O preço da gasolina é uma precificação muito relevante para a economia brasileira. Isto porque, um aumento deste preço poderá resultar em aumentos em vários outros.
Para entender o motivo do aumento ou diminuição do preço da gasolina, é necessário, estar atento a diversos fatores que influenciam o mercado de combustível. Para que as oscilações não prejudiquem a sua educação financeira!
Como funciona o mercado da gasolina no Brasil?
Para entender a composição do preço da gasolina, é necessário, entender o que de fato é este combustível e como ele é vendido no Brasil.
A gasolina é um combustível refinado do petróleo, formado, quase que totalmente, por hidrocarbonetos, que são compostos químicos formados apenas por carbono e hidrogênio.
A Petrobras produz diversos tipos de gasolina com sua própria tecnologia, utilizando algumas frações de petróleo e aditivos necessários para alcançar os requisitos necessários de qualidade de produto.
Esses aditivos servem para melhorar a eficiência da gasolina e, entre eles, são usados:
- Detergente: reduzir desgaste do motor e da injeção, visando melhorar a combustão do combustível;
- Desemulsificante: separa água no sistema de distribuição e armazenamento do combustível, visando diminuir a corrosão;
- Solvente sintético ou Agente veículo: estabiliza o combustível a altas temperaturas;
- Inibidor de corrosão: protege a circulação do combustível, diminuindo a corrosão provocada.
O Brasil, apesar de ter capacidade produtiva suficiente para atender a demanda nacional por este produto, o país continua importando petróleo e derivados.
Isso, normalmente, é explicado por algumas justificativas:
- Difícil refinamento do petróleo brasileiro;
- Para algumas regiões importação pode ser mais vantajosa economicamente;
- Participação da Petrobras vem caindo.
Composição do preço da gasolina
Entretanto, para entender como é feita a precificação, é necessário saber quais são os componentes do preço da gasolina.
Carga tributária
Uma grande parte dos preços dos combustíveis é formada pela carga tributária. No caso da gasolina, esses impostos são normalmente distribuídos da seguinte forma:
- 29% ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços;
- 16% Cide e Pis/Cofins, que são, respectivamente, contribuições de intervenção no domínio econômico e contribuição para o financiamento da seguridade social;
Distribuição e revenda
É necessário entender que os distribuidores e refinadores compram a gasolina pura e o etanol anidro que, na proporção definida por lei, serão misturados e formarão o combustível que será vendido para os postos de gasolina.
Obviamente, o preço que os postos vendem ao consumidor, são mais caros, chegando muitas vezes a ser o triplo dos preços operados pela Petrobras.
É estimado que a distribuição e venda da gasolina representa aproximadamente 12% da formação do preço do produto.
Custo do etanol obrigatório
Atualmente, 27% da gasolina deve ser composta de etanol anidro (obrigatório), que por sua vez, também influencia na formação do preço da gasolina.
É estimado que o custo do etanol anidro (“sem água”) obrigatório, compõe 11% do preço da gasolina que é cobrado aos consumidores.
Realização da Petrobras
E, claro, não poderia faltar o lucro esperado pela empresa petrolífera brasileira, a Petrobras.
É estimado que a realização da Petrobras componha uma parcela de 32% do que é cobrado atualmente para a obtenção de gasolina.
O valor de todos esses componentes podem variar e influenciar na alta da gasolina. Por exemplo, se os produtores internacionais de etanol anidro aumentarem seus preços, certamente, o preço da gasolina brasileira ficará mais cara também.
Portanto, é importante entender como o preço da gasolina é formado para uma maior noção de como os impactos na exportação e importação, tributos e distribuição podem contribuir para a alteração do preço de um produto usado diariamente por quase todos. Assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!