Para ter sucesso com os negócios, é necessário entender como deve ser feito o processo de precificação de serviços, para assim otimizar seus lucros.
Com a melhor precificação de serviços para a seu negócio, você tornará a atuação do empreendedorismo mais competitivo no mercado, aumentando as chances de escalabilidade.
O que é a precificação de serviços?
A precificação de serviços, intuitivamente, é o processo de definição de preços para serviços prestados por pessoas ou empresas.
Muitas pessoas e negócios, para definir preço de serviços que prestam, buscam apenas levá-lo a um ponto que torne o negócio lucrativo.
Entretanto, para que o negócio se destaque em meio a um mercado competitivo e se torne escalável, a tarefa de precificar serviços deve ser feita com mais atenção e inteligência.
Formas de precificar serviços
Para a precificação de serviços, não basta analisar apenas os custos e as margens esperadas.
A empresa, para se destacar no mercado, precisa definir um preço competitivo e que seja menor que o valor entregue ao consumidor.
Por isso, definir o preço a ser cobrado por um serviço não é uma tarefa completamente intuitiva.
Existem 3 abordagens para calcular preço de venda de serviço, que não devem ser enxergadas separadamente. São elas:
- Precificação baseada no custo;
- Precificação baseada no mercado;
- Precificação baseada no valor.
Precificação baseada no custo
A precificação baseada no custo é o modo de precificar serviços mais tradicional possível.
A partir dos custos fixos e dos custos variáveis relacionados à produção, a pessoa ou a empresa define o preço, definindo uma margem de lucro desejada.
Essa definição de preço faz sentido financeiramente, mas, em contrapartida, não leva em consideração o mercado competitivo.
Além disso, ela também não estima o quanto o consumidor está disposto a pagar e não consegue desenvolver estratégias eficientes de diferenciação de preços para atingir diferentes segmentos de consumidores.
Precificação baseada no mercado
A precificação baseada nos competidores de mercado, é definida a partir de uma pesquisa e entendimento do funcionamento do mercado o qual o serviço está inserido.
Esta pode ser uma forma interessante para alguém que esteja entrando com um pequeno negócio no mercado.
Entretanto, esta estratégia leva o prestador de serviços a ser um tomador de preços do mercado, perdendo a capacidade de se capitalizar a partir das diferenças entre seu serviço e o serviço prestado pelo competidor.
Precificação baseada no valor
Por último, na precificação baseada no valor, o preço é definido a partir da percepção de valor do cliente sobre o serviço.
Essa estratégia de precificação é muito eficiente para produtos e serviços novos para o mercado.
Contudo, esse modo de precificação apresenta uma séria restrição competitiva, já que leva em consideração a percepção de valor do consumidor em relação ao serviço isolado do resto do mercado.
A percepção de valor de um serviço, quando analisado juntamente a um mercado competitivo, é completamente diferente.
Como precificar um serviço?
É interessante entender as 3 formas de precificação de serviços descritas acima, mas, mais importante ainda, é perceber que, para a definição do preço dos serviços, é necessário mesclar todas essas estratégias.
Além disso, é importante entender algumas técnicas que podem ajudar a precificar serviços para a otimização dos resultados dos seus negócios.
Conheça o break even point do seu negócio
Conhecer o break even point pode ser um ótimo jeito de entender a partir de que ponto o seu negócio começa a ser lucrativo.
Este ponto demonstra exatamente em que nível de produção as receitas e os custos totais do seu negócio se igualam.
Claro, para definir por quanto cobrar por serviço, o break even sozinho não será suficiente.
Entretanto, pode ser uma ótima forma de entender qual nível de serviços em geral que deverão estar sendo prestados para que o negócio seja lucrativo.
Diferenciação de preços
A diferenciação de preços é extremamente relevante para qualquer negócio, especialmente se você vende serviços.
Ela pode ser feita da seguinte forma: você tem um produto principal que deseja vender, mas, ao perceber que um público não consegue consumir por restrições financeiras, desenvolve uma versão simplificada e mais barata do produto.
Isso também pode ser feito se for percebido que uma parte dos seus consumidores está disposta a adquirir mais recursos, ou seja, pagar mais por seus serviços.
Portanto, a partir de um serviço inicial você pode desenvolver uma versão simplificada e outra premium.
Desta maneira, você irá alcançar um público cada vez maior, aumentando o volume de vendas e os seus lucros.
Monitore a saúde financeira do seu negócio
Muitas vezes, para formar preço de venda competitivo e mantê-lo, a saúde financeira do seu negócio pode ser prejudicada, tornando difícil manter as atividades por um longo prazo.
Portanto, é importante estar de olho na situação financeira do seu negócio e usar o preço como uma ferramenta para melhorá-la.
É possível ver que a precificação de serviços é uma das decisões e etapas mais importantes do negócio, já que a partir dela e da qualidade do serviço, o mercado pode abrir espaço para o crescimento do seu negócio.