Lidar com mercadorias pode ser um dos grandes desafios de quem está entrando no mercado de alguma área específica. Seja relacionadas a produtos ou até mesmo prestação de serviços. Uma das alternativas para otimizar esses processos é através das PEPS e UEPS.
Afinal, ninguém quer perder dinheiro por não conseguir fazer um produto circular. Por isso, as PEPS e UEPS podem auxiliar no controle de estoque e rotatividade de produtos que influenciam diretamente na receita final de faturamento.
As siglas PEPS e UEPS significam, respectivamente, primeiro que entra, primeiro que sai e último que entra, primeiro que sai. Essas duas modalidades ajudam a diminuir a perda de produtos. Para a gestão de estoque funcionar bem, existem algumas ferramentas necessárias.
Por que é necessário fazer a contabilização de estoque?
Imagine um restaurante que possui um bom fluxo de clientes, mas por alguma razão não consegue otimizar o processo de utilização dos recursos e acaba deixando produtos passarem da validade.
Ao passarem da validade, os produtos não podem mais ser comercializados. Ou seja, causa um alto prejuízo financeiro para a empresa. Por isso, é preciso criar uma logística de rotatividade para as mercadorias em estoque.
Mas nem sempre é preciso esperar a data de validade expirar. No método PEPS, por exemplo, é criado o seguimento de que, obrigatoriamente, os primeiros produtos a serem estocados, precisam ser os primeiros a serem vendidos. Evitando a expiração da data de validade.
Quais são os principais métodos de estoque?
- PEPS: é uma estratégia de gestão de estoque em que os produtos que estão armazenados pelo período de tempo maior, devem ser comercializados com prioridade aos consumidores;
- UEPS: essa utilização faz com que o produto com menor tempo de armazenagem no estoque seja comercializado primeiro. O motivo dessa estratégia é fazer com que haja contraposição entre o valor da mercadoria vendida e o valor do estoque remanescente;
- FEFO: nessa estratégia, os produtos que estão mais próximo do vencimento, precisam ser comercializados com prioridade.
Vantagens de aplicação do método UEPS e PEPS:
O exemplo de PEPS e exemplo de UEPS não são apenas para grandes empreendimentos. Essas ferramentas também trazem outros benefícios de aplicação para pequenos e médios negócios comerciais.
Vantagem do método UEPS
- Controle interno;
- Organização do espaço;
- Comparação entre custo e receita;
- Reconhecimento das finalidades gerenciais.
Vantagem do método PEPS
- Análise por custo real;
- Controle interno;
- Organização do espaço;
- Menor custo operacional e menor oscilação.
Vantagens gerais de realizar a gestão de estoque
- Gerenciar a demanda por capital de giro;
- Diminui as chances de roubo, perda do prazo de validade e desvios;
- Reconhecimento das urgências de reposição de estoque;
- Identificar os produtos que não estão com grande movimentação;
- Auxilia na escolha de fornecedores.
São algumas das vantagens dos dois métodos. Não existe um formato ideal de utilização dentro de um negócio. O ideal é entender como funcionam os processos e buscar o que seja mais válido dentro da realidade atual.
Por isso, analisar as PEPS e UEPS é importante para otimizar o processo de gestão de estoque dentro de uma empresa. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!