3 dicas para definir o preço certo para um produto ou serviço

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Abrir um negócio é um processo que demanda uma série de fatores para dar certo. Um deles é definir o preço certo para o produto ou prestação de serviço que será comercializada.

Para definir o preço certo, é preciso estar atento a questões como: o tempo de produção, recursos utilizados, profissionais envolvidos e afins. Para não “pesar a mão” no preço e nem correr o risco de perder na lucratividade, existem algumas ferramentas que podem ajudar.

O preço certo nada mais é do que o cálculo para definir preço que seja condizente com o que está sendo comercializado. Essa é uma etapa importante para o sucesso e sustentabilidade da empresa.

Por que é importante precificar produto ou serviço?

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Precificar serviço ou produto é importante para não deixar margem de erros na venda e fazer com que isso prejudique o rendimento do negócio.

Além disso, a precificação é importante para entregar autoridade no que está sendo ofertado aos consumidores.

Por exemplo, se alguém chega em uma cafeteria que tem um café muito abaixo do valor do que habitualmente encontra, provavelmente, terá receio em comprar o produto.

Isso acontece porque o subconsciente cria a ideia de que aquele produto é ruim.

Quando na maioria das vezes, o produto não é de má qualidade, é a formação de preço de venda que está errada.

Em outro ponto de vista, uma cafeteria que não tem uma marca consolidada, mas apresenta um valor do café superior ao mercado comum, tende a “espantar” os clientes.

Por isso, o erro no cálculo de preço de venda pode ser um grande problema nos lucros de um negócio. Mas existem alguns recursos acessíveis que podem ajudar a estabelecer um preço de venda assertivo.

A importância de definir o preço certo: 3 dicas de como calculá-lo

Antes de tudo é preciso entender como estruturar a formação do preço de venda.

  • Custos: Quanto a empresa gasta para produzir o que é entregue aos clientes;
  • Despesas: Quanto a empresa gasta para vender o produto ou serviço que será comercializado;
  • Lucro: O retorno que resta para a empresa após vender o produto ou prestação de serviço.

Algumas ferramentas que podem ajudar no cálculo de preço de um produto ou serviço:

1. Markup: O objetivo envolve encontrar o preço que supra as despesas e ofereça o lucro que é desejado. De maneira geral, se trata de uma estimativa do que é considerada a margem de lucro ideal para o negócio.

Markup = 100 / 100 [100 – (DV + DF +LP)]

DV: despesas variáveis;

DF: despesas fixas;

LP: percentual de lucro.

Todos os percentuais devem ser atribuídos de acordo com a unidade do produto ou serviço.

2. Fórmula baseada no lucro: Para encontrar o número final que será entregue ao consumidor, é preciso adicionar um determinado valor ao custo do produto.

100% Preço de venda = Custo inicial + Percentual das despesas fixas + Percentual de lucro desejado.

3. Pesquisa de preços: Levantar os preços que são comercializados pela concorrência é uma das formas mais acessíveis para definir o preço certo para os produtos ou serviços que serão vendidos no negócio.

São algumas das formas de definir o preço certo para um produto ou serviço que a empresa irá comercializar. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

2 respostas

    1. Fallda, não oferecemos esse tipo de serviço, acredito que por meio do google você consegue encontrar profissionais que realizam tal serviço próximo a sua região.

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