Todos sabemos que a burocratização e engessamento de processos pode tornar as atividades menos eficientes. Por está razão, nasceu a metodologia ágil.
Principalmente nas atividades ligadas a tecnologia, esta metodologia ágil foi fortemente abraçada, trazendo retornos positivos para os negócios que a adotaram.
A metodologia ágil são uma série de otimizações de processos que aprimoram a atuação do time de colaboradores e, consequentemente, da empresa.
Qual a origem da metodologia ágil?
Com o rápido crescimento do mercado consumidor de softwares, as demandas dos consumidores começaram a não ser totalmente contempladas pela produção da industria.
Este fato muitas vezes poderia ser justificado pela lentidão e engessamento dos processos dentro das próprias empresas.
Foi nesse contexto que surgiu esse tipo de metodologia, como forma de agilizar o processo produtivo para atender à grande expansão do mercado.
Na verdade, o grande ponta-pé inicial pode ser considerado o lançamento do manifesto ágil, no ano de 2001, por um grupo de desenvolvedores e programadores.
Os valores do manifesto ágil foram importantíssimos para o desenvolvimento de metodologias mais eficientes. Os principais valores, eram:
- “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
- “Software funcional mais que documentação abrangente”;
- “Responder a mudanças mais que seguir um plano”;
- “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.
A preocupação dos desenvolvedores do manifesto estava ligado ao número de vendas que estavam sendo perdidas pela lentidão nos processos produtivos das empresas.
Desta forma, após o manifesto, outros setores além dos desenvolvedores de software começaram a utilizar a lógica da metodologia ágil em suas atividades.
Quais os principais tipos de metodologia ágil?
É interessante conhecer alguns dos principais tipos de metodologia ágil que são aplicados em diversas áreas dos negócios.
Entre eles, se destacam:
Scrum
O Scrum é uma metodologia ágil muito conhecida entre o mundo do empreendedorismo.
Um projeto pode ser divido em alguns ciclos, que são chamados de sprints.
Durante as sprints, são definidos implementações que estão sendo planejadas pela equipe.
A grande vantagem do método do Scrum é a utilização do capital humano de forma eficiente para trazer inovações e implementações para o produto do negócio.
Feature Driven Development
O feature driven developmente, ou somente FFD, é uma metodologia ágil e pode ser traduzida livremente como desenvolvimento guiado por funcionalidade.
As principais características dessa metodologia ágil são:
- Desenvolver um modelo completo e abrangente;
- Criar uma lista de funcionalidades;
- Planejar a partir das funcionalidades;
- Detalhar por funcionalidades;
- Construir por funcionalidade.
O interessante é que o foco dessa metodologia é sobre as features, que são partes mínimas do projeto.
Ou seja, com o desenvolvimento de cada feature (funcionalidade) em particular, aos poucos o projeto ganha cara como um todo.
Kanban
Kanban é uma metodologia ágil japonesa que consiste em controlar os fluxos de produções e transportes em uma industria.
Esse controle era exercido através de cartões, mas hoje em dia as empresas, principalmente as startups, tendem a usar post-it.
Esse método é muito importante para aumentar o limite de estoques das industrias, já que também traz eficiência para produção e entregas.
Extreme Programming
O extreme programming ou (XP) é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas entre as empresas do setor tecnológico.
Entre os principais pontos do XP, estão:
- Comunicação;
- Simplicidade;
- Feedbacks;
- Coragem;
- Respeito.
Ela é muito recomendada para equipes reduzidas e que mudam frequentemente seu escopo.
Por fim, é muito bom que os gestores e empreendedores conheçam alguma metodologia ágil para otimizar os processos dentro dos negócios em desenvolvimento. Mais conteúdos de empreendedorismo? Inscreva-se no nosso WhatsApp!