Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado fornece informações bastante importantes para um empreendedor.
Ações como perceber o funcionamento da concorrência e verificar reclamações de clientes são provenientes da pesquisa de mercado.
O que é uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado nada mais é que a coleta de dados sobre consumidores, fornecedores e outras empresas.
Ao analisar essas informações sobre determinada área de atuação, é possível identificar oportunidades e problemas.
Essa pesquisa auxilia empresas iniciantes a criarem estratégias de implementação do negócio no mercado.
No entanto, empresas já estabelecidas também se beneficiam com a análise de mercado. Isso porque, com os dados obtidos, é possível entender alterações e desenvolver formas de adaptação e inovação.
Quais os tipos de pesquisa de mercado existentes?
A pesquisa mercadológica pode ser feita por qualquer pessoa ou empresa, mesmo dentro dos mais variados locais de atuação.
Para isso, existem diversos tipos de pesquisa de mercado disponíveis:
Pesquisa de produto
A pesquisa de produção busca entender a satisfação do público em meio aos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.
Isso ajuda a avaliar o desempenho de toda a produção e detectar problemas ou prejuízos. Além disso, é possível perceber os destaques e investir neles de forma ainda mais eficaz.
São benefícios da pesquisa de produto:
- Identificação de demandas;
- Entendimento da recepção do público;
- Análise da qualidade de produtos e serviços.
- Saber se o seu Product Market Fit.
Pesquisa de promoção
Esse tipo de pesquisa é voltada para a promoção do negócio. Em ambientes concorridos, ela é fundamental para o posicionamento de mercado.
Uma boa pesquisa de marketing entende qual a percepção das pessoas sobre a empresa e suas campanhas.
Isso facilita o desenvolvimento de um planejamento que identifique os canais utilizados pelo seu público-alvo.
Pesquisa de preço
Serve para descobrir o valor que o consumidor está disposto a pagar pelo serviço ou produto da empresa.
Essa precificação depende do tipo de negócio e do poder de compra do público-alvo.
Muitas empresas acabam focando a venda em produtos de baixo valor, visando o lucro por volume.
Pesquisa de praça
A pesquisa de praça indica os hábitos de consumo e preferências do público-alvo da empresa.
Ela ajuda na criação de novas estratégias de atuação e divulgação do negócio.
Como a pesquisa de mercado pode ser feita?
Antes de iniciar um estudo de mercado, é preciso ter um objetivo em mente. Ele pode ser focado em qualquer um dos P’s citados anteriormente.
Para saber como fazer uma pesquisa de mercado, você precisa:
- Definir um público-alvo;
- Determinar qual a parcela do público a ser abordada;
- Elaborar o questionário a partir das informações desejadas.
Após isso, chega o momento de aplicação da pesquisa de mercado. No entanto, existem duas formas de conseguir esses dados:
Pesquisa tradicional
Na pesquisa feita por meio de um questionário presencialmente ou via telefone, o entrevistador aborda diretamente o cliente.
A partir das respostas obtidas, ele extrai as informações desejadas pelo negócio.
No entanto, quando face a face, a pesquisa acaba retraindo o público, que pode acabar mentindo.
Pesquisa digital
A pesquisa digital é feita por meio de uma plataforma automatizada. Ela pode ocorrer nos seguintes canais:
- E-mail;
- Questionário online;
- Análise de comportamento.
A vantagem da pesquisa de mercado digital por meio de análise dos hábitos dentro da rede é a garantia das informações.
Isso porque ela analisa as preferências do consumidor por meio de sua movimentação na internet.
Qual a importância de uma pesquisa de mercado?
A competitividade do mercado é responsável por quebrar diversos negócios. Por isso, é preciso estar ligado às inovações e movimentações dentro da área de atuação desejada.
A pesquisa de mercado ajuda a entender fatores que podem impulsionar o desempenho do negócio e gerar ainda mais capital.
Além disso, contribui para a valorização da marca, que começa a entender as necessidades e reclamações dos consumidores.
Entre outras vantagens da pesquisa de mercado, estão:
- Extração de informações sobre concorrentes;
- Redução de custos para a empresa;
- Percepção de potencial do mercado.
Por isso, vale a pena implementar a pesquisa de mercado em seu negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!