Oportunidades de negócio: entenda como identificar as melhores

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As oportunidades de negócio, normalmente, surgem a partir de uma ideia para solução de algum problema que ainda não vem sendo solucionado por nenhuma iniciativa de empreendedorismo.

Saber disso é um passo muito importante para que oportunidades de negócio apareçam e o empreendedor saiba identificá-las.

O que são oportunidades de negócios?

Existem diversas definições para oportunidades de negócio, mas podemos dizer que são formas de geração de renda a partir da criação de negócios lucrativos.

Entretanto, não é possível restringir essa definição apenas para empresas tradicionais, já que oportunidades de mercado podem surgir de diversas formas diferentes em setores econômicos distintos.

Portanto, para entender como identificar oportunidades de negócios, é necessário descobrir as diferentes formas que elas podem ser desenvolvidas e aproveitadas.

Tipos de oportunidades de negócio

Quando as pessoas pensam em oportunidades de negócio, comumente associam a ideia de abrir uma franquia.

Claro, franquias são oportunidades de negócio, porém nem todas elas seguem esse mesmo modelo de negócios.

Por isso, é importante que o empreendedor entenda quais são os diferentes tipos de oportunidades de negócio e as vantagens de cada modelo.

Franquia

Franquias são tipos de negócios muitas vezes mais seguros do que os demais.

Isto pode ser justificado porque, normalmente, o franqueador auxilia o desenvolvimento do negócio com todo o know how na área e o reconhecimento da marca pelo público.

Quem opta por esta oportunidade de negócio deverá ter preocupações de onde localizar a franquia, como se diferenciar das demais (com o mesmo produto), entre outras dúvidas pontuais.

No entanto, o funcionamento e estabilidade do negócio normalmente acontece com menor risco, o que pode significar também em uma menor rentabilidade.

Distribuidora

Apostar em uma distribuidora significa ter um negócio onde você vende produtos de terceiros, mas diferente das franquias, a marca a ser usada pelas distribuidoras não é a mesma da empresa fornecedora.

Até mesmo porque, na maioria das vezes, uma distribuidora vende diversos produtos de mais de uma marca diferente.

Esse pode ser um negócio rentável, já que a empresa não precisa arcar com custo de produção dos produtos e, consequentemente, reduzir a necessidade de mão de obra.

Empreendimentos em geral

Além de usar a marca ou apenas vender produtos de outros, você pode desenvolver produtos ou serviços que satisfaçam as vontades do mercado que as soluções disponíveis ainda não contemplam.

Em casos como startups, por exemplo, o desafio do empreendedor é desenvolver o produto, criar um público, desenvolver toda estratégia de marketing e vendas, entre outras coisas essenciais para a operação da empresa.

Portanto, é uma tarefa muita mais difícil, mas que sem dúvida pode ser muito mais gratificante e lucrativa.

Guia para identificar e escolher oportunidades de negócio

Portanto, agora que foi determinado pelo menos 3 formas básicas de negócio, você já deve ter percebido qual delas é mais o seu perfil.

Entretanto, existem outras várias questões a serem pensadas, como o setor da oportunidade de negócio que deve ser escolhida.

Portanto, é necessário que algumas dicas sejam dadas, para que os empreendedores possam refletir sobre alguns pontos essenciais para encontrar oportunidade e colocar o negócio em prática.

1.  Faça uma autoavaliação honesta

É necessário, antes de colocar ideias de negócio em prática, refletir sobre sua personalidade e habilidades.

Escolher nichos de mercado que sejam condizentes com sua personalidade tornará muito mais simples um envolvimento entusiástico com o trabalho, o que possivelmente irá melhorar os resultados da sua empresa.

Além disso, você deve analisar sua habilidades em relação ao trabalho, e assim, definir em quais setores você precisará de ajudas e reforços mais rapidamente.

2. Avalie a necessidade do mercado

Como dito anteriormente, oportunidades de negócio estão relacionadas a demandas dos consumidores.

Logo, ao ter uma ideia de negócio, antes de tirar do papel, é fundamental que seja avaliada a real necessidade do mercado e relação a solução que você está propondo.

Se, por exemplo, você tiver uma ideia e quiser saber se ela realmente faz sentido para o mercado, busque certificar-se através de pesquisas sobre o consumidor.

O interessante é que nessas pesquisas você colha informações relacionadas ao sentimento do consumidor em relação às soluções disponíveis no mercado em que você deseja ingressar, seja lançando um produto ou abrindo uma franquia.

3. Analise a viabilidade financeira das oportunidades de negócio

Antes de abrir e decidir quanto a uma oportunidade de negócio, é necessário checar a viabilidade financeira.

Você deve levar em consideração os custos de abertura e funcionamento do negócio, em quanto tempo deve-se esperar o retorno, entre outros cálculos que demonstraram se o negócio será saudável financeiramente.

Muitos empresário que agem sobre impulsividade, sem fazer uma análise financeira, acabam inviabilizando os seus negócios e muitas vezes ainda contraem dívidas.

Portanto, é possível perceber que a identificação e desenvolvimento de oportunidades de negócio são tarefas difíceis , mas com preparação e entendimento de mercado, o negócio pode deixar de ser uma ideia para se tornar uma empresa de sucesso.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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