A sigla PDCA abrevia a frase “plan do check act” que pode ser traduzida como “planejar, fazer, checar e agir”.
Essa frase resume bem o que a metodologia do PDCA passa para os seus participantes durante o processo de resolução de problemas e busca por melhora constante no empreendedorismo.
O que é o método PDCA?
De forma resumida, o plano PDCA é um método de melhora constante para pessoas, empresas e processos.
O ciclo PDCA na solução de problemas inclui no seu processo teste de soluções, análise de resultados e otimização do desenvolvimento de soluções.
Portanto, para a gestão dos negócios, é extremamente interessante utilizar ferramentas como o “plan do check act” para conseguir desenvolver soluções inteligentes e continuar sempre melhorando seus resultados.
Por exemplo, imagine que vários clientes vêm reclamando da lentidão da equipe de suporte para responder as dúvidas e reclamações feita por eles.
Dessa forma, você deverá ajustar o processo do seu negócio de forma que resolva o problema do consumidor, sem atrapalhar as demais atividades.
Uma forma muito eficiente para resolver esse tipo de problema é justamente usando o ciclo PDCA.
Etapas do PDCA
Contudo, para conseguir desenvolver esse tipo de solução utilizando o método “planejar fazer checar agir”, é necessário, primeiramente, entender todas as etapas do ciclo PDCA.
- Plan (Planejar);
- Do (Fazer);
- Check (Checar);
- Act (Agir).
Plan (Planejar)
Na primeira etapa do PDCA, literalmente, você deve planejar o que deve ser feito, ou corrigido para o exemplo citado acima.
Dependendo do tamanho e complexidade do processo, planejar pode ser a atividade que demande mais esforço da sua equipe.
É interessante destrinchar o planejamento em pequenos passos a serem conquistados, desta forma as chances de sucesso só aumentam.
Para ajudar no seu planejamento, é necessário obter as repostas para as seguintes perguntas:
- Qual é o exato problema que você deve resolver?;
- Quais recursos você precisa?;
- Quais recursos você já tem?;
- Qual a melhor solução para resolver o problema com os recursos disponíveis?;
- Quais são os principais objetivos do planejamento?.
Do (Fazer)
Após determinar o planejamento, você deve colocar em prática o que foi desenvolvido na etapa anterior.
É possível que surjam problemas que não foram previstas no seu planejamento.
Por isso, o ideal a se fazer é testar o planejamento em pequena escala previamente, fazendo as adaptações necessárias.
É essencial que a equipe esteja bem alinhada sobre o planejamento e que mantenham um padrão comportamental para que os objetivos sejam alcançados.
Check (Checar)
Essa fase é extremamente relevante para o sucesso da metodologia do ciclo PDCA, já que dessa forma é possível evitar erros recorrentes e conquistar a melhora constante.
Nesta fase do PDCA, você deve avaliar se seu planejamento inicial de fato teve efeitos previstos.
Assim, sua equipe poderá perceber alguns erros do plano corrente e eliminá-los no futuro.
Para diagnosticar o erro, você deve entender exatamente o que aconteceu e como ele foi gerado, para assim conseguir desenvolver propostas de soluções eficientes.
Act (Agir)
Depois de planejar, testar na prática, checar e analisar os erros, você já estará preparada para colocar a solução em ação.
Nesse estágio o seu planejamento inicial provavelmente já estará lapido de tal forma que possa ser posto em prática.
Caso surjam novas necessidades de desenvolvimento de soluções e melhorias de processos, basta transformar o ciclo PDCA em um padrão de melhoria contínua no seu negócio e até mesmo para sua vida.
Por fim, vale a pena destacar que métodos como o PDCA devem ser sempre considerados pela gestão dos negócios, já que são formas inteligentes e mais seguras de desenvolvimento de soluções.