Home Podcasts Mudar de carreira: como fazer isso?

Mudar de carreira: como fazer isso?

mudar de carreira 1

Quando se fala em mudar de carreira, muitas palavras podem afetar diretamente a vida de quem as lê e/ou ouve. Por isso, é importante destacar que essas são apenas reflexões.

Mudar de carreira é uma prática que pode ser escolhida por pessoas em diferentes situações de suas vidas, sejam situações positivas ou negativas.

Por isso, antes de mudar de carreira, é importante que você observe quais são os seus objetivos.

O que significa mudar de carreira?

mudar de carreira

A mudança de carreira, para aquelas pessoas possuem certo incômodo com sua realidade profissional, é um movimento bastante natural.

No entanto, isso não quer dizer que esse é um processo fácil.

Muitas vezes, inclusive, mesmo com inquietações, vários profissionais não possuem a coragem ou as condições suficientes para fazer essa mudança em sua vida.

No meu caso, com 23 anos, dentro da Deloitte, decidi que queria mais, mesmo crescendo lá dentro, o maior cargo que eu podia alcançar ainda não me oferecia o que eu desejava.

O primeiro passo para mudar de carreira

Em uma realidade de inconformismo, mesmo em meio à muitas críticas à minha escolha, inclusive da minha mãe, pedi demissão após 2 promoções consecutivas para abrir meu próprio negócio.

O primeiro fator que permitiu isso foi, sem dúvida alguma, eu acreditar em mim mesmo. A autoconfiança foi um dos fatores mais poderosos, inclusive, para que eu conseguisse enfrentar as dificuldades de mudar de carreira.

Além disso, é claro, eu também enxergava uma assimetria muito positiva, falando como empreendedor: caso desse errado, eu sabia que os danos não me impactariam de forma tão intensa. Pelo menos, eu aguentaria uma quebra.

Isso porque eu já possuía uma reserva financeira para investir nesse negócio.

A importância de mudar de carreira

Trabalhar em um local em que, a partir de um momento, você deixa de acreditar, ao longo do tempo acaba lhe tornando um profissional ruim.

Isso porque pensar em um negócio ou projeto sem acreditar no potencial daquilo tira toda a sua motivação.

Isso é comum às pessoas que têm um perfil empreendedor, que acabam se sentindo desconfortáveis em empresas que não permitem espaço para isso.

Nesses casos, mudar de carreira significa respeitar seu próprio processo e, principalmente, potencial de crescimento profissional e até mesmo pessoal.

Para isso, você pode recomeçar do zero no mercado de trabalho, entrar em uma empresa de outro setor ou, se tem intenções de enriquecer de verdade, empreender.

Como mudar de carreira?

Para te ajudar no seu próprio processo, separei algumas dicas para você que deseja mudar de carreira e transformar sua vida profissional:

Acredite em seu potencial

No meu processo de mudança de carreira, fiz questão de me manter completamente convencido de que eu era, sim, capaz de fazer tudo o que eu desejava.

Essa tarefa, sem dúvida alguma, não é fácil, já que exige de nós um forte autoconhecimento e foco para não absorvermos as inseguranças de amigos e familiares que, no fundo, só querem nosso bem.

Por isso, ao pensar no motivo pelo qual você deseja mudar de carreira, lembre-se de reafirmar a sua capacidade para realizar esse objetivo.

Caso você não possua os recursos financeiros ou o conhecimento necessário, isso vai te motivar a buscar tudo o que for preciso.

Entenda o mercado de trabalho

Antes de mudar de carreira, é importante também estudar o mercado de trabalho e entender quais as oportunidades oferecidas por ele.

Além de gostar do que faz, você precisa observar se a área desejada realmente possui potencial de crescimento.

Converse com quem já mudou de carreira

Um erro comum a quem tem vontade de mudar de profissão é conversar com amigos e familiares que não façam parte do mercado de trabalho desejado.

Muitas vezes, ao pedir conselhos dessas pessoas, você acaba recebendo apenas o reflexo das inseguranças delas.

Por isso, é importante procurar um profissional que já tenha feito uma transição de carreira, para que você tenha condições de pedir conselhos sobre os caminhos a serem seguidos.

Busque networking

Seja optando pelo empreendedorismo ou “apenas” pela mudança de profissão, ter uma boa rede de contatos contribui demais para o alcance de seus objetivos.

Para isso, você pode começar a visitar espaços que pessoas da área desejada frequentam, como palestras, cursos e eventos.

Mantenha-se atualizado

Iniciar uma nova carreira profissional exige novos conhecimentos e práticas de qualquer profissional.

Para isso, é importante estar por dentro de novos cursos sobre a área e, no caso do empreendedorismo, na trajetória de outros empreendedores.

Muitas vezes, isso pode contribuir diretamente nas ideias que você possui para seu projeto, tornando-as ainda mais eficazes.

Tenha um plano de carreira flexível

É muito importante que, ao decidir mudar de profissão, você tenha em mente o que deseja no curto, médio e longo prazo.

Isso ajuda a guiar suas decisões durante o processo e entender quais as metas que devem ser alcançadas para que você chegue em seu objetivo.

Em alguns momentos, no entanto, tanto sua realidade quanto seus desejos podem mudar. Por isso, esteja aberto à reajustes e adaptações.

Lembre-se que o mais importante na hora de mudar de carreira é respeitar quem você é no momento atual. Se você estiver interessado, confira um pouco mais sobre o meu processo de mudança de carreira no Podcast Segredos Financeiros que está logo abaixo.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *