Home Podcasts Carreira profissional: as habilidades e dicas para traçar uma boa carreira

Carreira profissional: as habilidades e dicas para traçar uma boa carreira

carreira profissional 2

Traçar uma carreira profissional não é uma tarefa fácil, ainda mais para os jovens e para aqueles que estão inseridos no mundo do empreendedorismo.

O que é carreira profissional?

A carreira profissional funciona como uma trajetória caracterizada pelos traços que antecedem e consolidam a formação profissional de um indivíduo.

Ou seja, a carreira profissional é uma maneira de compilar tudo o que aquela pessoa experienciou no âmbito profissional (como sua história) e que impactou seu currículo.

Isso tudo, de um modo em que outras pessoas consigam reconhecer seus feitos e conquistas. No entanto, a carreira profissional vai além disso para quem busca crescer. Por isso, determinadas dicas são válidas.

Quais são as habilidades essenciais para crescer profissionalmente?

O início de carreira pode ser um grande desafio, especialmente pela pressão social e imaturidade.

Nesse momento, algumas pessoas tendem a supervalorizar o “acertar” e, muitas vezes, acabam se frustrando por mirar em algo que foge da realidade, convenhamos, o perfeito não existe na vida real.

Mas alguns pontos são centrais na hora de escolher uma profissão. Não entrarei no mérito de afinidade e proficiência com a profissão, sua missão, valores e objetivos.

Entenda, no momento em que se define um caminho desejado, “dar errado” é uma eventualidade, mas se você tem foco, o que realmente importa: deixar de ser o como executar, mas o quando.

Diante desse fato, o que a maioria das empresas desejam é um profissional formado: profissional de carreira, não um aventureiro.

Cada vez mais no mercado as vagas exigem experiência prévia, o ledo engano é que algumas não classificam experiência profissional apenas como ter trabalhado em alguma empresa e enfim.

Por isso, não despreze qualquer tipo de experiência, mesmo aquelas que estão fora do âmbito profissional. Isso vai te fazer ter repertório.

Além do repertório, vejamos algumas habilidades essenciais para traçar uma carreira profissional:

  • Intensidade e escolha;
  • Aprenda a vender;
  • Análise pessoal;
  • Networking;
  • Medo e inexperiência;
  • Impaciência e ansiedade;
  • Confiança.

Intensidade e escolha

Isso é algo que pode ser considerado clichê ou de senso comum, mas se você age com intensidade nas suas escolhas, pode ter certeza que esse esforço será recompensado e você tenderá a ter feedbacks mais calorosos.

Eu, por exemplo, devido à escolhas que fiz e à intensidade que apliquei, fui promovido duas vezes quando entrei em uma multinacional, a ponto de virar chefe do meu chefe.

Aprenda a vender

Estamos constantemente vendendo alguma coisa, se vende a imagem, uma ideia, produto, negocio.

Portanto, a capacidade de vender é inerente para qualquer carreira profissional, especialmente aquelas que lidam com o  empreendedorismo;

Autoavaliação

Essa é habilidade baseada na análise pessoal. Basicamente, entender quais pontos estão funcionando ou identificar o que se deve evitar para minimizar problemas.

Profissionais com alto poder de análise pessoal conseguem mudar seus hábitos corporativos para obter melhores desempenhos.

Networking

Por mais que essa seja uma questão social, não deixa de ser uma habilidade. O networking é muito poderoso e ele pesa muito na hora de construir uma carreira profissional.

Imagine o seguinte: em uma sala de aula, a pessoa que mais se relaciona com os demais, agindo profissionalmente, tende a ser lembrada quando surgir uma oportunidade:

Você acha que os integrantes dessa sala irão se lembrar de quem mais interagiu ou de quem ficou relegado e não os dirigiu nenhuma palavra?

Exatamente: no mercado, quem interage, ganha.

Medo e inexperiência

É notório que socialmente “demonstrar fraqueza” ou medo não é aceitável, especialmente no âmbito profissional.

