Muitos serviços de streaming de vídeos e músicas utilizam da cobrança recorrente para consolidar seus negócios.
A cobrança recorrente funciona a partir de um contrato de vínculo temporário ou duradouro entre um prestador e um cliente. Em virtude disso, o prestador (vendedor) tende a ganhar com a recorrência de pagamento e tempo de serviço, não por um valor unitário.
O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente ou cobrança recorrente é uma modalidade de pagamento que visa angariar volumes monetários de forma periódica.
Geralmente, o contrato de recorrência é realizado durante um período fixo, por exemplo:
- Ao mês;
- Durante um trimestre;
- Anualmente e/ou por mais de um ano.
Exemplos de pagamento recorrente
Grandes empresas do mercado, em especial as streaming’s de conteúdo, apresentam fortes produtos e com cobrança recorrente, são eles:
- Spotify – streaming de música com planos diferenciados de individual até família;
- Netflix – streaming de filmes e séries de televisão, precursor da categoria streaming;
- Amazon – serviço de frete e varejo, mas também apresenta streaming de vídeos e jogos.
E isso não é exclusividade dos maiores do mercado, é muito comum também empresas que se envolvem com:
- Planos de telefonia;
- Academias;
- Planos de saúde.
Qual a vantagem do pagamento recorrente?
Diante alguns avanços no campo do marketing e das vendas, alguns produtos ganham maior notoriedade pela propagação, algumas vezes pelo acesso freemium e posteriormente um pagamento recorrente.
Para empresas, essa é uma boa maneira de conquistar clientes que pagão mensalmente (ou periodicamente ao menos), por a solução apresentada.
Isso aumenta a segurança, pois as empresas podem contar com aquele dinheiro no final do mês e pode usar desses retornos para pagar os custos fixos.
Qual a desvantagem do modelo de recorrência?
O modelo de recorrência, muito comum em clubes de assinatura e outros negócios que atuam com o pagamento recorrente, apresenta um grande problema logo em seu desenvolvimento.
Por isso, é preciso seduzir pessoas, mas mais que isso, é preciso que elas criem um vínculo com o seu produto, caso contrário ele não vai engatar bem.
Será necessário, criar um produto sólido que apresente valor para o cliente e que ele não seja extinguido em pouco tempo, caso contrário o comprador não terá motivos para continuar.
Portanto, a maior desvantagem do pagamento recorrente é, portanto, a manutenção do cliente, se você não apresenta vantagens reais para que ele continue.
Imagine o seguinte, se o seu produto não estabelece uma relação em que alguma das partes é dependente, infelizmente, ele tenderá ao insucesso.
Sou cliente, quais cuidados devo ter?
Existe um grande número de pessoas endividadas no Brasil, algumas até superendividadas.
Diante esse viés, a cobrança recorrente pode ser um perigo para alguns consumidores, especialmente se for uma “cobrança insignificante“.
Um exemplo clássico: algumas pessoas desconhecem que toda instituição bancária tem que, por obrigação, permitir a criação de uma conta gratuita com serviços essenciais.
Porém, a realidade é que muitos bancos gostam de cobrar de forma recorrente.
Nem que seja valores pequenos, até para o público universitário, por exemplo, que geralmente não apresenta uma condição financeira elevada e, ainda assim, contraí gastos atoa com esse tipo de cobrança.
O veredito sobre a recorrência
Por fim, se você é um consumidor, deve ficar atento com os gastos desnecessários e a recorrência.
Já na visão das empresas, o pagamento recorrente pode ser uma ótima estratégia de vendas para servir de porta de entrada para consumo de outros produtos de ticket mais alto, a depender do volume poderá servir até como modelo de negócio em si.