Como definir e analisar o seu mercado de atuação?

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Para todas as empresas, se destacar em meio do seu mercado de atuação é uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Por isso, é extremamente importante que todos as empresas saibam como definir quais empresas participam do seu mercado de atuação e como analisar a dinâmica deste setor para se destacar em detrimento aos demais negócios.

O que é o mercado de atuação?

mercado de atuação

O mercado de atuação é basicamente o setor econômico no qual as atividades empresariais de um negócio estão enquadrados.

Na verdade, em alguns momentos, é possível que duas empresas não trabalhem exatamente com o mesmo produto ou serviço, mas estejam competindo em um mesmo mercado de atuação.

Por exemplo, Renata tem uma hamburgueria e Luis Felipe tem uma pizzaria localizadas no mesmo bairro.

Ambos trabalham com produtos diferentes, mas concorrem e possuem um mesmo mercado de atuação:  alimentício, mais especificamente de Fast-Food.

Portanto, o que melhor define o mercado de atuação de uma empresa são os consumidores do negócio e as suas dores, “saradas” após o consumo de certos produtos.

No caso do exemplo acima, o consumidor busca alimentos gostosos, com um preço razoavelmente baixo e um local com agilidade no atendimento.

Este consumidor e as suas vontades são contemplados por ambos os negócios. Dessa forma, as empresas competem no mercado dos alimentos.

Importância de analisar a área de atuação?

Você pode estar se perguntando: “Qual é a importância de conhecer o mercado de atuação e analisá-lo?”.

Existem algumas vantagens de analisar o mercado competitivo, por exemplo:

  • Ganho de vantagem competitiva;
  • Aumento da fatia de mercado ou market share;
  • Possibilidade de aprender com a concorrência e aplicar estratégias que ainda não vêm sendo aplicadas.

Dessa maneira, fica clara a importância do mercado de atuação e sua analise.

A partir disso, é possível desenvolver novas estratégias que possam levar a sua empresa para outro patamar.

Como se destacar dos concorrentes?

Hoje em dia, com a expansão do acesso à internet e a abertura de mercado em vários países, os mercados competidores tendem a ser cada vem mais concorridos.

Por isso, é muito importante que os gestores e empreendedores conheçam algumas estratégias para aumentar a competitividade das empresas.

Por fim, é importante destacar como definir e analisar o seu mercado de atuação para assim se destacar em relação aos concorrentes e conquistar uma parcela dos consumidores cada vez maior. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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