Conquistar novos clientes é uma tarefa árdua e por vezes, cara. Principalmente, o gasto com publicidade e até mesmo com o refinamento das soluções vendidas. Contudo, manter um cliente pode ser mais econômico do que conquistar novos, e por isso, a prática do pós-venda.
O pós-venda funciona por meio de um vínculo gerado entre o prestador de serviços ou vendedor e o consumidor. Nessa perspectiva, o pós-venda tenta agregar mais produtos ou serviços que sejam de equivalente importância para o cliente.
Então, o pós-venda é uma forma de acompanhamento de um cliente para construção de um relacionamento comercial e dessa forma, vender mais soluções (produtos ou serviços) com o intuito de auxiliar mais ainda aquele consumidor. Para exercer o empreendedorismo com excelência, é preciso estar atento a essa etapa!
Como funciona o pós-venda?
O processo de pós-venda pode ser expresso por uma linha tênue entre ele e a venda predecessora, em alguns casos, acontece em um único processo de venda.
Contudo, realizar pós-venda pode ser uma tarefa árdua, mas que compensa com a fidelização do cliente.
Por isso, algumas empresas empregam ferramentas para pós-venda que auxiliam no tratamento de dados e até mesmo contato com o cliente, como por exemplo:
- Automatizar e-mail marketing com script de pós-venda para direcionar clientes no funil de vendas da empresa;
- Usar um sistema ou software para coletar dados;
- Ter um CRM (Customer Relationship Management) gestão de relacionamento com o cliente que permite através da ferramenta CRM – automatizar, sincronizar e organizar informações de clientes.
Como fazer pós-venda?
A mensagem de pós-venda, deve ser não-intrusiva e na mesma medida persuasiva, uma vez que o cliente tem que despertar o interesse por soluções vendidas pela empresa.
Mas, uma vez passada a primeira aquisição, se torna mais fácil vender novamente para o mesmo cliente.
Além disso, para obter maior êxito no processo e fazer pós-venda é necessário:
- Conhecer o cliente: isso permite que a empresa direcione e desenvolva seus esforços em ações que irão, realmente, impactá-los. Seja garantindo maior assertividade nas soluções ou até mesmo, mais valor;
- Fazer pesquisas de satisfação (Net Promoter Score): avalia a felicidade do cliente com a marca. Portanto, o NPS é um indicador de qualidade e reflete o conceito de customer success, que significa, ajudar o cliente a chegar no resultado almejado pelo mesmo;
- Fazer o follow-up do após a venda: cada empresa deve desenvolver o seu “tempo certo” para entrar em contato. Geralmente, é dias após a venda e não é só uma forma de vender mais, mas, de acompanhar o cliente e saber se o que foi vendido teve êxito;
- Entregar valor sempre: uma das formas de fidelizar o cliente e torná-lo mais suscetível a compra é, justamente, entregar um conteúdo exemplar. Por isso, o problema do cliente não deve ser postergado e a pós-venda deve lidar com novas soluções;
- Ofertar benefícios: um grande motivador de novas aquisições é gerado pelo senso de exclusividade e ainda mais, pelos benefícios que são ofertados. Ao realizar ações como essas, as empresas fortalecem o vínculo já criado e aumentam as chances de compra;
- Ter um atendimento exemplar: parte do processo de venda é ter um atendimento excelente, pois, o consumidor mal atendido pouco provavelmente finaliza uma compra. Já se tiver comprado, pode deixar de reincidir devido um mal atendimento.
Qual é a importância do pós-venda?
A experiência do cliente é parte fundamental para manter vivo um relacionamento duradouro. Visto que, o cliente que percebe valor na marca, que tem sua necessidade atendida, apresentará uma espécie de gratidão ao seu solucionador.
Por isso, a importância do pós-venda vai além de uma mera venda, é preciso construir uma base para que ele ocorra, mas após a construção dessa base, um bom atendimento e um pós-venda efetivo, o cliente tenderá a permanecer com a empresa.
Em contrapartida, pensando não somente no bem-estar do cliente, a empresa é o beneficiado real com o pós-venda bem-sucedido.
Através desse relacionamento criado, é possível ofertar novos produtos e serviços, aumentar o ticket médio da empresa e inclusive conquistar fãs da marca, convergindo assim, no desenvolvimento da própria empresa.
Por fim, o pós-venda é uma forma de fidelizar clientes que compraram no momento ou já apresentam uma jornada com a marca.
É evidente, portanto, o intuito de vender mais no pós-venda, porém, essa oferta de venda deve ser condizente com a necessidade e vontade do cliente, caso contrário, tenderá ao desgaste e é possível que o cliente não compre mais nenhuma solução disponível.