Oratória: entenda por que ela é tão importante!

oratoria

O medo de falar em público é algo comum à maioria das pessoas. Mesmo que se tenha ensaiado e dominado o assunto a ser debatido, sem uma boa oratória é quase impossível conseguir bons resultados em qualquer apresentação.

oratória é uma habilidade de comunicação que pode ajudar tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Se usada de maneira correta, essa simples ferramente pode, até mesmo, melhorar os rendimentos nas finanças.

O que é oratória?

Essa atividade consiste na construção da habilidade de falar em público de forma cativante e estruturada. Essa ação pode ser utilizada para persuadir, entreter, informar e para outras diversas finalidades.

A linguagem é um instrumento de comunicação verbal utilizado para criar conexões e por essa razão merece ser desenvolvida e aprimorada.

Por exemplo, imagine que você vai participar de uma entrevista de emprego e pelo natural nervosismo, começa a oscilar o tom da fala e gagueja a cada pergunta feita sobre as suas competências profissionais. E além disso, se retrai fisicamente, deixando o corpo em uma posição não muito receptiva.

Com certeza essa atitude verbal e não-verbal será percebida pelos recrutadores da vaga de emprego. Em alguns momentos, pode parecer que você não é capaz de ocupar aquele cargo ou até mesmo não quer ocupar aquele espaço.

Por isso, uma boa oratória é importante. É uma forma de regular o que se pensa com o que se pretende passar para as demais pessoas.

Quais são os tipos e as técnicas de oratória?

O termo é muito diversificado e para cada tipo de ação exige uma série específica de técnicas de oratória.

Podemos destacar 6 distintos meios de execução:

  1. Social: tem por objetivo múltiplas situações em que é preciso “atingir” o ser humano de maneira geral, por exemplo: meio institucional, laboral ou pessoal;
  2. Pedagógica: consiste em conseguir transmitir conhecimento e cultura para outras pessoas;
  3. Empresarial: dedicada aos negócios, principalmente utilizada por empreendedores, vendedores e afins;
  4. Artística: utilizada por cineastas, atores, cantores e demais pessoas do ambiente artístico;
  5. Política: famosa por ser utilizada em época eleitoral. Por exemplo, uma forma de debater e persuadir sobre assuntos relacionados ao governo;
  6. Forense: é formada, exclusivamente, para a composição do ambiente de jurisprudência.

Alguns pontos em comum dentre os diversos tipos de oratória são:

  • Emoção;
  • Objetividade;
  • Postura;
  • Domínio sobre o tema;
  • Apresentação.

Qual a importância da oratória?

Dentre os diversos benefícios de saber falar bem em público estão a:

  • Melhora da confiança;
  • Possibilidade de cativar mais pessoas;
  • Vender mais;
  • Progredir em habilidades dedutivas.

Como melhorar a fala em público?

A linguagem corporal e o tom da voz são dois aspectos essenciais para a melhoria da fala em público. No entanto, uma oratória persuasiva não se restringe a esses fatores.

Alguns elementos devem ser adicionados, como:

  1. Construir um roteiro com técnicas para captar a atenção dos ouvintes;
  2. Utilizar princípios persuasivos para tornar a apresentação diferenciada;
  3. Fazer o encerramento com uma mensagem consistente.

Por fim, esses são alguns dos passos para construir boas práticas de oratória. Para receber mais conteúdos gratuitos no WhatsApp que fala sobre empreendedorismo, educação financeira e investimentos, inscreva-se na nossa newsletter!

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Agende a sua demonstração gratuita

TF Logo site 2

Aumente seu valor no mercado oferecendo um método eficiente e tecnológico em suas consultorias.

TFB Logo site

Torne-se um Consultor Financeiro Empresarial lucrativo e bem-posicionado em apenas 2 meses.

TF Logo site 2

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento

TFB Logo site

Preencha os campos abaixo para realizar o seu agendamento