Multicanal: entenda como ampliar suas vendas com essa estratégia!

multicanal

Adotar estratégias multicanal é altamente importante para o crescimento de negócios em sua área de atuação. Com elas, é possível acompanhar de perto o comportamento de todo o público consumidor.

Com um cenário cada vez mais interativo no mercado, o multicanal possibilita que as empresas  alcancem de novos clientes. Isso ocorre, pois a interação com o cliente ultrapassa as barreiras físicas da empresa.

O que é a comunicação multicanal?

Multicanal

O multicanal representa as estratégias de marketing e divulgação que têm o objetivo de aumentar a interação do negócio com o cliente. Para isso, são utilizadas algumas ferramentas de comunicação e integração.

Uma empresa multicanal, também conhecida como multichannel, é aquela que oferece diversas formas de contato com o cliente.

No entanto, vale lembrar que essa interação pode ser para fins de consumo de produtos e serviços, ou para o solucionar dúvidas e problemas.

Isso significa que, além de possuir seus produtos nas mais variadas vias, a empresa investe também no bem-estar posterior do cliente.

Além de beneficiar o atendimento ao cliente, essa estratégia também proporciona um grande aumento no número de vendas.

Por que o multicanal é importante?

Atualmente, a maioria das compras são feitas através da própria pesquisa do cliente. E, como sabemos, ela é feita pela internet na maioria das vezes.

Ou seja, com esse cenário, são as empresas multicanais que conseguem se destacar e garantir essas oportunidades de venda.

Além de oferecer mais praticidade para o cliente, o ponto mais forte de se tornar multicanal é passar confiança.

O cliente só se sente seguro ao fazer uma compra pela internet quando ele tem a mínima confiança pela marca escolhida.

Isso significa que, caso ele nunca tenha ouvido falar do e-commerce, é ainda mais difícil que esse interesse se converta em uma venda.

Como falado no remarketing, essa confiança é alcançada através da presença digital. E ela, consequentemente, só pode ser feita através de uma boa estratégia multicanal.

Assim, o negócio estará sempre onde o cliente estiver, fisgando sua atenção e convertendo ainda mais vendas.

Como implementar a estratégia multicanal?

Após compreender a grande vantagem relacionada à essa estratégia de marketing multicanal, é preciso saber como aplicá-la.

Essa implementação precisa partir de um bom planejamento, respeitando os objetivos e a cultura da empresa.

Confira algumas dicas para implantar uma estratégia multicanal:

Conheça o seu público consumidor

A primeira atitude a ser tomada por empresas que desejam ter uma presença digital é a análise do perfil dos consumidores.

Cada tipo de consumidor possui diferentes necessidades e preferências. Por isso, ao conhecer os clientes, a empresa consegue direcionar sua comunicação de uma maneira mais coerente.

Ou seja, quanto mais específica a estratégia, melhores os resultados da comunicação com clientes.

Os meios de comunicação escolhidos precisam aqueles em que o público da marca participa e interage. Assim, as estratégias alcançarão um alto engajamento, aumentando a relevância da marca.

Determine quais canais serão utilizados

Após entender melhor o seu público-alvo, chega o momento de escolher em quais canais as campanhas serão focadas.

Essa escolha precisa dar preferência aos canais em que a empresa já possui uma certa relevância.

Além disso, também deve-se levar em conta o alcance da rede social. Isso porque, muitas vezes, muito esforço pode estar sendo direcionado para um canal com baixos resultados.

Lembre-se também de não repetir os mesmos conteúdos nos diferentes canais, já que cada um deles possui diferentes características.

Entre os canais de comunicação mais populares, estão:

  • Email-marketing;
  • Redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook etc);
  • Sites e Blogs;
  • Notificações;
  • Anúncios.

Por isso, observe de que forma as empresas se comunicam com seus clientes em cada um deles, seja de maneira informal ou formal etc.

Algo importante é fazer com que os conteúdos estejam relacionados entre si, utilizando links internos.

Um exemplo disso são os “teases” em perfis no Instagram. Os pequenos vídeos servem como prévias para divulgar o conteúdo completo em outro canal, como o Youtube.

Respeite a personalidade da empresa

Não adianta estar dentro dos mais diversos dos canais se o conteúdo compartilhado não for coerente com a empresa.

Dentro do mercado, existem diversos exemplos de negócios que acabaram perdendo sua credibilidade por copiar outras empresas.

Portanto, dê prioridade à identidade da empresa, para que ela seja transmitida de uma maneira original e inovadora.

Isso fará que seus leads – pessoas que a empresa consegue entrar em contato – reconheçam sua empresa em qualquer canal.

Para isso, pode ser utilizado um diferente padrão de imagem, escrita ou a forma de interação com o público.

Temos como exemplo a Netflix, que se popularizou entre o público jovem por utilizar memes de forma natural e bastante criativa.

Produza conteúdo gratuito e de qualidade

Uma das melhores formas de fazer mais consumidores encontrarem sua empresa é produzindo conteúdo relevante.

Sejam vídeos, artigos ou notícias, esses conteúdos devem ser voltados a temas de interesse de seu público, transmitindo mais propriedade.

Isso porque, ao mostrar conhecimento sobre um tema, a empresa ganha a confiança do cliente para compras relacionadas.

Não deixe de lado o seu produto

Não adianta ter a melhor estratégia de captação de clientes se o seu produto decepciona.

Por isso, é altamente importante que a qualidade do produto seja uma prioridade da empresa, para só assim ocorrer a sua divulgação.

Ao entregar um serviço ou produto correspondente ao que é divulgado, a empresa consegue fidelizar o cliente e cria uma boa reputação.

Quais são os benefícios de se tornar uma empresa multicanal?

O comportamento de consumo atual é muito mais complexo que o de alguns anos atrás. Isso acontece, pois as possibilidades de compra oferecidas hoje em dia são as mais variadas.

Essa realidade é responsável por facilitar a vida do cliente, que não precisa se deslocar até um centro comercial para adquirir um produto.

Mas, ao mesmo tempo, possibilita um grande espaço de crescimento para empresas com uma atuação inovadora.

Ao utilizar o marketing multicanal, as empresas se alinham às necessidades do seu consumidor, assim conquistando sua atenção.

Com essa presença digital, o negócio ganha mais credibilidade dentro do seu mercado de atuação e reforça sua capacidade de inovação.

No entanto, o multicanal não é baseado somente na divulgação da marca em diversos canais. É importante lembrar que uma boa comunicação com o público é a chave para alcançar boas oportunidades de venda. Para mais conteúdos acompanhe a nossa carta do fundador, com insights valiosos todos os dias!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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