Você já recebeu a ligação de uma empresa de crédito oferecendo renegociação para você quitar uma dívida e isso te deixou com uma “pulga atrás da orelha”? Uma das principais instituições que fazem esse tipo de cobrança é a Recovery.
Dessa forma, se você deixar de negociar a sua dívida com a Recovery, pode perder uma ótima oportunidade de quitar a dívida com parcelas de valores mais baixos e melhores prazos.
Por isso, entenda melhor o que é e como funciona a Recovery para poder aproveitar as possíveis oportunidades que podem surgir nessas ligações.
O que é a Recovery?
Antes de tudo, a Recovery é um grupo que atua na recuperação de crédito. Ou seja: ela “compra” dívidas de outras empresas e renegociam com o devedor por melhores condições de pagamento.
Ela trabalha auxiliando na regularização de pessoas físicas e jurídicas que estão endividadas. Assim, pode-se voltar a ter crédito no mercado.
A empresa especialista em gestão de dívidas atua no Brasil desde 2006 e tem mais de 20 anos de mercado.
Além das formas tradicionais de contato, como o telefone, a empresa também faz contato por mensagem, e-mail e redes sociais (WhatsApp ou Facebook) para possibilitar a negociação.
O que ela faz é legal?
Sim! O processo de compra e venda de dívidas é assegurado por lei, desde que você está ciente dessa possibilidade. Por isso, todas as empresas devem sinalizar no contrato a possibilidade disso acontecer.
Então, leia o seu contrato com atenção aos detalhes para não ser pego de surpresa ao receber um contato para renegociação de dívida.
O que significa “comprar uma dívida”?
Como citamos anteriormente, existem algumas empresas que fazem esse serviço de recuperação de crédito e a Recovery é uma das mais conhecidas.
Assim, imagine a seguinte situação: você solicitou um empréstimo ao banco e não conseguir finalizar o pagamento e também não negociou com a empresa. Com o tempo, ela entende que não vale mais a pena ficar cobrando a quitação da dívida.
Então, ela vende a dívida para esse tipo de instituição e a partir daí, a responsabilidade passa a ser a Recovery. É importante destacar que, mesmo com a venda, a dívida continua existindo e é passível de cobrança, inclusive judicial.
Após a venda, o valor da dívida inicial não muda, mas as condições de negociação sim.
Por isso, a Recovery faz uma avaliação para oferecer condições de pagamento que sejam mais atraentes para os clientes, seja dando um desconto ou um melhor prazo.
É possível comprar dívidas de:
- Lojas;
- Bancos;
- Operadores de telefonia;
- Instituições de educação;
- Imobiliários;
- Companhia de água, energia e gás;
- Entre outras.
Áreas de atuação da Recovery
Sendo assim, a instituição se divide em quatro áreas de atuação, sendo elas:
Cessão de créditos
Por meio de uma cessão de crédito, a Recovery adquire o direito de cobrança e recebimento da dívida de consumidores em débito com instituições financeiras ou varejistas.
Gestão de ativos
A transferência de obrigações de pagamento entre duas empresas financeiras. Ou seja, quando uma empresa compra a dívida do credor de outra, ela tornando responsável pela cobrança.
Normalmente, a recuperadora de crédito opta pela compra por débitos mais antigos.
Cobrança extrajudicial
A empresa entra em contato com a pessoa devedora oferecendo condições especiais para a quitação da dívida por meio de uma cobrança extrajudicial.
Por isso, se você possui uma dívida com uma parceira da Recovery, ela pode entrar em contato para realizar a cobrança.
Cobrança judicial
Caso os clientes não respondam às tentativas de negociação, o último recurso buscado é a cobrança judicial. Então, o devedor deve pensar bem antes de entrar em um processo jurídico, pois pode render bastante dor de cabeça.
Como consultar a dívida na Recovery (e evitar golpes!)
Depois de ler esse texto, você deve estar querendo saber se a empresa comprou alguma dívida sua.
E se você recebeu alguma ligação de uma recuperadora alegando que está com o seu nome sujo, você deve estar se perguntando se o contato é confiável.
Por isso, antes de pensar em pagar algum valor, faça uma checagem para saber a veracidade da dívida.
- Entre em contato com a empresa que você deve
Você deve entrar em contato com a instituição que você está devendo e confirmar se ela fez a venda do seu débito para a Recovery. Este é um direito seu enquanto consumidor.
- Entre em contato com a Recovery
Depois de confirmar que a dívida foi vendida, fale com a recuperadora para que ela confirme os dados da dívida em questão. Pode ser pelo site, WhatsApp e pelo telefone da Recovery.
- Consulte os detalhes no site ou aplicativo
Agora, que você já atestou a veracidade da dívida, faça o seu cadastro no site e saiba quais as formas e condições de pagamento estão disponíveis.
Negociando a dívida
Confirmando que a cobrança é verdadeira, você deve entrar em contato com a Recovery para fazer a negociação. Você pode fazer isso online e até mesmo por telefone, se preferir. Para isso, siga os seguintes passos:
- Entre no site da Recovery
O primeiro passo é fazer o cadastro no site. Logo depois, você visualizará as opções de negociação e ofertas oferecidas pela empresa para você.
Ainda é possível fazer propostas à empresa, caso nenhuma caiba no seu bolso.
Assim, essa proposta irá para análise, podendo a recuperadora aceitar ou apresentar uma contraproposta para chegar a um meio-termo.
A resposta ficará disponível para você na hora, para facilitar o processo.
- Imprima os boletos de pagamento
Assim que você e a empresa chegarem a um acordo que seja benéfico para os dois, você deve aceitar e, em seguida, imprimir os boletos de pagamento para começar a quitar a sua dívida.
Depois da confirmação do primeiro boleto, o nome é retirado da lista de inadimplência do Serasa ou SPC em até cinco dias.
- Organize-se financeiramente
Depois da negociação, pague os boletos em dia e faça um planejamento financeiro para evitar ficar devendo novamente.
Com uma vida financeira equilibrada, é improvável que você volte para a lista de inadimplentes do SPC ou que retorne a receber ligações da Recovery.