A competitividade do mercado atual tem feito diversas empresas buscarem pela redução de custos. Muitas vezes, isso pode ser fundamental para a manutenção delas ao longo do tempo.
Por isso, procurar por estratégias de redução de custos é bastante importante para empreendedores.
Qual a importância da redução de custos para uma empresa?
A redução de custos deve ser algo bastante relevante dentro das empresas. Isso porque o seu desenvolvimento está relacionado não só ao seu rendimento financeiro, mas também aos seus gastos.
Ou seja, mesmo se a empresa estiver com um bom número de vendas, ela pode quebrar por não ter uma boa gestão de gastos.
Por isso, mesmo que o objetivo seja entregar um produto ou serviço de qualidade ao cliente, os custos de produção devem ser observados.
No entanto, não basta apenas cortar gastos de forma aleatória. É preciso realizar o planejamento adequado para que eles não interfiram nos resultados do negócio.
Quais são os custos de uma empresa?
Para saber como gerir de forma correta os custos de uma empresa, é preciso entender exatamente o que eles representam.
Muitas vezes eles podem ser confundidos com despesas. No entanto, elas são os gastos fundamentais para o andamento do negócio, como:
- Pagamento de impostos;
- Ferramentas de trabalho;
- Pagamento de administradores.
Já os custos, são os valores gastos com a produção e entrega dos produtos ou serviços finais, que podem ser:
- Contas em geral;
- Aquisição de mercadorias;
- Pagamento de mão-de-obra;
- Aluguel do estabelecimento.
Entre eles, se dividem os custos fixos, que não dependem da quantidade de produção, e os custos variáveis, como combustível e matérias-primas.
Como aplicar a redução de gastos dentro da empresa?
Para saber como fazer um corte de custos da forma adequada, ter em mente alguns dados sobre o negócio pode ser decisivo.
Deve-se definir quais as áreas que não podem ser modificadas, por já possuírem um sistema estabilizado.
Além disso, vale a pena analisar se existem desperdícios na produção com:
- Fornecedores;
- Matérias-primas;
- Excesso de funcionários;
- Estoque parado ou sem controle;
- Falta de padronização no processo produtivo.
Assim, evita-se que esses processos sejam prejudicados, alterando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Confira algumas dicas para reduzir custos em uma empresa:
1. Revise os gastos com fornecedores
Um erro comum dentro de várias empresas é não observar as compras e serviços contratados da forma adequada.
Portanto, vale a pena analisar se a negociação com os fornecedores está realmente sendo vantajosa para a empresa.
Para isso, os valores não precisam necessariamente serem mais baixos do que os dos concorrentes, mas sim, valerem a pena. Isso significa que os prazos e a qualidade dos produtos deve ter um custo bastante coerente e equivalente.
A confiança nesse processo é bastante importante, já que um problema no fornecimento pode comprometer todo o funcionamento da empresa.
Além disso, se a qualidade dos produtos for afetada, os clientes podem ficar insatisfeito e optarem por seus concorrentes. Por isso, busque por equilíbrio ao negociar com fornecedores.
2. Analise a gestão financeira
Um dos passos mais importantes para reduzir os custos de uma empresa é a boa administração do dinheiro.
Para analisar se tudo está sendo gerido corretamente, observe os indicadores financeiros do negócio, como:
- Fluxo de caixa;
- Índice de endividamento;
- Pagamento de tributos.
Essa gestão pode ser feita através de softwares de gestão financeira, que automatizam os processos, tornando-os mais seguros.
3. Crie metas de redução de custos
A redução de custos na empresa também está relacionada a pequenas atitudes que podem incluir todos os funcionários.
Por isso, pode ser interessante investir em itens mais econômicos, como sensores de presença para a luz e torneiras automáticas.
Além disso, também vale a pena incentivar os funcionários a utilizar suas próprias canecas para a água e café.
Entre algumas ações para a economia de recursos, estão:
- Não deixar aparelhos em standby;
- Utilizar o ar-condicionado com moderação;
- Contratar planos de telefone e internet equivalentes ao uso.
Já quando o assunto são matérias-primas, a redução deve ser ainda mais cuidadosa. Isso porque existem produtos que definem a qualidade final do produto. Por isso, é preciso ter bastante precaução nesse tipo de redução.
4. Invista em capacitação
A capacitação profissional também está bastante ligada à redução de custos de uma empresa. Isso porque a melhoria na atuação da equipe representa a menor necessidade de tempo para a execução de tarefas.
Quando desmotivado, o time leva mais tempo para desempenhar suas atividades, podendo acarretar na necessidade de gastos com hora-extra.
Caso não existam recursos a serem investidos em capacitadores, vale a pena utilizar estratégias de produtividade, como:
- Técnica pomodoro;
- Método OKR;
- Hierarquização de tarefas.
Através deles, a empresa perceberá resultados positivos na produtividade, impactando diretamente nos seus custos.
5. Considere a terceirização
A terceirização tem se tornado um processo comum para diversas empresas das mais variadas áreas.
Ela pode ser uma forma de economizar bastante com os custos fixos, já que possibilita o uso de um menor espaço pela empresa.
Entre as atividades que podem ser terceirizadas dentro de uma empresa, estão:
- Segurança;
- Contato com clientes;
- Serviços gerais;
- Contabilidade;
- Logística.
Assim, a empresa consegue focar em suas atividades mais importantes, essenciais para a construção de sua imagem, por exemplo.
É interessante que todas essas ações de redução de custos envolvam completamente a equipe. Assim, todos estarão alinhados aos objetivos principais do negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!