Você tem perfil empreendedor? Conheça 7 características para ser um!

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Qualquer um pode criar um negócio, mas é o perfil empreendedor que garante um bom desenvolvimento de um projeto.

Com um perfil empreendedor, é possível encontrar oportunidades e soluções para obstáculos que possam surgir durante a trajetória da empresa.

O que é um perfil empreendedor?

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O perfil empreendedor é aquele que possui traços de personalidade e habilidades fundamentais para a criação de um negócio. Ainda assim, seu diferencial está na capacidade de encontrar oportunidades e lidar com dificuldades.

Sabendo que o ato de criar um negócio do zero é bastante difícil, é preciso desenvolver as características de um bom empreendedor.

São elas que garantem que uma empresa consiga crescer em meio à concorrência e aos riscos existentes no mercado.

O que significa ter um perfil empreendedor?

Todo bom empreendedor deve se dedicar ao seu negócio de maneira eficiente. Isso porque, principalmente no início, é preciso investir bastante tempo e atenção para que o projeto cresça.

Porém, além disso, existem aspectos de personalidade que acabam criando uma vantagem competitiva.

São eles que diferenciam um negociante comum de um empresário de sucesso.

Para ter um bom perfil empreendedor, é preciso desenvolver as seguintes características:

1. Organização

A organização é fundamental para direcionar o caminho a ser seguido em um empreendimento. Com ela, é possível determinar as metas e o que deve ser feito para alcançá-las.

Com um bom planejamento, o empreendedor consegue definir passos de curto a longo prazo, colaborando com o objetivo do negócio.

Outro benefício de uma boa organização é entender o processo administrativo de maneira eficaz. Com isso, evitam-se prejuízos e irregularidades, assegurando a estrutura da empresa.

Com o planejamento correto, você conseguirá desenvolver bem seu negócio e lidar com problemas e mudanças dentro do mercado.

2. Criatividade

A criatividade do empreendedor é exigida quando se percebe a necessidade de inovação ou solução de um problema.

Quando se está buscando por um mercado de atuação, cabe ao empreendedor entender o que seu negócio pode oferecer..

Assim, se o cenário apresenta alguma deficiência ou necessidade, é papel de um empreendedor criativo oferecer uma solução eficiente.

Ou seja, durante a trajetória no mundo dos negócios, a criatividade irá ajudar na renovação da empresa e na busca por soluções de problemas.

3. Perseverança

Manter-se firme em seus objetivos sem se limitar às dificuldades aparentes é algo bastante difícil para os donos de empresas.

Isso porque, em situações adversas, o medo costuma tomar conta e causar atitudes prejudiciais para o negócio.

No entanto, o empreendedor precisa acreditar no potencial do seu projeto e, muitas vezes, testar algo novo em busca de posicionamento.

Temos como exemplo os canais no Youtube.

O que antes proporcionava um baixo retorno financeiro, hoje entrega milhões aos seus proprietários.

Isso porque, a boa consistência, foco na qualidade e inovação de mercado são prioridade para os que possuem destaque.

Por isso, é preciso que a busca pelo objetivo principal seja incansável, valorizando tudo o que foi feito para chegar na posição atual.

Sem esse combustível, a força de vontade acaba sendo prejudicada e desanimando a equipe e os consumidores.

Quando se possui confiança no potencial de um negócio, é possível ter mais estabilidade para entender os altos e baixos do mercado. Além disso, para passar mais segurança para toda a equipe.

4. Comprometimento

O comprometimento está ligado à qualidade do produto ou serviço oferecido. É nesse ponto que diversas empresas tradicionais acabam errando, dando lugar para novos empresários no ramo.

Isso porque eles percebem as necessidades do público e as entregam com qualidade e determinação.

Mesmo em dias ruins, é preciso estar pronto para lidar com clientes, e garantir o bom funcionamento e a reputação da empresa.

Isso irá favorecer o crescimento do negócio, evitando prejuízos com a decepção dos consumidores.

5. Liderança

Foi-se o tempo em que o cara engravatado, antissocial e antipático era visto como um bom chefe.

Hoje, entendemos essas atitudes como uma demonstração de poder, algo muito diferente da liderança.

Um bom líder consegue inspirar confiança, engajar e motivar a equipe para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível.

Isso só se torna realidade quando os trabalhadores se sentem felizes com o que fazem, por serem reconhecidos e respeitados.

São características de uma boa liderança:

  • Motivação;
  • Seleção de equipe;
  • Reconhecimento;
  • Compartilhamento de ideias;
  • Delegação de atividades;
  • Validação de opiniões.

Por isso, procure por pessoas que acreditem no objetivo do negócio e estejam dispostas a se dedicar para que ele se torne realidade.

Assim, você terá lucros ainda maiores e uma equipe comprometida e unida para enfrentar qualquer problema.

Além disso, ainda saberá como lidar melhor com erros, observando-os como uma oportunidade de aprendizado.

6. Autocrítica

Um bom empreendedor precisa reconhecer suas imperfeições. Isso significa entender que não é possível saber de tudo ou acertar o tempo todo.

Para que isso seja possível, receber feedbacks é fundamental. Seja da equipe ou dos próprios clientes, eles são obrigatórios na busca por qualificação.

A formação constante também pode representar uma solução para quem não quer ser deixado para trás. Ela ajuda o empreendedor a entender e se adaptar ao atual cenário da sua área de atuação.

Por isso, aceite conselhos e busque por cursos, livros e palestras sobre o que você já faz. Isso pode ser uma ótima forma para encontrar erros e corrigi-los da melhor maneira possível.

Assim, seu negócio conseguirá atender às expectativas do consumidor entregando um produto com qualidade, eficiência e inovação.

7. Persuasão

Muitas pessoas acabam se esquecendo do poder da comunicação no mundo dos negócios. Entretanto, é utilizando as palavras que um empresário apresenta o seu negócio e tenta convencer o consumidor de sua importância.

Por isso, um discurso excelente é um diferencial de bons empreendedores. Utilizando técnicas de persuasão, eles convencem os consumidores sobre as vantagens ligadas ao seu negócio.

Conseguindo, assim, um aumento nas vendas,a realização de parcerias e até investidores que reconheçam o potencial da empresa.

Enquanto a manipulação, de forma antiética, omite informações e fragiliza o emocional, a persuasão demonstra como algo beneficia uma pessoa.

Ou seja, relaciona os pontos fortes de um negócio às necessidades de um público desejado.

Isso é primordial em meio à concorrência nos dias de hoje para um bom posicionamento de mercado.

Essas características irão te ajudar a desenvolver um melhor perfil empreendedor, garantindo assim um projeto de sucesso no futuro. Para mais conteúdos acompanhe a nossa carta do fundador, com insights valiosos todos os dias!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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