Provavelmente, uma das maiores metas relacionadas a dinheiro e ‘investimento’ seja a compra do primeiro imóvel. Mas, antes de saber como fazer para comprar, é preciso quebrar a falsa ideia de que imóvel é investimento.
Reformulando, imóvel é um investimento desde que gere renda (ativo). Se esse não for o caso, o primeiro imóvel, ainda que seja um sonho, é um passivo. Ou seja, consome parte da renda e exige manutenções.
Mas ainda assim, existem formas eficazes de planejamento financeiro para comprar o primeiro imóvel. Onde o pensamento de ‘meu primeiro imóvel’, será uma meta alcançada sem prejudicar o bolso.
Conheça o orçamento familiar
Antes de sair correndo para comprar o primeiro imóvel, é preciso fazer um exame minucioso do orçamento para a compra do primeiro apartamento ou casa. Fazer essa análise possibilita uma melhor compreensão do que poderá ser disposto em valores para realizar esse objetivo.
Além de que, conhecendo o orçamento, se torna possível definir o tipo de imóvel que melhor se adeque à sua realidade financeira e iniciar uma redução de gastos para juntar dinheiro e se tornar um poupador.
Defina o tipo de imóvel
Com o orçamento definido e o conhecimento de quanto será destinado para a aquisição do imóvel, é preciso indicar qual o tipo será procurado. Novo ou usado? Na planta ou pronto para morar? Terreno para construção?
A melhor escolha varia de orçamento para orçamento e de quanto tempo está disposto para a aquisição final, em se tratando de imóveis na planta ou terreno.
Fazer financiamento do primeiro imóvel
Estabelecer como comprar o primeiro apartamento através de financiamento ou à vista depende da liberdade financeira do comprador. O ideal é que se pague o valor total, até para que haja a possibilidade de desconto.
No entanto, se essa possibilidade estiver fora do alcance, é recomendável que se poupe para a entrada.
- Quando maior o aporte inicial, menos juros a pagar;
- Quanto mais rápido pagar, possibilita a amortização do saldo devedor;
- Aplicar o FGTS na casa própria também é possível, mas é preciso verificar as condições de utilização;
- O valor da parcela do financiamento não deve ser superior a 30% da renda.
Saiba o custo total da dívida
Ao optar por fazer um financiamento, além de designar a entrada do imóvel, é preciso estar vigilante ao custo total da dívida.
Além do custo efetivo total do juros e encargos, existe a correção no financiamento ano após ano no, geralmente baseado em uma taxa referencial.
Não se prender apenas aos valores mensais do financiamento e sim, ao custo total da dívida, evita surpresas ao final do financiamento e faz com que o planejamento financeiro cubra as despesas que surgirão sem dor de cabeça.
Desconto no ITBI
O Imposto de Transmissão de Bens é um tributo municipal que deve ser pago ao adquirir e oficializar um imóvel, mas no caso específico de aquisição de primeiro imóvel é concedido um desconto ou até mesmo isenção total da cobrança.
Como conseguir desconto no ITBI
Consulte se a legislação do seu município permite a isenção ou desconto na forma que foi escolhida para a aquisição do primeiro imóvel.
A maioria dos benefícios são obtidos através da compra por meio do SFH ou FMH.
Como solicitar o desconto para o primeiro imóvel
Para obtenção do desconto ou isenção do ITBI, o comprador deve dispor das documentações necessárias e fazer o requerimento de isenção do Imposto de Transmissão de Bens.
- A declaração varia conforme o município, por tanto, é necessário verificar na Prefeitura qual o modelo de declaração para o pedido de desconto do ITBI.
Além do ITBI também é necessário destinar um valor para escritura pública e registro. Esses documentos garantem o pleno direito ao comprador.
Uma boa notícia é de que todo comprador tem direito a obter desconto de 50% nas taxas de registro de escritura e em casos individualizados, alcançar a escritura gratuita.
Planejamento
Buscar nos principais sites e em meios presenciais as possibilidades de imóveis nos mais variados formatos, oferece um maior leque de opções ao comprador.
Cada informação deve ser analisada para encontrar a melhor opção de propriedade imobiliária.
Em todos os casos, o planejamento financeiro é ideal para quem quer conquistar o seu primeiro imóvel.