RADL3: vale a pena investir na Raia Drogasil?

RADL3

As ações da Raia Drogasil (RADL3) são um importante elemento do Índice Bovespa (Ibovespa), principal índice da Bolsa de Valores brasileira.

A Raia Drogasil (RADL3) desperta grande interesse dos investidores e traders que operam na Brasil, Bolsa, Balcão por conta de sua representação no Ibovespa (0,92%).

O que é a Raia Drogasil (RADL3)?

A Raia Drogasil S.A. é uma das principais redes de farmácias brasileira, presente no mercado desde 2011 e negociada na B3 sob o código RADL3.

A empresa foi fundada a partir da fusão da Raia S.A. com a Drogasil S.A. e representa um dos maiores grupos varejistas no setor de farmácias e drogarias do Brasil.

Além da rede de farmácias, a companhia também trabalha com serviços e marcas exclusivas.

Ao todo, são 330 milhões de ações emitidas pela Raia Drogasil, sendo 211 milhões destas negociadas livremente no mercado.

Por conta de sua relevância para o mercado financeiro e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é importante entender sua história, atuação e modelo de negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de investimento bem fundamentadas e aumentar seus lucros.

História da Raia Drogasil (RADL3)

raia drogasil radl3

A Raia Drogasil teve sua história iniciada com a fundação da Pharmacia Raia, em 1905. Somente trinta anos depois, surgiu a Drogasil, a partir da fusão de dois pequenos grupos: a Drogaria Bráulio e a Drogaria Brasil.

A partir de 1937, as duas empresas iniciaram sua expansão com a compra de outras drogarias e a ampliação de suas participações no mercado nacional.

Em 1977, a Drogasil realizou sua oferta pública de ações (IPO), sendo listada no Novo Mercado e se tornando a primeira empresa do ramo de varejo farmacêutico a ser listada na bolsa de valores de São Paulo.

Já a Raia decidiu realizar a abertura de capital na Bolsa somente em 2010, também ingressando no Novo Mercado.

Um ano depois, as duas empresas anunciaram a fusão de suas operações e se tornaram a maior rede de farmácias do Brasil: Raia Drogasil S.A.

Com isso, foi desenvolvida a nova identidade corporativa da empresa, com a transferência de todos os funcionários da matriz para uma sede única, no Butantã, em São Paulo.

Em 2014, foi concluído o upgrade na plataforma proprietária de varejo e todos os sistemas corporativos se unificaram.

No ano seguinte, a RD entrou no segmento de Especialidades após a aquisição do controle da 4Bio, segunda maior varejista de medicamentos especiais do Brasil até então.

5 anos após a fusão, em 2017, a companhia alterou sua marca corporativa para RD – Gente, Saúde e Bem-estar.

Juntas, as marcas que constituíram a Raia Drogasil somam 190 anos de presença na área.

Como atua a Raia Drogasil (RADL3)?

O modelo de negócio da Raia Drogasil (RADL3) é baseado no conhecimento e domínio do setor de farmácias, facilidade de reprodução de seu modelo de atuação de forma escalável e velocidade no atendimento.

Nesse sentido, suas plataformas próprias gerenciam o abastecimento de forma eficiente e atendem os clientes a partir de sistemas baseados em CRM.

Com mais de 1.800 lojas, a Raia Drogasil possui plataformas próprias de vendas e é responsável por atender 97% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.

Produtos e serviços da Raia Drogasil (RADL3)

A atividade principal da Raia Drogasil é o comércio de produtos farmacêuticos, perfumarias e afins.

Entre seus principais produtos, estão:

  • Medicamentos de marca;
  • Medicamentos de Venda Livre (Itens OTC);
  • Genéricos;
  • Produtos de Higiene;
  • Perfumaria.

Já entre seus serviços, a companhia possui:

  • Consultoria de Farmacêuticos;
  • Programas de Fidelização de Clientes.

Ações da Raia Drogasil (RADL3): onde e como são negociadas?


O ticker da Raia Drogasil RADL3 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As transações são feitas em um ambiente eletrônico, sem burocracia e de forma prática, com controle e segurança.

A Raia Drogasil só possui ações ordinárias (ON), que dão direito a voto nas assembleias da companhia, e está listada também no mercado fracionado (RADL3F).

As ações da Raia Drogasil oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 49,5%.

classificação setorial da Raia Drogasil, segundo o site da B3, é: Saúde; Comércio e Distribuição; Medicamentos e Outros Produtos.

Já seu Segmento de Listagem na bolsa de valores brasileira é o Novo Mercado.

A RaiaDrogasil também é negociada no Mercado de Balcão (OTC) dos Estados Unidos sob o código RADLY.

Como comprar ações da Raia Drogasil?

Para comprar ações da Raia Drogasil, basta baixar o aplicativo de sua corretora de valores favorita e abrir uma conta de investimento.

Após isso, você deverá fazer uma transferência TED do valor que deseja aplicar e escolher as ações da Raia Drogasil representadas pelo ticker RADL3.

Como ganhar dinheiro com as ações da Raia Drogasil (RADL3)?

farmácia investimento saúde e varejo rd raia drogasil radl3

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores com as ações da Raia Drogasil (RADL3).

Uma delas é o ganho de dividendos, que podem ser utilizados como uma renda extra ou para o reinvestimento, fazendo você se beneficiar com o fenômeno dos “juros sobre juros”.

Outra maneira prática de ganhar mais e reduzir os riscos é a diversificação de ativos.

Basicamente, essa estratégia consiste em compor uma carteira com investimentos diferentes, alguns em renda fixa e outros em renda variável.

Mas é possível diversificar em apenas um estilo de investimento. Por exemplo, na renda variável você pode escolher ações de diversos setores e, assim, minimizar o risco de ter prejuízos.

Nesse sentido, é importante se atentar aos seguintes fatores:

  • Liquidez: facilidade em que o ativo pode ser convertido em dinheiro;
  • Segurança: apresenta grau de risco na aplicação (renda variável);
  • Rentabilidade: retorno obtido a partir do capital investido.

Dependendo do objetivo financeiro do investidor, manter uma boa rentabilidade pode ser mais vantajoso que buscar uma alta liquidez.

Vale a pena investir na Raia Drogasil (RADL3)?

A Raia Drogasil S.A. é líder no setor em que atua e apresenta uma curva de lucros consistentes entre 2015 e 2019. Por conta disso, pode representar uma opção de exposição ao setor varejo e saúde.

Mesmo assim, antes de tomar sua decisão de investimento na Raia Drogasil (RADL3), é importante fazer uma análise dos fundamentos da empresa para descobrir se suas ações estão sendo negociadas na bolsa por um preço justo.

Para isso, você pode utilizar o Método Empreender Dinheiro, uma ferramenta simples que te ajuda a comparar de forma rápida e prática os principais indicadores da análise fundamentalista de empresas.

Com o Método ED, você consegue comparar informações de diferentes empresas e definir o momento de compra ou venda de suas ações.

Assim, você pode decidir como, onde e quando investir em determinada empresa e aumentar sua rentabilidade na bolsa de valores, seja com a Raia Drogasil (RADL3) ou com outra empresa.

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos artigos