Assim como outras várias informações financeiras relevantes para o negócio, o prazo médio de pagamento é um dado relevante para o planejamento e projeção do negócio.
Por isso, para organizar as questões financeiras e contábeis de um negócio, entender o que é o prazo médio de pagamento e como calculá-lo é muito importante no empreendedorismo.
O que é o prazo médio de pagamento?
Essa atividade ponta o tempo médio que um negócio leva para completar o pagamento aos fornecedores, iniciando a contagem a partir do dia de compra.
Entender esse prazo médio de pagamento a fornecedores é muito importante para a relação com os mesmos e para a gestão orçamentária do negócio.
É interessante destacar que, se uma empresa opera com vários produtos, o prazo médio de pagamento de compras pode variar de mercadoria para mercadoria, tendendo naturalmente a ser maior quanto mais cara a compra for.
Ou seja, é necessário para o controle do fluxo de caixa de um negócio.
Quanto maior for o PMP, melhor será para o seu caixa, já que haverá mais tempo de você conseguir vender produtos e pagar suas obrigações com o fornecedor.
Como calculá-lo?
Para ter em mãos essa informação valiosa, é necessário primeiramente entender como calcular prazo médio de pagamento.
Ao comprar de um determinado fornecedor, a gestão de pagamento deve se atentar a todos valores exatos a serem pagos e seus respectivos prazos.
Para fazer esse cálculo, basta usar a fórmula do prazo médio de pagamento:
- PMP = Somatório (Prazos dos pagamentos x Valores) / Somatório de todos os valores.
Por exemplo, uma loja de calçados comprou insumos de uma fábrica x e da fábrica y, nos x valores de R$2.000,00 e R$3.000,00 e nos prazos de 50 dias e 40 dias, respectivamente.
Assim, basta inserir os valores na fórmula do PMP descrita acima.
- PMP= {(2.000 x 50) + (3.000 x 40)}/(2000 + 3000)
- PMP= (100.000 + 120.000)/5000
- PMP= 40 dias
Portanto, esta loja de calçados terá o PMP aos seus fornecedores de 40 dias.
Importância do PMP
No processo contábil e de planejamento orçamentário de um negócio, colher e documentar o máximo de informações possíveis é muito importante.
O valor do índice do PMP permite a obtenção de outras diversas informações chaves para um negócio.
Portanto, entre as principais funções do cálculo, estão:
- Viabiliza o cálculo da necessidade de fluxo de caixa;
- Junto com o prazo médio de recebimento é possível evitar o caixa negativo;
- Viabilizar o processo operacional de um negócio.
Ou seja, é uma métrica relevante que informa, conjuntamente com outras informações, sobre a disponibilidade de recursos financeiros em um negócio para viabilizar a operação e funcionamento da empresa.
Por fim, é importante destacar que informações como o prazo médio de pagamento não podem ser deixadas de lado pela gestão de um negócio, já que são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento financeiro de uma empresa.