Saiba o que é Outbound Marketing e como utilizá-lo em sua empresa!

outbound marketing

O Outbound Marketing é uma estratégia bastante criticada quando falamos sobre as evoluções nas metodologias de venda.

No entanto, mesmo sendo um método mais tradicional, o Outbound Marketing continua sendo relevante para as empresas.

Mas você sabe o que é o Outbound Marketing?

Também chamado de Marketing de Saída, o Outbound Marketing se refere a uma estratégia de vendas onde a empresa envia mensagens diretas para um público.

Como exemplo de Outbound Marketing de empresas, temos:

  • Comerciais de TV e anúncios na rádio;
  • Facebook e Google Ads;
  • Campanhas impressas;
  • Feiras comerciais;
  • E-mail marketing.

Esse processo tem como característica a prospecção ativa de clientes. Ou seja, nele, ocorre a prospecção direta de indivíduos para a promoção da marca e venda de produtos.

Por isso, ele costuma estar muito mais presente na rotina da maioria da população.

Qual a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou Marketing de Entrada, é uma estratégia que visa atrair o público através da produção de conteúdos relevantes. Entre exemplos de  Inbound Marketing, temos:

  • SEO;
  • Segmentação de e-mail;
  • Blogs;
  • Marketing de Conteúdo.

Já o Outbound, como dito, é uma estratégia que utiliza a abordagem direta de clientes para a venda, sendo assim, interruptiva.

Geralmente, essa estratégia acaba sendo mais difícil de se controlar e oferece menos lucros do que o Inbound. No entanto, continua sendo o destino mais popular de investimentos em marketing de empresas.

Enquanto o Outbound, por conta da utilização de canais tradicionais, atinge mais pessoas, o Inbound possui um maior filtro de alcance.

Portanto, com o marketing tradicional, a empresa é mais vista, porém mais ignorada.

Além disso, um ponto bastante importante de diferenciação entre essas duas formas de marketing é o seu conteúdo.

Ou seja, se o Outbound fala da própria empresa, o Inbound fala das necessidades do cliente e sobre o segmento do negócio.

E como funciona o Outbound Marketing?

Também chamado de Marketing Tradicional, o Outbound se refere às antigas formas de conexão com clientes. Por isso, ele é feito por meio de publicidade em mídia tradicional para alcançar clientes.

Quando comparado ao Inbound, o Marketing de Saída é muito mais agressivo. Isso ocorre, pois supõe-se que o cliente não terá tempo para buscar a solução de seu problema.

E justamente por conta disso, a empresa é quem precisa lembrá-lo de suas necessidades e desejos, se mostrando como a melhor do mercado.

Apesar de ser classificado por alguns como um marketing negativo, ele pode gerar resultados bastante consideráveis e de curto prazo.

Outbound Marketing 2.0

Com o avanço da Internet e suas tecnologias, a forma com que as empresas faziam o marketing foi mudando cada vez mais.

Isso significa que, com o surgimento do Inbound, o Outbound passou por uma série de mudanças.

Agora, as ações das empresas são baseadas em dados estatísticos, com cálculos bem mais precisos do retorno sobre esses investimentos.

Além disso, apesar de continuar sendo um tipo de marketing de interrupção, ele consegue ser mais focado, gerando resultados mais efetivos.

Como exemplo disso, temos os anúncios dentro de plataformas de Streaming. Por mais que sejam direcionados para o cliente, eles se baseiam em dados sobre o interesse do usuário.

Outro método bastante popular é o uso de anúncios pagos no Google, Youtube e Instagram. Com eles, através da busca sobre algo, o cliente recebe em primeira mão os resultados oferecidos pela empresa ativa.

Então, o Outbound Marketing ainda é relevante?

A importância do uso do Outbound por empresas depende diretamente das intenções do negócio e das características do seu público-alvo.

Por exemplo, caso o produto de uma empresa seja voltado para um público mais velho, textos em blogs podem ser muito menos efetivos que anúncios na TV.

Por isso, uma solução para empresas com públicos mais extensos é a utilização de diversas formas de marketing. Assim, elas conseguem atingir diversos tipos de audiência e alcançar mais vendas.

Quais as vantagens do Outbound Marketing?

Uma das vantagens mais reconhecidas do Outbound Marketing é a velocidade de retorno sobre investimento.

Ou seja, se você busca por novos seguidores em uma rede social, por exemplo, com o Outbound é possível aumentar esse número em poucos dias.

Outro ponto positivo é que o contato direto com clientes pode proporcionar uma melhor personalização de abordagens.

Quais as desvantagens do Outbound Marketing?

Mesmo alcançando um número maior de público, o custo pela aquisição de clientes (CAC) acaba sendo muito mais elevado no Outbound.

Isso porque, quando físico, o processo de vendas necessita que cada vez mais funcionários para conseguir ser escalável. Além disso, no virtual, ele costuma ser muito mais ignorado pelos indivíduos que o Inbound.

Por isso, é preciso analisar, planejar e estruturar muito bem o seu Outbound Marketing. Assim, conseguindo utilizar essa estratégia popular da maneira mais efetiva possível. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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