As orientações de um bom planejador financeiro podem ajudar qualquer pessoa a sair das dívidas. Entretanto, quem quer transformar a vida financeira precisa ter disciplina.
O planejador financeiro ajuda na administração dos bens, gestão de investimentos e na criação de projetos e metas financeiras.
O trabalho do planejador financeiro é ajudar seus clientes a reestruturar as suas vidas financeiras. Porém, essa orientação é baseada nos projetos e objetivos de cada um, sempre respeitando a realidade financeira.
Se você deseja se tornar um planejador financeiro ou necessita dos seus serviços, é preciso entender mais sobre a sua atuação e tem que buscar as certificações necessárias.
O que faz um planejador financeiro?
O planejador financeiro trabalha tanto para resolver questões pontuais quanto para evitá-las. Assim, ele pode ajudar a tirar endividados do vermelho e fazer uma projeção financeira seguindo alguns passos:
1. Percepção da realidade financeira do cliente
O primeiro passo do planejamento financeiro pessoal é definir todo o relacionamento do cliente com seu dinheiro. Para isso, são solicitadas todas as documentações necessárias para criar o perfil do cliente.
Entretanto, o profissional deve seguir o Código de Ética do Planejador Financeiro. Ele serve para que seja respeitada a privacidade do cliente e melhorar a relação entre os dois.
2. Definição do planejamento para o cliente
Com o perfil criado, o planejador define quais serão as recomendações para o cliente e qual o caminho melhor para segui-las. Isso é feito considerando todas as restrições e oportunidades pessoais de cada um.
O planejador também tem autoridade para implementar as suas recomendações financeiras mesmo nos investimentos.
Entretanto, é preciso que o cliente autorize esse processo desde o começo. Para isso, é feita uma documentação que limita os riscos dos investimentos e os objetivos do cliente.
3. Monitoramento/acompanhamento do cliente
Após a análise e criação do planejamento, geralmente ocorre a monitoração da situação do cliente. Nela, podem ser esclarecidas dúvidas, criados novos planos e metas e analisado o comprometimento do cliente no planejamento.
É importante saber que o planejador financeiro deve comunicar qualquer tipo de conflito de interesses ou situação a ele benéfica. Um desses casos é quando o profissional financeiro possui algum vínculo com uma instituição financeira a ser recomendada.
Além disso, o planejador financeiro pode ajudar em:
- Planejamento de aposentadoria;
- Gestão de seguros;
- Questões fiscais e tributárias;
- Planejamento sucessório (herança).
Como fazer para ser um planejador financeiro?
Diferente da consultoria financeira tradicional, o planejador financeiro possui certificação em seu trabalho. Isso significa passar por um longo processo de qualificação e aprimoramento.
Tudo isso é feito pela PLANEJAR, que é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Ela é responsável por ceder o título de CFP, ou Certified Financial Planner.
Essa certificação tem distinção global. Por isso, reconhece aqueles profissionais que estão completamente preparados para atuar como planejador.
O processo da CFP segue alguns passos e restrições, como:
- A partir de 3 anos de experiência comprovada nas atividades do planejamento financeiro;
- Possuir curso superior completo e reconhecido pelo MEC.
Como se preparar para o CFP
A preparação para o exame segue alguns módulos que serão cobrados na prova. Eles servem para capacitar o profissional a instruir o cliente em todas as áreas cobradas.
Os 6 módulos do CFP são:
- Planejamento Financeiro e Ética;
- Gestão de Investimentos;
- Planejamento da Aposentadoria;
- Gestão de Riscos e Seguros;
- Planejamento Fiscal;
- Planejamento Sucessório.
Para se preparar de maneira adequada, existem alguns cursos preparatórios presenciais e online. Eles podem auxiliar quem está procurando se qualificar no trabalho de planejador financeiro.