Escolher o nome para empresa não é tarefa simples, mas é uma fase importante na criação do negócio e deve ser feita com atenção. Seja tecnologia, fast-food ou vestuário. A certeza é de que o nome ajuda a alavancar o projeto.
Mesmo podendo encontrar o mesmo serviço em diversos lugares e algumas vezes, até mais barato, a probabilidade de recorrer a uma marca conhecida, é muito maior. Escolher o nome para empresa é o que vai trazer autoridade e boa reputação no decorrer dos anos de um empreendimento.
Um branding de marca atrai os clientes para conhecer o produto, fixa facilmente e traz confiabilidade. Escolher o nome para empresa é uma etapa crucial para a representação e identificação do negócio.
O que é branding de marca?
Antes de saber como criar nome de empresa, é importante saber do que se trata o branding de marca e por que ele é importante no desenvolvimento do negócio.
Branding de marca se trata da gestão da forma que uma empresa será identificada pelo público, ou seja, como enxergam e o que dizem sobre o negócio.
Alguns tópicos do brand management são o nome, a identidade visual e as ideias associadas ao produto ou serviço.
Como escolher o nome para empresa?
Entretanto, antes de definir o nome, é essencial verificar se outra empresa já possui esse nome ou até mesmo se os domínios estão disponíveis na internet, seja para site ou redes sociais.
Para escolher a melhor forma de identificação do negócio, é importante responder algumas questões básicas para aproximar o público-alvo da empresa.
- Relação do nome com o produto/serviço oferecido: filtrar nomes que tenham ligações com o que é ofertado pelo negócio para que não haja identificação imprecisa.
- Facilidade na pronúncia e memorização: nomes simples e fáceis de lembrar fazem com que o público não tenha receio em falar errado sobre aquela marca, além de soar familiar.
- Atração para o público: atenção para desenvolver um nome que seja descritivo e que cause maior interesse para os clientes.
- Originalidade e atemporalidade: o nome precisa ser único e se manter atual mesmo com o passar dos anos.
Sugestão de nomes para empresa
As melhores sugestões de nomes para empresa surgem no cotidiano e no reflexo do negócio, por exemplo, a Amazon traz no nome a expansão e cobertura da sua marca no E-commerce, já uma loja de bolos caseiros pode trazer uma questão mais afetiva, por exemplo, Bolo de Vó.
Para escolher nomes criativos para empresa, é preciso observar com o que o público se cativa, quais ambientes costuma frequentar, a linguagem falada, entre outros aspectos que servem como uma espécie de funil que separa e mostra as necessidades dos seus clientes e potenciais.
Presença do nome da empresa em redes sociais
Um outro fator importante para fazer a marca cair no gosto do público é estar presente nas redes sociais.
Para isso, é preciso examinar quais redes se encaixam melhor no perfil da empresa.
Depois de escolher o tipo de conexão, a boa interação com o público faz com que aquele produto/serviço se transforme em uma relação afetiva.
Sempre que possível, é interessante pedir aos clientes que enviam o feedback, a autorização para publicar nos canais de comunicação da empresa.
O retorno positivo faz com que o público que está chegando tenha maior confiança. Aumentando o potencial de venda.
Dessa forma, nome para empresa se torna não apenas uma identificação, mas uma autoridade. Trazendo assim uma identidade forte e de sucesso, facilmente identificada pelo seu público-alvo.