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Se você deseja criar um bom relacionamento com seus clientes, oferecendo a eles, além de produtos de qualidade, conteúdos relevantes, a Newsletter pode ser uma ótima estratégia.

Com a Newsletter, o empreendedor consegue se envolver melhor com seus consumidores e criar um vínculo afetivo bastante importante para o negócio.

Mas o que é uma Newsletter?

newsletter 2

A Newsletter, também chamada de boletim informativo, é um tipo de publicação periódica de conteúdos com uma linha editorial e um visual atrativo.

Geralmente, ela pode possuir alguns elementos utilizados em jornais e revistas, mas costuma ser enviada por e-mail.

A Newsletter é percebida como uma estratégia de marketing de relacionamento bastante eficiente, responsável pela criação e fidelização de clientes variados.

Seu baixo custo e grande resultado envolvido a faz ser altamente eficiente para a comunicação da empresa com seus clientes e conversão de leads.

Como funciona a publicação de uma Newsletter?

A criação de uma Newsletter é uma estratégia bastante comum no email marketing. No entanto, apesar de apresentar bons resultados, essa não é uma forma exclusiva para a venda direta.

Na verdade, ela é uma oportunidade para se criar um bom relacionamento com seus consumidores através de conteúdo, o que impacta positivamente no interesse deles pela sua marca.

Porém, é possível e recomendado utilizá-la para todas as etapas do funil de vendas.

Sua publicação costuma apresentar informações relevantes sobre a área de atuação da empresa, já que quem procura por ela possui interesses em comum.

Envio da Newsletter

Para que não seja considerada Spam, é recomendado que a Newsletter não seja enviada para qualquer pessoa, mas sim para aquelas que desejam receber esse conteúdo.

Isso faz com que os usuários em contato com a empresa sejam muito mais “quentes”, ou seja, tenham um real interesse pelo negócio.

Como não se tornar spam?

Para que o e-mail enviado não seja considerado spam e suma da caixa de entrada dos usuários cadastrados é preciso bastante dedicação.

Um erro bastante comum e fatal para Newsletters é utilizar um formato engessado ou repetitivo. Isso faz com que ela seja considerada spam imediatamente e passe bem longe da caixa de entrada.

Por isso, ao desenvolvê-la, ofereça sempre novidades, tendo uma linguagem clara e objetiva, facilitando a leitura e mantendo o interesse do seu público.

Dicas para se destacar na caixa de entrada

Para criar vínculo com o leitor, uma dica importante é utilizar elementos íntimos ou pessoais da empresa ou pessoa por traz da mensagem.

Ao contar um ponto fraco ou assumir erros, você torna a mensagem mais humana, fazendo com que ela se aproxime do usuário e ele continue interessado pelo e-mail.

Outra forma é criando um endereço de e-mail com um nome atraente e uma assinatura da empresa ou da pessoa responsável pela Newsletter.

Além disso, você deve criar um título atraente, que consiga chamar a atenção, inclusive utilizando emoticons, mas que também entregue todo o conteúdo promovido.

Como saber se a estratégia está dando certo?

Existem inúmeras ferramentas que auxiliam no envio e análise de métricas das Newsletters.

Seja para a automação do envio ou análise de taxa de cliques ou abertura, as ferramentas mais utilizadas são:

Com essas informações, você consegue entender quais alterações não necessárias para aumentar os resultados da sua Newsletter.

Por exemplo: se a taxa de rejeição estiver baixa, isso mostra que o horário de envio está adequado. Caso o contrário, vale a pena fazer algumas alterações, seja no título, horário ou segmentação escolhidos.

Qual a periodicidade ideal?

Não existe formato ideal de boletim, mas sim diversos tipos de público. Por conta disso, é a partir deles que você deve decidir a periodicidade ideal de envio.

Entre as periodicidades mais comuns de Newsletters, temos:

Por isso, analise as características de seu público e escolha o formato de envio mais ideal para o que o seu negócio deseja propor.

Quais os benefícios do envio de uma Newsletter?

Um dos principais pilares do Marketing Digital e da geração de leads é a Newsletter.

Isso porque ela é responsável por manter a marca da empresa em evidência, contribuindo para o desenvolvimento do branding e mantendo os potenciais clientes interessados.

Além disso, ao utilizar a frequência de envio adequada e um modelo correto em sua Newsletter, você não se torna invasivo e consegue potencializar seus resultados. Para mais dicas de empreendedorismo, confira nosso Ebook: 10 Melhores Livros de Finanças e Empreendedorismo.