Referral marketing é uma forma tradicional de alcançar um público maior, mas que vem se reinventado com o modo de atuação das empresas atuais, em especial os comércios digitais.
Portanto, usar o referral marketing de forma eficiente pode ser uma forma orgânica e barata para conquistar novos clientes e potencializar a ação do empreendedorismo.
O que é o referral marketing?
O referral marketing é o famoso marketing de boca-a-boca, que acontece quando clientes satisfeitos divulgam e recomendam organicamente seu produto ou serviço para outros consumidores.
Essa forma é muito eficiente, já que existe uma sensação de confiança atrelada a indicação de um consumidor.
Por exemplo, imagine que você quer adquirir um serviço de internet. Qual recomendação mais te influencia, a de uma propaganda que viu na internet ou de um amigo ou familiar próximo satisfeito com o serviço?
Portanto, este é o motivo para que muitas empresas estejam investindo pesado em referral marketing e no desenvolvimento de estratégias de marketing de indicação.
Estratégias de referral marketing
Como pôde ser visto, o marketing de referência pode gerar resultados significativos a partir da recomendação de produtos e serviços por clientes satisfeitos.
Então, é interessante que os gestores conheçam técnicas que vêm sendo usadas por empresas para desenvolver estratégias que levem o cliente a fazer a indicação do produto.
1. Foque nas dores do consumidor
Muitos acreditam que dar um prêmio em descontos, por exemplo, é o suficiente para agregar valor suficiente para fazer com que o consumidor faça recomendação de produtos ou serviços.
Na verdade, não é bem assim. É necessário entender o que seu cliente gostaria de ter em relação ao seu programa.
Isto pode ser com um acesso de 1 mês na ferramenta premium do seu serviço, oferecimento de conteúdos exclusivos, ou até mesmo de descontos para o consumidor e para o indicado.
Ou seja, não é somente dar qualquer coisa para o consumidor, mas, na verdade, entregar valor para que ele seja incentivado a indicar seu produto ou serviço.
Além disso, muitas vezes é interessante disponibilizar benefícios progressivos, ou seja, quanto mais pessoas forem indicadas pelo defensor da marca, mais benefícios ele recebe.
Uma vez que sua proposta agregou valor ao consumidor, é natural que ele busque receber cada vez mais recompensas de valor.
2. Disponibilize um meio prático de indicação
Mesmo agregando valor ao consumidor, o meio onde ele deverá enviar a indicação não pode ser complicado ou que exija tempo.
Links personalizados, normalmente, apresentam melhores resultados, já que basta apenas o link ser gerado e enviado para o número de pessoas que o cliente desejar.
Além disso, envie o conteúdo em um momento em que o cliente esteja satisfeito com a sua marca, por exemplo:
- Após responder uma pesquisa de satisfação, avaliando bem seu negócio;
- Após uma compra.
3. De olho no CAC
É importante lembrar que as estratégias de marketing são feitas visando a maior atração de consumidores qualificados, o mais barato possível.
Portanto, as estratégias de marketing devem ser adotadas quando há expectativas de maior eficiência, resultando em uma redução no CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
Então, ao desenvolver a estratégia de marketing referral, é necessário tomar decisões prestando bastante atenção no CAC.
Vantagens do Referral Marketing
Como pôde ser visto, o referral marketing traz diversos benefícios para o negócio, como por exemplo:
- Redução do CAC;
- Criação de um funil de vendas em espiral;
- Fidelização de clientes;
- Maior número de leads qualificados;
- Nivelar satisfação do cliente.
Portanto, apesar de ser associada a uma prática tradicional, o referral marketing pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar o volume de vendas do seu negócio e consolidar a relação com os consumidores. Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos gratuitos!