PDCA: entenda como funciona cada etapa desse método de gestão

gestao de risco

A sigla PDCA abrevia a frase “plan do check act” que pode ser traduzida como “planejar, fazer, checar e agir”.

Essa frase resume bem o que a metodologia do PDCA passa para os seus participantes durante o processo de resolução de problemas e busca por melhora constante no empreendedorismo.

O que é o método PDCA?

De forma resumida, o plano PDCA é um método de melhora constante para pessoas, empresas e processos.

O ciclo PDCA na solução de problemas inclui no seu processo teste de soluções, análise de resultados e otimização do desenvolvimento de soluções.

Portanto, para a gestão dos negócios, é extremamente interessante utilizar ferramentas como o “plan do check act” para conseguir desenvolver soluções inteligentes e continuar sempre melhorando seus resultados.

Por exemplo, imagine que vários clientes vêm reclamando da lentidão da equipe de suporte para responder as dúvidas e reclamações feita por eles.

Dessa forma, você deverá ajustar o processo do seu negócio de forma que resolva o problema do consumidor, sem atrapalhar as demais atividades.

Uma forma muito eficiente para resolver esse tipo de problema é justamente usando o ciclo PDCA.

Etapas do PDCA

Contudo, para conseguir desenvolver esse tipo de solução utilizando o método “planejar fazer checar agir”, é necessário, primeiramente, entender todas as etapas do ciclo PDCA.

  • Plan (Planejar);
  • Do (Fazer);
  • Check (Checar);
  • Act (Agir).

Plan (Planejar)

Na primeira etapa do PDCA, literalmente, você deve planejar o que deve ser feito, ou corrigido para o exemplo citado acima.

Dependendo do tamanho e complexidade do processo, planejar pode ser a atividade que demande mais esforço da sua equipe.

É interessante destrinchar o planejamento em pequenos passos a serem conquistados, desta forma as chances de sucesso só aumentam.

Para ajudar no seu planejamento, é necessário obter as repostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é o exato problema que você deve resolver?;
  • Quais recursos você precisa?;
  • Quais recursos você já tem?;
  • Qual a melhor solução para resolver o problema com os recursos disponíveis?;
  • Quais são os principais objetivos do planejamento?.

Do (Fazer)

Após determinar o planejamento, você deve colocar em prática o que foi desenvolvido na etapa anterior.

É possível que surjam problemas que não foram previstas no seu planejamento.

Por isso, o ideal a se fazer é testar o planejamento em pequena escala previamente, fazendo as adaptações necessárias.

É essencial que a equipe esteja bem alinhada sobre o planejamento e que mantenham um padrão comportamental para que os objetivos sejam alcançados.

Check (Checar)

Essa fase é extremamente relevante para o sucesso da metodologia do ciclo PDCA, já que dessa forma é possível evitar erros recorrentes e conquistar a melhora constante.

Nesta fase do PDCA, você deve avaliar se seu planejamento inicial de fato teve efeitos previstos.

Assim, sua equipe poderá perceber alguns erros do plano corrente e eliminá-los no futuro.

Para diagnosticar o erro, você deve entender exatamente o que aconteceu e como ele foi gerado, para assim conseguir desenvolver propostas de soluções eficientes.

Act (Agir)

Depois de planejar, testar na prática, checar e analisar os erros, você já estará preparada para colocar a solução em ação.

Nesse estágio o seu planejamento inicial provavelmente já estará lapido de tal forma que possa ser posto em prática.

Caso surjam novas necessidades de desenvolvimento de soluções e melhorias de processos, basta transformar o ciclo PDCA em um padrão de melhoria contínua no seu negócio e até mesmo para sua vida.

Por fim, vale a pena destacar que métodos como o PDCA devem ser sempre considerados pela gestão dos negócios, já que são formas inteligentes e mais seguras de desenvolvimento de soluções.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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