Para conseguir calcular uma taxa para o mercado que se deseja atingir, é preciso conhecer o poder aquisitivo dos potenciais consumidores. Assim, a chance de errar na disponibilidade do negócio é diminuída de forma significante.
Ou seja, mesmo que aquela parcela da sociedade não tenha relação direta com o seu produto, estudar o poder aquisitivo traz recursos palpáveis para entender se haverá uma possibilidade de relação de compra.
O poder aquisitivo é a capacidade financeira que a população de um país tem para adquirir bens e serviços.
O poder de compra no Brasil é analisado através da Paridade do Poder de Compra (PPC) ou Paridade do Poder Aquisitivo (PPA), em comparação entre dois países.
Por que é importante conhecer o poder aquisitivo da população que o negócio deseja atingir?
Para abrir um negócio com maior probabilidade de sucesso, é primordial entender qual o contexto financeiro que os clientes da marca possuem.
Isto é, entregar um produto ou serviço que ‘caiba’ no bolso de quem for adquiri-lo.
O poder de compra brasileiro não é o mesmo que em outros países. O erro comum pode ser na abertura de franquias, por exemplo.
Às vezes, um empresário que inaugura uma franquia em determinada área de outro país espera o mesmo retorno financeiro.
No entanto, é preciso entender que a situação econômica de cada país é variável, fatores de localização geográfica dentro de um mesmo país também interferem nesse recebimento.
Para conseguir ter uma empresa sustentável é preciso estabelecer preços dentro do poder aquisitivo financeiro do público alvo. Uma boa pesquisa evita prejuízos futuros.
Se baseado o poder de compra no salário mínimo significa que, se o salário não acompanha a inflação o poder de compra cai.
Por exemplo, se em um período de dois anos a inflação subiu e o salário não, com R$ 10,00 não será possível comprar as mesmas coisas nos anos posteriores.
Se os produtos e serviços aumentam o custo, a remuneração dos cidadãos precisa seguir a mesma linha.
Como calcular?
Utilizando o poder aquisitivo no conceito de PPA ou PPC, é possível calcular e entender quanto uma determinada moeda pode comprar no fator internacional, levando em conta o câmbio real.
Assim, é possível entender se o que aquela população recebe condiz com o custo de vida do local em que mora.
Ou seja, é levado em consideração fatores como moradia, alimentação e outras necessidades essenciais.
O PPA é um importante método comparativo com o Produto Interno Bruto (PIB).
Através do seu cálculo é viabilizado o mapeamento das condições monetárias de um espaço. Por isso, é preciso estar atento ao risco de perda do poder aquisitivo.
É importante compreender que o salário não é o mesmo que o poder aquisitivo.
Por exemplo, alguém que em um determinado período de tempo recebia um salário X e conseguia comprar 100 pacotes de feijão, com a mudança na inflação, recebendo a mesma coisa, pode começar a poder comprar apenas 80 pacotes de feijão.
Ou seja, o salário não mudou, mas o poder aquisitivo, sim. Entender as oscilações e acompanhar as mudanças para que não haja prejuízo financeiro para a empresa e nem perda de clientes, é importante dentro de uma organização. Para mais informações como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!