Através de uma boa educação financeira você consegue gerir suas finanças e ainda, conhecer novas formas de economizar. Por exemplo, conhecer sobre as novas regras do cartão de crédito, te ajuda em reduzir gastos determinados e tarifas. A nova regra vem com a intenção de reduzir pela metade os juros do cartão de crédito.
Ao serem lançadas, as novas regras do cartão de crédito diminuíram os danos para o consumidor com dívidas no cartão.
Se você nunca ouviu falar sobre as novas regras do cartão de crédito, é preciso ficar atento ao que mudou.
Como funcionavam as regras antigas do cartão de crédito?
Ao pagar o mínimo da fatura, o consumidor pode comprometer seriamente sua situação financeira.
Os juros cobrados nesse tipo de operação são extremamente altos, principalmente antes das novas regras do pagamento mínimo.
Antes, o valor disponível para o pagamento do mínimo da fatura era 15% do valor original.
Como funcionam as novas regras do cartão de crédito?
O regulamento do Banco Central determina que as operadoras de cartão agora escolhem qual a porcentagem do pagamento mínimo.
Além disso, foram criadas as novas regras do rotativo do cartão de crédito. Agora, o consumidor não pode ficar mais de um mês no rotativo do cartão.
Além disso, ele não pode ser cobrado duplamente, como no caso do rotativo regular e não regular.
O rotativo regular é cobrado de clientes que chegam a pagar pelo menos o mínimo da fatura.
Já os juros do rotativo não regular são cobrados daqueles clientes que pagam abaixo do mínimo ou nem chegam quitar a fatura.
Agora, somente o rotativo regular, determinado em contrato, poderá ser cobrado.
Caso seja ultrapassado o primeiro mês do rotativo, ele perderá a possibilidade de pagar o mínimo do cartão. Nesse caso, o cliente terá duas opções:
- Pagar o valor integral da dívida;
- Parcelar toda a dívida com alguma linha de crédito com juros mais baixos do que os do cartão.
O que muda agora?
Com a nova lei do cartão de crédito, as instituições terão maior liberdade para definir o valor do pagamento mínimo. Ou seja, ele poderá variar para cada cliente.
Os clientes inadimplentes, portanto, serão cobrados de multa de atraso, de 2%, cobrada apenas uma vez, e juros de mora, de 1%/mês.
O que continua?
Os clientes continuam com a limitação de um mês para o pagamento mínimo de juros do cartão de crédito. No mês seguinte, são obrigados a pagar o valor total da fatura.
Os clientes que não conseguirem pagar a fatura de nenhuma forma deverão receber a opção de parcelamento do valor. Essa linha de crédito deve ter juros mais baixos que os do cartão.
Cuidados com as regras do cartão de crédito
As mudanças atuais favorecem o direito do consumidor e evitam que eles entrem em uma recorrência de dívidas. Ou seja, entrem na famosa “bola de neve”.
Entretanto, mesmo com os juros reduzidos, os valores existentes continuam altos. Além disso, a situação de inadimplência prejudica a viabilização de:
- Cheque especial;
- Cartão de crédito;
- Crédito pré-aprovado;
- Financiamentos e empréstimos.
Por isso, faça um planejamento financeiro para conseguir entender o seu padrão de vida. Com ele, é possível adequar suas compras ao seu real orçamento e evitar o pagamento de juros, mesmo que reduzidos.
Assim, as novas regras do cartão de crédito lhe favorecerão apenas em situações de grande emergência. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!