Morar em casa ou apartamento? A dúvida pode surgir para qualquer um, principalmente, para aqueles que estão planejando adquirir o primeiro imóvel. Questões como segurança, privacidade e custos sempre são levados em consideração antes da compra.
Fazer a opção por morar em casa pode ser encarada como uma realidade muito distante. Algumas pessoas acreditam que a despesa para manutenção pode ser maior ou até mesmo a segurança pode ser comprometida.
A verdade é que assim como apartamento, morar em casa também possui suas vantagens e desvantagens. Alguns aspectos devem ser ponderados antes de arrumar as malas e fazer a mudança, além dos gastos de morar em casa.
Vantagens de morar em casa
Animais de estimação
Seja na compra ou no aluguel de casa, é fato que a liberdade para ter animais de estimação é bem maior. Alguns condomínios não permitem que o morador crie nenhum animal para não causar problemas de convivência com os vizinhos.
Além da liberdade para o morador, a liberdade para o animal também é maior. Em uma casa há mais espaço para brincar sem precisar se preocupar com barulhos.
Estrutura
Outro fator positivo para morar em uma casa além de mais espaço, também é possível realizar reformas estruturais sem muita dor de cabeça.
Privacidade
Mais privacidade para realização de eventos e festas, sem contar com a autonomia para utilizar áreas como garagem, quintal e jardim.
Liberdade
Morando em uma casa é possível criar as próprias regras, tanto para utilização dos espaços internos, quanto para os espaços externos.
Essa liberdade é uma boa pedida principalmente para famílias grandes e/ou com crianças.
Desvantagens de morar em casa
Custo
Algumas pessoas podem achar que o custo de uma casa é menor por não ter que arcar com o pagamento mensal da taxa condominial. No entanto, as despesas para manutenção da casa serão de inteira responsabilidade do morador.
Os gastos de morar em casa podem até ser superiores a um cálculo anual de condomínio. Mas em ambas as opções, é imprescindível ter uma reserva de emergência para suprir alguma emergência.
Segurança
A segurança da casa, por mais que haja investimento para sua otimização, quase sempre será inferior a segurança de um condomínio. Principalmente para quem mora só, optar por um apartamento pode ser uma escolha mais viável.
Outra forma de driblar a menor segurança de uma casa, é comprar um imóvel que esteja dentro de um condomínio fechado. No entanto, não é uma opção de fácil acesso e o valor costuma ser superior.
Encomendas
Geralmente quem mora em apartamento pode contar com o auxílio de algum funcionário do conjunto residencial ou até mesmo com a ajuda de vizinhos para o recebimento de encomendas.
Na espera de alguma encomenda, na maioria das vezes, é preciso que alguém esteja em casa para o recebimento.
Quanto custa morar em casa
Os gastos para morar em casa não estão restritos a manutenção, além disso também é preciso pesquisar se outras questões cabem dentro do orçamento na hora de optar por esse tipo de residência.
É preciso fazer um maior investimento em segurança e são menores as possibilidades de divisão do custo da conta de água, luz e eletricidade, por exemplo.
Por isso, antes de escolher morar em casa, é necessário fazer uma avaliação das condições financeiras não só no momento, mas a longo prazo.