Se o pricing dos produtos e serviços de um negócio for feito de forma eficiente, os resultados do negócio tenderão a ser maximizados, já que a empresa provavelmente terá encontrado uma precificação lucrativa e atrativa para o consumidor.
Ou seja, para alcançar resultados positivos e garantir competitividade no longo prazo, é imprescindível que as empresas adotem uma boa estratégia de pricing no empreendedorismo.
O que é pricing?
Dessa forma, Pricing pode ser descrito como um conjunto de estratégias de definição de preços baseadas em análises de dados e informações, tendo como objetivo alcançar o preço que atenda as expectativas do consumidor e que seja lucrativo para a empresa.
Para desenvolver uma boa estratégia de pricing para o seu negócio, é necessário levar em consideração de um conjunto de fatores.
- Setor econômico do negócio;
- Restrição orçamentária do consumidor;
- Preços e condições de pagamento disponibilizados pela concorrência;
- Questões macroeconômicas que afetam o mercado;
- Break even point ou ponto de equilíbrio;
- Custos totais (fixos e variáveis).
É interessante levar todas essas questões para definir preços, principalmente com o mercado competitivo atual.
Existem algumas técnicas de pricing tradicionais que, apesar da sua lógica e importância, separadas não funcionam de forma tão eficiente.
- Custo: simples cálculo dos custos totais, a fim de determinar uma margem de lucro interessante para o negócio;
- Concorrência: estudar preços dos concorrentes e lançar produtos precificados de forma competitiva;
- Valor: determinar o preço baseando-se no valor que o consumidor enxerga, ou seja, o quanto está disposto a pagar.
É importante lembrar que todas essas estratégias são aplicáveis e podem trazer resultados positivos. Mas, para isso, não devem ser aplicadas separadamente, mas sim concomitantemente.
5 Estratégias de pricing eficientes
As táticas de definição de preços citadas acima podem ser consideradas como algumas das principais estratégias de pricing.
Entretanto, além delas, existem algumas estratégia inteligentes relacionadas ao marketing dos negócios, que tem uso frequente para se destacar em meio a um mercado competitivo.
Pricing de penetração
A técnica de pricing de penetração acontece em negócios que querem ingressar em um mercado ou por empresas que pretendem aumentar seu market share ou fatia de mercado.
Portanto, ao usar essa técnica, as empresas disponibilizam seus produtos por um preço baixo por determinado período, buscando atrair os consumidores de um novo mercado o qual está ingressando.
Preços premium
Ao conhecer seu mercado consumidor e identificar oportunidades de aumentar o ticket médio do negócio, algumas empresas utilizam a estratégia de preços premium.
Desta forma, a empresa vende um produto similar, mas com complementos de recursos, atendimentos, ou qualquer outro fator que agregue mais valor ao consumidor, cobrando um preço mais caro.
Preços baixo
De forma semelhante aos preços premium, ao analisar o mercado e encontrar oportunidades, o negócio pode utilizar a tática de preços baixos.
Dentro do mercado consumidor, provavelmente vão existir pessoas que não estão comprando seus produtos por razões ligadas às restrições orçamentárias do cliente.
Por isso, é interessante disponibilizar versões reduzidas ou simplificadas do produto por um preço mais baixo, mas entregando valor suficiente para que o consumidor compre.
Pricing psicológico
A aplicação dessa estratégia ocorre nos mais diversos negócios. Você certamente já deve ter se deparado com preços R$0,99.
Esse tipo de precificação induz o consumidor a acreditar que ele está tendo alguma economia com a compra do produto.
E, mesmo quando se trata de produtos mais caros, essa estratégia apresenta eficiência.
Skimming pricing
A estratégia do skimming pricing funciona muito bem, principalmente, para empresas consolidadas e de marca reconhecida pelo público.
Está estratégia defende uma elevação nos preços dos produtos em datas próximas ao lançamento, maximizando a receita dos primeiros produtos vendidos.
Deve-se ter cuidado com o prazo em que este preços estão elevados, porque, no longo prazo, o negócio pode perder mercado para a concorrência.
Por fim, é interessante lembrar que todas essas estratégias de pricing podem trazer resultados positivos, mas devem ser aplicadas com alinhamento às estratégias de marketing e vendas da empresa. Assine nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos!
O que é pricing?
É uma estratégia de preços que é desenvolvida a partir da avaliação de um conjunto de informações, cálculos, pesquisas para definir o valor dos produtos e serviços de uma empresa.
Como fazer pricing no varejo?
Conheça bem o seu público, a sua concorrência e a região da loja. Também é importante dividir os produtos em categorias para começar a definição de estratégia.
O que é Skimming pricing?
Está estratégia defende uma elevação nos preços dos produtos em datas próximas ao lançamento, maximizando a receita dos primeiros produtos vendidos.