Ponto comercial: o que é e como escolher um lugar ideal?

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Mesmo com a ascensão do e-commerce, muitos negócios ainda buscam um ponto comercial para as atividades físicas da empresa.

Ter um ponto comercial pode ser uma estratégia interessante, mas, para isso, é necessário entender bem como escolher o lugar ideal para exercer o empreendedorismo.

O que é um ponto comercial?

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O ponto comercial é o espaço físico onde os consumidores vão para adquirir produtos ou serviços de determinada empresa.

Mas, mais que isso, no direito e na contabilidade, o ponto físico é considerado um ativo intangível da empresa.

Ou seja, uma valorização no preço do ponto venda de uma empresa traz, consequentemente, uma valorização no patrimônio da mesma.

Mesmo com os negócios crescendo e se expandindo via meios digitais, o espaço físico, se bem utilizado, pode ser uma ótima forma de criar a identidade da empresa e desenvolver recorrência local de compras.

Isso se justifica porque ter um local de venda físico pode proporcionar uma experiência muito positiva para o consumidor, existindo a possibilidade de convertê-lo em um advogado da sua marca, por exemplo.

Logo, ainda existem benefícios que o ponto pode trazer para alguns tipos de negócios.

4 dicas de como escolher um ponto comercial

Grande parte do sucesso de um estabelecimento comercial, se deve ao lugar que é escolhido para que ele seja instalado.

Essa é uma decisão complexa e que pode ser crucial para o sucesso do seu ponto fixo.

Portanto, é necessário destacar algumas dicas de como escolher um ponto comercial.

Dica 1: Conheça o seu público

Para qualquer negócio, conhecer o público alvo é algo extremamente essencial para o sucesso com as vendas.

Portanto, para encontrar ponto comercial ideal para o seu negócio, você deve ser perguntar:

  • Porque o consumidor iria vir até aqui?
  • Como o consumidor chegaria até o ponto de venda?
  • Qual a recorrência ideal para o negócio?

Ao responder essas perguntas, você estará mais perto de encontrar um lugar que satisfaça a vontade do consumidor e que seja de fácil acesso, e a partir daí, saber se você vai conseguir ter a recorrência necessária para escalar o negócio.

Dica 2: Avalie bem a vizinhança

Ao escolher o ponto, é importante levar em consideração as outras atividades econômicas que estão na região.

É interessante procurar um ponto físico que estejam localizadas empresas que já tem a presença de um público alvo semelhante ao seu.

Além disso, é importante analisar se existem concorrentes na região desejada, porque desta forma você vai conseguir desenvolver um bom planejamento estratégico.

Para algumas atividades econômicas, é interessante estar próximo de concorrentes, já para outras, nem tanto.

Portanto, todos esses pontos devem ser levados em consideração para o setor do seu negócio.

Dica 3: Mais de opção de ponto comercial

Para encontrar ponto comercial, é importante ter mais de uma opção de lugar em mente.

Assim você pode levar em consideração o custo, atividades econômicas na localização, facilidade de adquirir insumos, entre outros pontos essenciais para planejamento do negócio.

É muito importante não se deixar levar pela ansiedade na hora de escolher o local do ponto comercial. Essa é uma das decisões mais estratégicas para o desenvolvimento do negócio.

Dica 4: Organização financeira

Assim como nas finanças pessoais, para escolher um ponto comercial para o seu negócio é necessário estar com as contas na ponta da caneta.

Não só o custo do aluguel deve ser levado em consideração, o empreendedor deve levar em conta também:

  • Espaço com internet disponível;
  • Segurança particular;
  • Público qualificado;
  • Possibilidade de ponto comercial valorizado.

Tendo acesso a alguns desses pontos essenciais para operação do negócio, mesmo pagando um pouco mais caro no aluguel, o custo benefício pode ser maior.

Por fim, é importante lembrar que mesmo com ascensão dos comércio digitais, o ponto comercial ainda pode ser uma estratégia válida para algumas empresas, podendo ser uma forma rentável de escalar o negócio.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

2 respostas

  1. Genial, realmente mesmo com o “BOOM” digital o PDV ainda tem seu peso sobre determinados produtos. O artigo é de fato muito bom, parabéns.

    1. Totalmente, algumas empresas e negócios esquecem que o físico ainda é uma realidade viável para alavancar vendas. Isso é notório nas análises que algumas franquias realizam na hora de implementar seus estabelecimentos, sempre buscam bons pontos de venda, localização, fluxos e outras métricas.

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