Um dos maiores desejos dos jovens é deixar de morar com os pais para exercer a independência em todos os aspectos. Mas com esse desejo também é comum vir a dúvida de como e quais os recursos necessários para fazer isso.
A realidade é que morar com os pais pode ser mais cômodo, tanto economicamente, quanto emocionalmente. Trocar o certo pelo duvidoso pode ser algo assustador, no entanto, morar sozinho tem seus prós e contras.
Assim como as vantagens de morar com os pais são inúmeras, ter um lugar para chamar de seu também é algo muito atrativo. Contudo, se a intenção for economizar para atingir algum objetivo especial, é preciso ponderar antes de fazer essa escolha.
Morar na casa dos pais
Mesmo com a possível pressão externa e interna para deixar de morar na casa dos pais, essa pode não ser uma boa opção para quem pretende economizar dinheiro. O custo da independência nesse sentido, pode ser um valor muito alto.
Ainda que haja uma leitura pré-concebida socialmente sobre a idade para sair de casa, não existe uma regra de até quando morar com os pais. A escolha irá depender do relacionamento afetivo, econômico e público.
Benefícios de morar com os pais
● Economia
Mesmo que haja contribuição financeira na casa dos pais para a manutenção, alimentação e afins, morar com os seus pais ainda é mais econômico do que assumir a responsabilidade de prover 100% os custos de uma moradia.
● Tarefas
Muitas pessoas reclamam das atividades de casa que são designadas pelos pais: lavar os pratos, lavar banheiros, arrumar o quarto e afins. Bom, ao morar só a realidade não será diferente. Na verdade, pode ser ainda mais trabalhosa.
Ao contrário de morar com a família, as atividades para manutenção da casa terão que ser feitas de maneira independente. Ou seja, nada de dividir as obrigações com outras pessoas.
Desvantagens de morar com os pais
● Privacidade
Provavelmente um dos fatores que mais pesa para quem quer deixar de morar na casa dos pais. Morar na casa de alguém, significa seguir as suas regras e isso pode ser um enorme problema.
● Espaço
No quesito espaço também entra o fator privacidade. Apesar de, provavelmente, o filho possuir o espaço do quarto como o seu ambiente privativo, os demais cômodos são compartilhados e também possuem regras de utilização.
● Amigos
Principalmente para quem não abre mão de uma festa em casa, morar com as família pode ser um grande pesadelo. Neste sentido, a vantagem de morar só é poder receber visitar a qualquer momento e ter mais liberdade para promover festas.
Voltar a morar com a família
Voltar a morar com os pais não deve ser tido como uma vergonha ou sentimento de impotência. Aind’a que muitas pessoas se sintam dessa forma, é muito comum esse caminho de retorno. Principalmente, em casos de queda de renda.
Nessas situações, o ideal é aproveitar o momento para reavaliar questões profissionais, emocionais e econômicas. Mas existem métodos de evitar esse episódio através de planejamento financeiro e reserva de emergência.
Morar com os pais pode ser uma solução simples, além de prazerosa, para quem pretende ter mais estabilidade e organização financeira. Dessa forma, o equilíbrio ao sair de casa com maior planejamento traz ainda mais vantagens do que fazer por impulso ou pressão.