recursos econômicos já disponíveis. Então, para receber conteúdos gratuitos sobre investimentos, educação financeira e empreendedorismo, assine a newsletter!
O que é mentoria financeira?
A mentoria financeira tem como objetivo o controle do seu dinheiro.
Quando é indicado fazer uma mentoria financeira?
Quando os gastos superiores aos ganhos, sucessão de pedidos de crédito com altos juros, ansiedade financeira e contas a pagar que parecem não ter fim.