Home Podcasts Produtividade e hábitos saudáveis: qual a relação?

Produtividade e hábitos saudáveis: qual a relação?

produtividade

A produtividade está ligada a diversos fatores físicos e principalmente emocionais. Por conta disso, quem deseja ter melhores resultados precisa começar a dar mais atenção à saúde.

Com mais produtividade, as pessoas conseguem não só se desenvolver, mas também crescer em seus ambientes de trabalho e outras áreas da vida.

Como ter mais produtividade?

Muitas pessoas pensam que a palavra produtividade está ligada a trabalhar sem parar. No entanto, uma coisa não está necessariamente ligada a outra.

Evidente que muito trabalho pode sim dar um bom resultado no final das contas, mas uma pessoa focada pode render muito mais do que quem trabalha por mais tempo.

Isso, se ela estiver trabalhando melhor.

O que faz alguém trabalhar bem, portanto, é exercer uma função de maneira consciente, otimizando o tempo e aumentando o seu desempenho.

Para isso, é preciso buscar condições que aumentem nossa disposição, fazendo com que nós possamos trabalhar de maneira mais eficiente.

Qual a relação entre produtividade e saúde?

homem na frente do computador sorrindo

A manutenção de uma boa saúde é importante para um bom desempenho em diversas áreas da vida.

Isso porque, quando estamos bem, conseguimos produzir mais e com uma melhor qualidade, já que não existem preocupações ou distrações em nosso corpo e mente.

Sabendo disso, não só as empresas precisam incentivar práticas saudáveis, quanto os próprios indivíduos buscarem melhorar sua qualidade de vida.

Para ajudar, confira algumas dicas de hábitos saudáveis que ajudam na produtividade:

Faça atividades físicas

Quando se fala em atividade física, muitos pensam logo nas academias comuns. No entanto, o recomendado, na verdade, é apenas sair do estado de sedentarismo.

Para isso, você precisa buscar algum tipo de atividade que goste, assim conseguindo mantê-la como um hábito em sua vida.

Alguns exemplos de atividades físicas são:

  • Natação;
  • Luta;
  • Corrida/Caminhada.

Com o corpo em movimento, seu corpo mantém uma maior circulação sanguínea no cérebro, que contribui para a manutenção de seus neurônios.

Portanto, estar em movimento ajuda a manter seu cérebro ativo e, consequentemente, suas ideias também.

Não esqueça de dormir

Um erro gravíssimo é achar que você está sendo produtivo se passa a noite inteira trabalhando.

Mesmo que isso seja necessário em alguns momentos, ao longo prazo, essa ação pode prejudicar seriamente seus rendimentos.

Dormir não serve apenas para nos deixar ativos no outro dia, mas também para regular nosso organismo, evitando doenças como a obesidade e a depressão.

Escolha comidas de verdade

Segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa com nível de nutrição adequado consegue atingir até 20% de aumento em sua produtividade.

O mesmo estudo também mostra que alimentos como peixes, nozes, grãos e chocolate amargo são responsáveis por incentivar o trabalho do cérebro.

Portanto, com os alimentos corretos, além de manter o bom funcionamento dos órgãos e tecidos, você consegue influenciar processos cerebrais como o raciocínio lógico, concentração e memória.

Para isso, busque um bom nutricionista e desenvolva uma base alimentar de acordo com suas necessidades particulares.

Hábitos saudáveis: quais os benefícios?

A qualidade da nossa vida está diretamente ligada à qualidade dos nossos hábitos, já que são eles que representam as ações da nossa rotina.

Portanto, buscar adotar mais atividades saudáveis no dia a dia, sem dúvida alguma, contribui para uma melhoria na qualidade de vida no indivíduo.

Por consequência, com mais disposição e energia, você conseguirá se dedicar com mais atenção para as áreas de sua vida, evitando a perda de momentos e experiências especiais.

Se você deseja saber mais dicas de produtividade e hábitos saudáveis, confira o episódio abaixo do Podcast Segredos Financeiros:

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *