A Iochpe-Maxion (MYPK3) direciona sua atuação para a produção de componentes automotivos. Além disso, a companhia é considerada líder mundial na fabricação de rodas automotivas.
As ações da Iochpe-Maxion (MYPK3) fazem parte da bolsa de valores, ou simplesmente B3. Por isso, as ações da empresa podem ser comercializadas por investidores que observam no setor automotivo oportunidades vantajosas.
O que é a Iochpe-Maxion (MYPK3)?
Inicialmente é fundamental ressaltar que a Iochpe-Maxion é uma das maiores produtoras de componentes estruturais automotivos, contando com mais de 33 unidades fabris.
Fundada em 1918, a Iochpe-Maxion comercializa suas ações na B3, através do ticker MYPK3. A empresa possui mais de 153.719.601 de ações gerenciadas, sendo 51,9% destas em free float.
Além da Iochpe-Maxion, outra empresa faz parte do setor automotivo, a Metal Leve (LEVE3):
- Metal Leve: A Metal Leve S.A é uma companhia de autopeças. Atuando na fabricação e venda de componentes de motores à combustão interna e filtros automotivos.
Diante da importância da Iochpe-Maxion (MYPK3) para o setor, é importante entender a trajetória da empresa e seu modelo de atuação.
Dessa forma, diante das informações obtidas, os investidores podem efetuar seus aportes de forma mais consciente.
O que faz a Iochpe-Maxion (MYPK3)?
A principal atividade da Iochpe-Maxion é referente a produção de componentes estruturais automotivos.
Assim, a companhia opera por meio de três divisões:
- Maxion Wheels: responsável pela produção de rodas de aço e alumínio para veículos leves e rodas de aços para veículos comerciais. Opera com 23 plantas industriais em 12 países e produz as rodas de aço para veículos leves no Brasil, Estados Unidos, República Checa, Espanha, Alemanha, Turquia e Índia;
- Maxion Structural Components: refere-se a produção de chassis e longarinas para veículos comerciais. Opera com 6 plantas industriais distribuídas em 4 países;
- Amsted-Maxion: responsável pela produção de rodas, vagões, fundidos ferroviários e fundidos industriais. Sendo assim, os principais clientes da divisão Amsted-Maxion são operadoras ferroviárias no Brasil.
Dessa forma, é possível observar que a companhia possui o intuito de operar diversificando seus produtos, alcançando os mais variados públicos.
Como atua a Iochpe-Maxion (MYPK3)?
A Iochpe-Maxion surgiu em 1918 na região do Rio Grande do Sul, sendo uma das principais produtoras de componentes automotivos nas Américas.
Dado isso, a empresa possui mais de 31 unidades fabris e fábricas localizadas em 14 países. Além disso, a empresa conta com mais de 15 mil funcionários integrados.
As ações da Iochpe-Maxion (MYPK3): onde e como são negociadas?
O ticker da Iochpe-Maxion (MYPK3) é vendido na bolsa de valores brasileira, sendo possível realizar aquisições de ações da empresa através de sistemas virtuais.
A intenção de promover a negociação digitalizada está principalmente ligada ao zelo pela segurança entre os investidores.
De início, ressalta-se que a empresa possui ações ordinárias (MYPK3 ON). Essa determinada ação oferta direito ao voto durante as assembleias empresariais.
Por isso, para comprar ações da Iochpe-Maxion, é fundamental abrir uma conta em uma corretora de valores, que esteja credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Logo após, deve-se efetuar uma transferência TED, com o valor direcionado para o investimento. Por fim, seleciona-se as ações da Iochpe-Maxion, referidas como MYPK3.
Características das ações da Iochpe-Maxion (MYPK3)
Considerada uma Small Cap, a classificação setorial da Iochpe-Maxion (MYPK3), segundo as informações disponíveis na B3, é: Consumo Cíclico / Automóveis e Motocicletas.
Seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado, que busca priorizar empresas com boa governança corporativa e alta transparência. Por fim, suas ações oferecem tag along de 100% ON, além de free float de 51,9%.
História da Iochpe-Maxion (MYPK3)
A companhia originou-se no ano de 1918, atuando no ramo madeireiro, no Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos a empresa buscou diversificar suas atividades para o setor financeiro e, logo após, para o setor industrial.
Na década de 90 a empresa passou a atuar ativamente no segmento de autopeças e equipamentos ferroviários. Por isso, em 1998, inicia-se um processo de reestruturação operacional, além da definição do portfólio de negócios da companhia.
Dessa maneira, no início de 2000, a porcentagem de 50% do negócio de equipamentos ferroviários foi alienado para a Amsted Industries, originando-se na formação da joint venture Amsted Maxion.
No ano de 2008 foi realizada uma conversão de ações preferenciais para ações ordinárias, objetivando ingressar no Novo Mercado da BM&FBOVESPA.
Além disso, em 2008, buscando simplificar a estrutura operacional e societária, a empresa incorporou a Maxion Sistemas Automotivo.
Dessa forma, no ano seguinte, adquiriuos negócios de rodas da ArvinMeritor no México, Brasil e Estados Unidos, sendo denominados de Divisão Fumagalli.
Assim, no ano de 2010, buscando aumentar a capacidade de produção da empresa no México, a empresa adquiriu ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V., uma empresa mexicana controlada pelo grupo CIE Automotive.
Foi em 2011 que a Iochpe-Maxion adquiriu 50% das ações da Montich S.A, uma fabricante argentina conceituada de longarinas, estampados para veículos comerciais e chassis.
Além do mais, em 2011, a sociedade que a empresa adquiriu antes mudou sua denominação para Maxion Montich S.A. Por fim, no ano de 2012, a empresa concluiu o processo de aquisição do Grupo Galaz e da Hayes.
Linha do tempo da Iochpe-Maxion
- 1918 – Cria-se a companhia Iochpe-Maxion;
- Década de 90 – A empresa começa a atuar no segmento de autopeças e equipamentos ferroviários;
- 1998 – Inicia-se um processo de reestruturação operacional;
- 2000 – A porcentagem de 50% do negócio de equipamentos ferroviários é alienado para a Amsted Industries;
- 2008 – Realiza-se uma conversão de ações preferenciais para ações ordinárias;
- 2008 – A empresa incorpora a Maxion Sistemas Automotivo;
- 2009 – Adquirem-se os negócios de rodas da ArvinMeritor no México, Brasil e Estados Unidos;
- 2010 – Adquirem-se os ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V.;
- 2011 – Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da Montich S.A;
- 2011 – A sociedade que a empresa adquiriu antes muda sua denominação para Maxion Montich S.A.;
- 2012 – A empresa conclui o processo de aquisição do Grupo Galaz e da Hayes.
Como ganhar dinheiro com as ações da Iochpe-Maxion (MYPK3)?
Existem no mercado algumas maneiras de adquirir lucros com as ações que se negociam na bolsa de valores. Por isso, o recebimento de dividendos pode ser incluído.
Isso se dá porque a Iochpe-Maxion possui em seu histórico um pagamento de proventos recorrente. Vale dizer que os dividendos referem-se a uma parcela do lucro que é obtido por uma sociedade anônima.
Assim, para os investidores que objetivam efetuar investimentos com foco em recebimento de dividendos, analisar o Dividend Yield (DY) da empresa pode ser fundamental.
Além disso, o investidor poderá ganhar dinheiro através da venda de suas ações por um valor superior ao custo anterior, prática adotada por um trader.
Porém, o trader não age como sócio ou investidor, dado que ele busca lucros no curto período de tempo. Assim, antes de realizar o investimento deve-se definir seu perfil investidor e seus objetivos financeiros.
Também é possível considerar a busca pela diversificação da carteira de ativos, realizando investimentos em renda fixa e renda variável.
Por fim, recomenda-se que o acionista analise a liquidez, segurança e rentabilidade das ações antes de efetuar a compra.
Isto é, priorizar alta liquidez ou rentabilidade deverá ir de acordo com o perfil do investidor. Dado que é possível comprar ações para o curto, médio ou longo prazo de tempo.
Vale a pena investir na Iochpe-Maxion (MYPK3)?
De início, ressalta-se que a Iochpe-Maxion(CSAN3) é vista como líder mundial na produção de componentes automotivos.
Por isso, a empresa possui uma expressiva presença global, com atuação relevante em todos os continentes. Além disso, possui liderança de mercado.
Entretanto, a empresa possui um índice de alto endividamento, podendo ser considerado um risco por investidores que possam vir a analisar a companhia.
Assim, antes de selecionar qual a ação que você irá investir, é válido realizar uma análise fundamentalista.
Dessa forma, será possível verificar se seus investimentos estão sendo realizados de maneira coerente, seja com a Iochpe-Maxion (MYPK3) ou com outra empresa que faça parte da B3.
Qual o setor da Iochpe-Maxion?
Setor industrial. A Iochpe-Maxion atua na produção de componentes automotivos, como rodas para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas.
Qual o segmento de Listagem da Iochpe-Maxion na bolsa de valores?
Seu segmento de listagem na bolsa de valores é o Novo Mercado, que busca priorizar empresas com a boa governança alta transparência.
Como ganhar dinheiros com as ações da Iochpe-Maxion?
O investidor poderá ganhar dinheiro através da venda de suas ações por um valor superior ao custo anterior. Você também pode diversificar a carteira de ativos, investindo em renda fixa e variável.