Para todas as empresas, se destacar em meio do seu mercado de atuação é uma grande vantagem em relação aos concorrentes.
Por isso, é extremamente importante que todos as empresas saibam como definir quais empresas participam do seu mercado de atuação e como analisar a dinâmica deste setor para se destacar em detrimento aos demais negócios.
O que é o mercado de atuação?

O mercado de atuação é basicamente o setor econômico no qual as atividades empresariais de um negócio estão enquadrados.
Na verdade, em alguns momentos, é possível que duas empresas não trabalhem exatamente com o mesmo produto ou serviço, mas estejam competindo em um mesmo mercado de atuação.
Por exemplo, Renata tem uma hamburgueria e Luis Felipe tem uma pizzaria localizadas no mesmo bairro.
Ambos trabalham com produtos diferentes, mas concorrem e possuem um mesmo mercado de atuação: alimentício, mais especificamente de Fast-Food.
Portanto, o que melhor define o mercado de atuação de uma empresa são os consumidores do negócio e as suas dores, “saradas” após o consumo de certos produtos.
No caso do exemplo acima, o consumidor busca alimentos gostosos, com um preço razoavelmente baixo e um local com agilidade no atendimento.
Este consumidor e as suas vontades são contemplados por ambos os negócios. Dessa forma, as empresas competem no mercado dos alimentos.
Importância de analisar a área de atuação?
Você pode estar se perguntando: “Qual é a importância de conhecer o mercado de atuação e analisá-lo?”.
Existem algumas vantagens de analisar o mercado competitivo, por exemplo:
- Ganho de vantagem competitiva;
- Aumento da fatia de mercado ou market share;
- Possibilidade de aprender com a concorrência e aplicar estratégias que ainda não vêm sendo aplicadas.
Dessa maneira, fica clara a importância do mercado de atuação e sua analise.
A partir disso, é possível desenvolver novas estratégias que possam levar a sua empresa para outro patamar.
Como se destacar dos concorrentes?
Hoje em dia, com a expansão do acesso à internet e a abertura de mercado em vários países, os mercados competidores tendem a ser cada vem mais concorridos.
Por isso, é muito importante que os gestores e empreendedores conheçam algumas estratégias para aumentar a competitividade das empresas.
- Análise SWOT: também conhecida como Análise FOFA, é frequentemente usada para fazer análise de cenário, sendo base para o planejamento estratégico de diversos negócios;
- Ferramentas de CRM: principalmente para empresas posicionadas em um mercado disruptivo, utilizar o CRM pode ser uma ótima forma de conquistar e reter os clientes e se destacar em relação a concorrência;
- Automatizar processos: indispensável para o aumento da lucratividade do negócio. Além disso, os colaboradores passam menos tempo executando atividades mecânicas e passam a colaborar mais com o planejamento estratégico.
Por fim, é importante destacar como definir e analisar o seu mercado de atuação para assim se destacar em relação aos concorrentes e conquistar uma parcela dos consumidores cada vez maior. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!