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O que é Endomarketing? Conheça a sua importância para as empresas!

endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia bastante utilizada para melhorar a condição de um ambiente de trabalho para seus colaboradores.

Com um bom Endomarketing, as empresas conseguem motivar seus funcionários e evitar um aumento do turnover (índice de rotatividade de funcionários).

O que significa endomarketing?

O Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.

Também conhecido como Marketing Interno, ele tem como objetivo melhorar a imagem da empresa para seus próprios colaboradores, tornando a equipe mais satisfeita e motivada.

Esse tipo de estratégia é essencial para que o clima organizacional se mantenha saudável, já que reconhece o valor de todos que contribuem para o funcionamento da empresa.

Alguns exemplos de ações de Endomarketing são:

  • Confraternizações;
  • Comemorações de conquistas;
  • Eventos;
  • Premiações;
  • Reconhecimentos públicos.

Esses tipos de ações fazem com que as pessoas passem a ter uma melhor percepção sobre o negócio, enxergando-o de maneira mais humana.

Quais empresas devem utilizar o Endomarketing?

funcionários no escritório

Um erro gravíssimo de pequenos empreendedores é achar que, por liderarem um time pequeno, não é necessário fazer ações de Endomarketing.

No entanto, seja qual for o tamanho de uma empresa, o Marketing Interno sempre será importante.

Nesse caso, o que muda é apenas a ação de Endomarketing, já que muitas delas não demandam tanto investimento financeiro.

Para valorizar seu time, basta aproveitar momentos especiais para reconhecer a importância de cada um para a empresa.

Uma boa oportunidade para isso são os aniversários, onde você pode enviar uma mensagem não só parabenizando, mas também falando sobre como aquela pessoa é especial para a empresa.

Portanto, independentemente do tipo, volume ou condição da sua empresa, o Endomarketing é uma estratégia que não pode faltar.

Quais os benefícios do Endomarketing?

Além de deixar os colaboradores mais motivados, o Endomarketing também contribui para a otimização da produtividade.

Isso acontece, pois quando os funcionários acreditam no trabalho que fazem, eles executam suas atividades de maneira proativa e mais efetiva.

Um outro ponto que reforça os bons resultados na empresa é a menor rotatividade de funcionários.

Para entender, basta refletir: funcionários novos precisam de treinamento e levam um certo tempo para se adaptarem ao trabalho.

Enquanto isso, quem já está na empresa há certo tempo possui todas as práticas necessárias para o exercício efetivo do trabalho.

Por fim, outra vantagem trazida pelas ações de Endomarketing é o desenvolvimento de colaboradores leais e compromissados com a empresa.

Na Empreender Dinheiro, sempre reforço que somos um time de empreendedores, e o maior benefício disso é que quando todos se sentem donos do negócio (e são tratados como tal), é mais provável que se esforcem mais para alcançarem resultados relevantes.

Como fazer Endomarketing?

Depois de entender a importância do Marketing Interno, chega o momento de definir como trabalhar essas ações dentro da sua empresa.

Como dito anteriormente, existem diferentes formas de trabalhar o Endomarketing, já que tudo depende dos objetivos do negócio e dos recursos disponíveis.

É importante reforçar que os principais objetivos da empresa devem ser realmente agradar, motivar e interagir com seus colaboradores.

Por isso, seus interesses devem ser levados em conta no momento de tomar decisões.

Para ajudar, confira algumas dicas de como fazer Endomarketing:

Descubra seu clima organizacional

O primeiro passo, dado antes mesmo do início de qualquer ação dentro da empresa, é fazer uma pesquisa de clima organizacional.

Ela serve para que os gestores entendam como o time enxerga a empresa e avaliam o ambiente de trabalho.

Esse tipo de pesquisa ajuda também a entender se eles se sentem reconhecidos e motivados, além de quais os tipos de benefícios eles desejam ter.

Promova eventos

Alguns tipos de eventos como cafés da manhã, palestras e workshops podem fazer com que os colaboradores se sintam mais à vontade entre si e dentro da empresa.

No caso dos workshops e palestras, é importante respeitar temas que sejam de interesse do time.

Assim, além de descontrair os colaboradores, você estará estimulando a criatividade deles dentro do negócio.

Ofereça benefícios

Quando falamos de benefícios, um grande diferencial é ir além do vale refeição e plano de saúde.

Algumas empresas oferecem descontos em restaurantes, academias e atividades culturais, a partir de parcerias com outros negócios.

Desenvolva sua equipe

Investir na capacitação e especialização de funcionários de destaque é uma estratégia excelente para fazê-los se sentirem valorizados.

Além de contribuir para o desenvolvimento da empresa, pois qualifica o trabalho desses funcionários, isso faz com que os outros trabalhadores almejem posições de destaque para também serem beneficiados.

Para saber como promovo o Endomarketing dentro da Empreender Dinheiro, confira abaixo o episódio do Podcast Segredos Financeiros:

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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