Mas, vida real, se você consegue transformar isso em empoderamento, essa fraqueza passa a ser vista como força. Explico:

Matheus Nachtergaele, famoso pelo seu personagem João Grilo, no início de sua carreira, teve que fazer uma peça em que se apresentava em nu artístico.

Eram todos nus, e ele não tinha um corpo exuberante como os colegas que contracenavam com ele, muito pelo contrário o corpo dele, magro, com barriguinha, enfim, algo que “fugia do padrão”.

Veja, quando questionado sobre isso, Matheus respondeu algo como: o teatro é uma representação da vida real, e na vida real não existem padrões, somos todos diferentes.

Perceba, para alguns o corpo do Matheus poderia ser um fator gigantesco para ter medo, de aparecer ou mostrá-lo, mas, mesmo com a inexperiência, ele lidou com maestria e contornou essa situação.

Impaciência e ansiedade

Estar constantemente em busca de melhorar é uma habilidade exuberante para qualquer profissional.

Porém, muitos confundem isso com o “ter que melhorar”. Você não tem que nada.

Entenda, é ótimo estar em constante desenvolvimento, isso é poderosíssimo. Porém, essa ansiedade em “ter que”, essa obrigação, pode gerar conflitos e danos a sua saúde mental.

Profissionais que traçaram carreiras exuberantes tiveram que controlar a ansiedade e impaciência. Isso vai alem do profissional, imagine um negócio:

Ao empreender, muitas empresas quebram por estarem certas na hora errada. Por isso, ter calma e intensividade no momento certo é muito mais proveitoso.

Imagine a Apple: grande empresa de tecnologia e inovação, ela quase faliu no começo de 1990.

Poucos sabem, mas ela teve diversos lançamentos que se tornaram fiascos nesse período, lançaram até um videogame chamado Pippin.

Produtos que se tivessem sido lançados atualmente, com suas devidas atualizações, poderiam ser fortes no mercado.

Confiança

Quando você não se enquadra, tem problemas e não tem sucesso. Mas se você não está onde gostaria, você deveria ter orgulho, essa fase faz parte de sua trajetória.

Confiança é reconhecer que cada um tem o próprio ritmo. Entenda, se você ainda “não chegou lá”, não tem problema, reconhecer que esse é o seu momento atual vai te gerar tremenda confiança.

Quais são as dicas para quem deseja se diferenciar profissionalmente?

carreira profissional

Estive recentemente em uma palestra que me inspirou a fazer esse texto e inclusive lançar o podcast jovens ambiciosos.

Mesmo tendo me estendido mais do que deveria, existem algumas dicas que mencionei no dia e outras que, por tempo, acabaram não entrando, então, decidi compartilhar agora.

Quem busca dicas, geralmente, está no início de sua carreira. Mas não se engane, essas dicas são válidas para o sucesso profissional e planejamento de carreira.

Então, vamos as dicas para ter sucesso profissional:

  • Informações desatualizadas: manter informações desatualizadas na internet, currículo e outros portfólios, pode te gerar desclassificações durante momentos de seleção;
  • Cursos gratuitos: aproveitar a gratuidade de alguns dos recursos presentes no mundo vai te ajudar a expandir repertório e ganhar experiência;
  • Kaizen: o desenvolvimento contínuo está atrelada ao aumento de produtividade, ter boa gestão de tempo e redução de custos, isso te ajuda tanto no âmbito profissional quanto no financeiro;
  • Pague-se primeiro: um pedaço eu invisto e o resto eu lido com as questões financeiras diárias;
  • Não superestimar o trabalho como geração de renda em detrimento dos investimentos.

Se você quiser saber mais sobre esses últimos dois pontos, poderá escutá-los no Podcast Segredos Financeiros – Jovens Ambiciosos.

Aos jovens, para quem está no início de carreira, quem já está consolidado, quem deseja mudar de setor ou emprego: sejam ambiciosos.

Tenham gana (não ganância) e, principalmente, intensidade no que fazem. Os resultados serão intensos por igual.

Por fim, a carreira profissional deve ser encarada como uma oportunidade de tecer uma trajetória que contemple seus objetivos financeiros e pessoais, mas mais que isso: deixar um legado.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *