FAQ

método empreender dinheiro para investimentos em ações ®

Tire sua dúvida sobre o Método.

Planilha Metodo

1. Onde posso encontrar a planilha do Método?

A planilha deve ser acessada através da área de membros da assinatura Segredos Financeiros®️. Ao acessar a área de membros é preciso clicar na série “Método ED para Investir em Ações”, em seguida “Materiais”. Escolha a versão que corresponde ao seu Excel, faça o download e já poderá utilizar a planilha.

2. Quando a planilha é atualizada?

A planilha do Método ED para Investir em ações é atualizada todas as sextas-feiras. Os assinantes recebem comunicação exclusiva no Whatsapp a cada nova atualização.

Caso não esteja recebendo a comunicação, lembre-se de salvar o nosso contato em seu smartphone, e reporte uma mensagem para o número (81) 98261-1988, nosso Whatsapp de suporte.

3. Só existe uma versão Excel?

Até o momento o Método ED para Investir em Ações é disponibilizado na versão Xlsx do Excel. Caso seu computador não tenha Excel, tente acessar em uma nova máquina ou extensão que seja compatível. O Google Sheets não é compatível com o Método, para utilização online. Mas não se preocupe, nosso projeto em andamento é melhorar a acessibilidade do Método para nossos assinantes. Em breve traremos novidades!

4. Qual é a fonte de dados que abastece o Método? Posso confiar nos dados?

O Método ED para Investir em Ações conta com a atualização semanal do Sistema Selectus, que é abastecido pelo Sistema Economática. Sistema utilizado por renomadas Instituições do Mercado Financeiro, sempre atualizando dados diários do fechamento de mercado, em interface com a BM&F Bovespa, CVM e demais órgãos do Sistema Financeiro Nacional. Garantindo extrema confiabilidade em relação à origem dos dados.

5. Como posso analisar as empresas pelo Método ED?

A análise se inicia pelo Universo de Cobertura, através de uma lista completa de empresas aprovadas nos critérios ED, visando auxiliar a escolha do investidor PFC. É essencial que o investidor faça uma análise completa das empresas através do Método.

Escolhendo o ticker, e avaliando horizontalmente as informações históricas linha após linha, coluna após coluna.
Para aprender a utilizar o Método ED para Investir em Ações, recomendamos assistir a série Fábrica de Milionários®️ completa, disponível na área de membros.

6. As empresas que já constam na planilha quando baixamos, são sugestões?

As empresas que constam na planilha para download não caracterizam recomendação de ativos, tratando-se de amostragem escolhida de forma aleatória.

7. O que é o Universo de Cobertura e quais são os critérios de escolha das empresas que o compõem?

O Universo de Cobertura é uma lista de empresas que estão subdivididas por setores e classificadas de acordo com critérios de endividamento, Índice de governança diferenciada (IGC) e Tag Along (ITAG). O objetivo do UC é apontar uma pré classificação das empresas por critérios conservadores que visam proteger o investidor. Mas, não significa que esta deva ser a única opção ou único critério. Além disso, o UC apresenta informações importantes como principal acionista da empresa, participação nos principais índices do mercado e link para acesso ao site de Relacionamento com o Investidor (R.I.) da empresa.

8. Como funciona a classificação de dívida da empresa?

A classificação da dívida da empresa leva em consideração alguns múltiplos como: dívida Bruta/PL, dívida líquida/EBITDA e ROIC. É possível consultar, através do Manual Técnico, todos os critérios utilizados na classificação das empresas e construção do Método ED para Investir em Ações.

Acesse o Manual através do link: https://bit.ly/39NjEbZ

Se você já é assinante, acesse a versão completa em sua área de membros: https://bit.ly/3gucM69

9. O que é o Índice de Basileia que aparece na classificação dos bancos?

Basileia é o índice que metrifica a solvência de uma instituição financeira, expressando a relação entre o capital próprio e o capital de terceiros. Em outras palavras o Índice de Basileia servirá para entender o risco que o investidor corre ao investir em um banco, por exemplo. No Método ED para Investir em Ações, os bancos recebem essa classificação em relação ao endividamento.

10. Quantas empresas posso comparar através do Método?

É possível comparar os dados de 4 empresas simultaneamente através do método. Mas, o investidor poderá salvar um primeiro comparativo, e seguir avaliando mais combinações. Quantas quiser, neste caso.

11. Com que frequência devo utilizar o Método?

A planilha do Método ED para Investir em Ações é atualizada semanalmente. Neste caso, é sempre uma oportunidade de rever as informações e fazer novos comparativos. Mas, o investidor poderá definir o período ideal de análises como sendo a cada novo aporte ou rebalanceamento, por exemplo.

12. Caso encontre divergências na planilha ou tenha dificuldade em utilizar, onde posso reportar?

Caso identifique um problema na utilização ou tenha dificuldade em acessar a planilha, você poderá reportar uma mensagem ao nosso suporte através dos contatos:

Whatsapp (81) 98261-1988 ou email: [email protected]

13. Uma das empresas que analisei não apresenta os dados para Receita e lucro operacional no último ano, o que aconteceu?

Algumas empresas possuem um formato de divulgação de dados diferente das demais, para estas estamos procedendo com um tratamento especial. Ou até mesmo, há Companhias que ocultam informações importantes em seus balanços e demonstrativos, como depreciação e amortização (que compõem o cálculo do lucro operacional). Fatores como estes podem distorcer o cálculo dos múltiplos, e o Método apresentará este quadrante como = 0. Mas não se preocupe, quando a empresa ajustar as informações nosso sistema captará a informação ajustada imediatamente.

14. Caso um ou mais dados da empresa esteja distorcendo a média, o que posso fazer?

Caso encontre algum dado que foge muito às médias anuais, o investidor poderá, em caráter especial, ajustar ou desconsiderar manualmente esta informação pontual. Essa correção esporádica demanda participação do investidor na análise, podendo trazer respostas muito importantes acerca da empresa em questão. Caso deseje entender mais sobre esse ajuste, sugerimos que assista a série “Fábrica de Milionários®️” onde o Arthur explica casos desta natureza e como proceder através do Método.

15. Existe algum arquivo que apresenta os critérios de análise do Método?

Sim, os critérios para criação do Universo de Cobertura e Método ED para Investir em Ações constam no Manual Técnico que pode ser acessado através do link: https://bit.ly/39NjEbZ

Se você já é assinante, acesse a versão completa em sua área de membros: https://bit.ly/3gucM69

img 387815 20180515115828