Home Podcasts Auto sabotagem: como parar de se subestimar?

Auto sabotagem: como parar de se subestimar?

auto sabotagem

Muitas pessoas possuem dificuldade para valorizar seus próprios projetos por não acreditarem em seu verdadeiro potencial. Isso é muito conhecido como, basicamente, auto sabotagem.

A auto sabotagem é responsável por fazer com que pessoas se subestimem e, por conta disso, acabem deixando de lado ideias e projetos que poderiam transformar as suas vidas.

Isso porque a auto sabotagem faz com que as pessoas acreditem que não são capazes de realizar o que desejam.

Portanto, se você sofre com isso, é importante entender como evitar essa atitude.

O que é a auto sabotagem?

A auto sabotagem (ou autossabotagem) é o ato de prejudicar a si mesmo por meio de pensamentos, comportamentos e ações negativas.

Geralmente, ela está ligada ao desenvolvimento pessoal, mas também inclui relações interpessoais e até mesmo a autoimagem.

Quem se auto sabota costuma ter pensamentos como:

  • “Eu não posso”;
  • “Não consigo fazer isso”;
  • “Sou burro demais para aquilo”;
  • “Não mereço isso”.

Infelizmente, esse hábito é bastante comum em nossa sociedade, se apresentando em diferentes níveis de acordo com cada pessoa e seu nível de inteligência emocional.

Por conta disso, ele se expressa de maneira quase natural em pequenas conversas e atitudes do dia a dia, onde vamos desmotivando nosso melhor lado e nos prejudicando pessoal e profissionalmente.

 

Como a auto sabotagem começa?

Esse tipo de comportamento autodestrutivo costuma estar relacionado com experiências da vida que não são bem trabalhadas, principalmente na infância.

Situações como críticas dos pais, dificuldades no colégio e problemas de autoestima são, na maioria das vezes, o ponto inicial de uma vida de autossabotagem.

Quando nos desenvolvemos acreditando que não somos capazes, inteligentes ou bonitos o suficiente, mesmo que sejamos tudo isso, sempre agiremos de forma contrária.

Por conta disso, a auto sabotagem é uma das atitudes mais perigosas para nossos sonhos e objetivos.

Como acontece o auto boicote?

Uma pessoa que não consegue trabalhar seu desenvolvimento pessoal costuma criar circunstâncias que as impedem de tomar atitudes positivas.

Um exemplo disso é, mesmo precisando acordar cedo no outro dia, continuar no celular procurando fotos de amigos nas redes sociais.

Quanto mais isso acontece, mais natural a atitude parece para o autossabotador, que acaba perdendo o controle de suas ações.

E, consequentemente, ao sofrer os danos das más atitudes, ocorre uma montanha de sentimentos negativos como raiva, tristeza, frustração e culpa por falhar em seu projeto.

Por isso, é preciso que nós observemos nossas atitudes e estejamos dispostos a mudar as ações que estão nos prejudicando.

 

Como se livrar da auto sabotagem?

A primeira coisa a se fazer quando você decidir parar de se autossabotar é entender qual a sua forma de autossabotagem.

Ao identificar de que forma essa negatividade está presente em sua vida, você conseguirá entender quais os padrões de comportamento que te impedem de crescer.

Nesse momento, é importante ser bastante sincero e humilde para reconhecer tudo aquilo que você está fazendo contra seus objetivos.

Após isso, existem algumas dicas para se livrar da auto sabotagem:

Pare de se comparar com os outros

O Brasil é um dos países que mais gasta tempo com as redes sociais. E dentro desses ambientes virtuais, muitas pessoas acabam se comparando com a vida que outras criam em seus perfis.

Isso faz com que, ao invés de serem seu próprio referencial de evolução, as pessoas tenham como meta a vida de outras pessoas, algo completamente impossível.

Consequentemente, a frustração é natural.

Por isso, vale a pena evitar passar tanto tempo nas redes ou, ao menos, parar de seguir perfis que não fazem sentido com sua vida.

Lembre-se que o que o outro possui, mesmo que o faça feliz, pode não ser ideal para você. E caso seja, foque em sua própria jornada para ter um resultado semelhante dentro de sua realidade.

Não se conforme com suas imperfeições

É importante assumir erros e reconhecer atitudes negativas e autodestrutivas. No entanto, apenas isso não basta: é preciso fazer algo para mudar essa realidade.

Para fugir efetivamente da auto sabotagem, você deve buscar mudanças realmente significativas em sua vida, até mesmo com a ajuda de profissionais (psicólogos, educadores financeiros etc).

Vale lembrar que mudar exige muito esforço e é algo desconfortável. Por isso, não se deixe afetar por recaídas.

O importante é, a cada dia, se esforçar o máximo possível para crescer.

 

Exercite seu amor próprio

Muitas vezes acreditamos a vida inteira em suposições incorretas sobre nós mesmos. O problema disso é que, consequentemente, aquilo que é dito passa a se tornar verdade.

Repetir frases como “eu não consigo” ou “não é para mim”, faz com que você se acomode e simplesmente não conquiste nada. Não porque “não é capaz”, mas porque não tentou.

É preciso que você entenda o grande potencial que possui em seu corpo e, dentro de suas condições atuais, faça o máximo possível para sair de um local negativo em sua vida.

Não adianta sonhar com algo sem, a cada dia, dar novos passos para chegar mais perto desse objetivo, não é mesmo?

Se afaste de algo ou alguém que te deixa pra baixo

Ao se rodear de pessoas negativas, absorvemos tudo de ruim que é compartilhado. No entanto, o mesmo acontece quando escolhemos andar com pessoas de pensamento positivo!

Por isso, evite relacionamentos abusivos que te cobram demais ou fazem acreditar que é menos capaz do que na verdade é.

Se você se sentir assim, as chances de voltar a se auto sabotar são enormes.

Por isso, fuja de pessoas e situações que ferem sua autoconfiança.

 

Substitua seus hábitos

Após eliminar de sua vida tudo de negativo, é preciso começar a criar uma nova realidade.

Para isso, é importante encontrar atividades que ofereçam mais felicidade para a sua vida, onde você poderá concentrar todo o seu esforço.

Portanto, mude um pouco sua rotina, buscando atividades novas que possam expandir seus interesses e melhorar suas habilidades.

Isso faz com que nossa autoestima seja impulsionada, dando mais força de vontade para mantermos o que conquistamos todos os dias.

Esqueça o passado

Não adianta começar uma vida com novas perspectivas se, ao fim do dia, você continua se culpando pelo que fez no passado.

Isso impede que você reconheça que, mesmo imperfeito e errando, é capaz de fazer mudanças positivas em sua vida.

Por isso, acima de qualquer coisa, se perdoe.

Com isso, você evita se culpar e subestimar seu potencial de crescimento, apesar de qualquer atitude negativa do passado.

Evitar a auto sabotagem é um processo lento, mas que, sem dúvida alguma, contribuirá para o seu sucesso tanto pessoal quanto profissional.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *