Existem vários tipos de assistências e seguros, um deles é o plano funerário. Em muitos casos falar sobre morte pode ser um tabu, mas a verdade é que ela existe e estar prevenido pode evitar que além do sofrimento da perda, tenha que despender mais energias com burocracias.
Um bom planejamento financeiro e um plano funerário podem ajudar a tornar o momento menos difícil, no entanto, essa opção pode não ser viável em todos os casos. É preciso ser cuidadoso quanto ao funcionamento e o custo.
O plano funerário tem o intuito de facilitar o acesso e execução de ações relacionadas ao funeral, prestando toda a assistência para a sua realização.
Esse serviço costuma ser oferecido através de empresas de assistência funeral ou por intermédio de seguradoras. Para conseguir arcar com seu custo no caso de um falecimento familiar, vale a pena criar um fundo emergencial.
Vale a pena fazer um plano funerário?
Aderir a um plano de assistência funeral ou a um seguro funeral, além de livrar de resoluções de problemas em um caso tão delicado, pode trazer redução de custos e uma maior garantia de prestação de serviço previamente estabelecidos.
Apesar de serem termos parecidos, essas duas formas de auxílio funerário tem funções e custos diferentes para quem faz uso do serviço, desde o translado até o velório.
Cobertura do plano funerário
Essa modalidade de auxílio funeral costuma ser oferecida por cemitérios e funerárias e, na maioria das vezes, possui características semelhantes.
Os pagamentos são em pequenas parcelas durante a vida e após o falecimento do cliente ou de algum ente coberto pelo plano é disponibilizado:
- Translado;
- Caixão;
- Sepultamento;
- Coroa de flores.
Entre outros serviços que podem ser acrescidos de acordo com o contrato de aquisição do plano.
Tipos de plano e como funciona o plano funerário
Plano familiar
O plano funerário familiar costuma ser mais caro, é possível assegurar a assistência funerária para mais de uma pessoa do mesmo ciclo familiar.
Plano individual
O plano funerário individual tende a ser mais em conta e nesse tipo de serviço é possível adicionar dependentes para contar com os benefícios do plano.
Qual a carência de um plano funerário?
Cada plano pode oferecer serviços e prazos diferentes, mas é comum encontrar o período de carência por cerca de 12 meses. Alguns planos também oferecem o contrato sem carência.
Como fazer a utilização?
Quando for necessário o uso do plano funerário, é preciso que o cliente entre em contato com o prestador do serviço e passe os dados para a central de atendimento.
Dessa forma, é realizado o intermédio para a utilização do serviço.
Como escolher um plano funerário?
- Pesquisar sobre a reputação da funerária ou cemitério;
- Buscar uma funerária ou cemitério que cubra os serviços com os menores preços;
- Escolher o plano que mais atende as necessidades;
- Ler o contrato antes de assinar;
- Verificar se há período de carência.
Cobertura do seguro funerário
O seguro costuma ser oferecido por meio de uma seguradora através de uma apólice e tem algumas similaridades com o seguro de vida.
Na escolha por um seguro de vida, os familiares precisam se posicionar quanto aos serviços de cobertura.
Ou seja, há o reembolso das despesas, mas ainda existe a responsabilidade sobre as escolhas relacionadas ao:
- Sepultamento ou cremação;
- Documentos da certidão de óbito;
- Velório.
Antes de fazer a aquisição de um plano funerário, é indispensável estar atento ao que é coberto pela apólice do contrato.
17 respostas
Quero saber más
Maria, recomendo que você entre no nosso blog acessando o menu do site, lá você pode pesquisar sobre qualquer tema!
Os planos funerários tem sempre uma clausula de renovação do contrato um , dois , quatros anos até citam lei 10.496/2002 . Mas nesse caso se as empresas, optarem pela não renovação do contrato o consumidor fica totalmente prejudicado , pois ja pagou valores nesses quatro anos , isso é legal?
É preciso examinar o contrato firmado na contratação, nas cláusulas que discorrem sobre a interrupção ou cancelamento do serviço. Se houver descrito que uma das partes poderá solicitar o cancelamento a qualquer tempo, não seria ilegal.
Meu avô. Paga a funerária a mais de 30 anos incluindo todos os familiares.
Até quando ele precisa pagar?
Se ele quiser parar de pagar ele pode?
Bruna, isso vai depender de qual plano ou seguro ele fez e quais são as normas que estão no contrato com a instituição.
Se uma pessoa paga esse plano mais mudou de país cidade ou estado pode continuar pagando o plano ou pode deixar de pagar? E se um dos familiares quiser sair do plano pode mais não vai ter mais direitos ?
Kemily, recomendo que você verifique minuciosamente o contrato firmado no momento da contratação, principalmente, nas cláusulas que discorrem sobre a interrupção do serviço. Caso não conste no contrato, recomendo que você entre em contato com a funerária.
Se a pessoa tem mais de um plano funeral e pode acionar todos e ter reembolso de todos pelo o mesmo gasto?
Vale a pena consultar a instituição em que está contratando o plano, para ficar ciente das cláusulas de cobertura e não pagar dois planos, mas só poder usufruir de um deles em caso de falecimento. Neste caso, uma boa cobertura única já pode resolver os custos necessários. Para receber valores adicionais, o produto mais indicado seria um seguro de vida.
Estou pensando em contratar um plano funerário para meus pais, pois ambos não possuem reserva financeira voltada para esse fim, e ambos possuem comorbidades, e já estão perto dos 60 anos no caso do meu pai, e minha mãe já possui 60. Se eu contratar um plano agora, mesmo que eles vivam mais uns 20, 25 anos, digamos, o plano corre o risco de expirar?
Daiane, vai depender do contrato que você firmar, recomendo que você entre em contato com a empresa responsável pelo plano e verifique como ficaria nesse cenário.
Belas dicas, gostei bastante.
Eu fiz um plano e ja pago a 2 anos coloquei minha mãe e meu padrasto, ele faleceu a dois meses e o plano cobriu tudo,mas achei outro que oferece mais descontos em consulta médica e quero cancelar, mas me falaram que eu tenho que pagar mais 3 anos ,isso é certo?
Rodrigo, vai depender do contrato que você assinou, caso isso conste no contrato deverá ser feito. Caso não, verifique se tem alguma multa e pode prosseguir com o cancelamento.
Olá, tem como acrescentar um parente fora do plano e acrescentar um valor a mais?
Fernanda, como é uma pergunta bem específica, recomendo que você entre em contato com o suporte do plano para verificar se é possível.