Muitas pessoas percebem que, após acessar algum site, começam a surgir anúncios sobre conteúdos a ele relacionados. Apesar do que se pensa, isso não é uma coincidência, mas sim, uma forte prática do marketing digital entrando em ação, conhecida como: remarketing.
Com o remarketing, as empresas conseguem alcançar maiores vendas através de um segundo contato com um possível cliente.
O que é remarketing?
O retargeting, chamado de remarketing pelo Google, é uma das ferramentas com maior potencial no mercado digital atual. Ela é utilizada para aumentar a conversão de consumidores para clientes.
Segundo um dado do Google Adwords, mais de 90% dos usuários de lojas virtuais não compram na primeira visita.
Por isso, torna-se interessante para as empresas a implementação do retargeting, que possibilita um segundo contato com potenciais clientes.
Essa técnica de publicidade consegue transmitir uma maior confiança para a empresa. Assim, é possível retomar a atenção do usuário e transformá-lo em cliente.
Qual o objetivo do remarketing?
As estratégias de remarketing possuem o objetivo de fazer a marca ou produto continuarem aparecendo para um usuário.
Isso resulta em uma boa obtenção da confiança do cliente e na conversão do seu interesse em uma compra.
O retargeting é desenvolvido através do processo funil de vendas, que funciona da seguinte maneira:
- Percepção da marca: o cliente busca sobre um produto, desejando ou não fazer uma compra;
- Consideração: após ter conhecimento do produto de certa marca, a compra começa a ser cogitada. Por conta disso, o usuário procura pelo mesmo produto em diferentes lojas em busca de oportunidades;
- Compra: após decidir pelo produto de certa marca, o cliente finaliza a compra;
- Fidelização: a marca tem como objetivo a conversão do cliente para novas compras.
Dessa maneira, quando bem implementado, ele consegue impulsionar o número de vendas eliminando as inseguranças dos usuários.
Mas, como funciona o remarketing?
Logo após acessar uma página de uma marca ou loja virtual, o consumidor tem seu acesso registrado no computador. Isso é feito através de um cookie, uma espécie de carimbo digital.
Com isso, a ferramenta de remarketing consegue direcionar anúncios do site acessado ou de outros semelhantes.
Isso porque o usuário demonstrou interesse sobre o produto ou serviço através de sua pesquisa e acesso, se tornando um sinal de compra.
Os anúncios continuam aparecendo para o usuário por um período de tempo variado, de acordo com as configurações selecionadas.
Algumas ferramentas que oferecem o remarketing são:
- Google;
- AdRoll;
- ReTargeter;
- FetchBack.
Existem também empresas que optam por diferentes estratégias de remarketing, voltadas ao branding.
Nesse caso, após o acesso, os anúncios direcionados não possuem a intenção de vender, mas sim de fortalecer a confiança da marca.
Dessa maneira, a conversão do retargeting se torna de médio ou longo prazo, mas resulta em uma boa fidelização do cliente.
Qual a importância do retargeting para as vendas digitais?
Muitos carrinhos de compras online são abandonados por conta da insegurança e indecisão de consumidores.
Por conta disso, o retargeting oferece uma forma de impactar novamente os clientes, reapresentando o produto e reforçando a marca.
A vantagem do remarketing é que, ao contrário dos anúncios tradicionais, ele é focado em potenciais clientes. Assim, com uma maior frequência de exibição, ele consegue um número bem superior de conversões.
Por isso, vale a pena implementar as estratégias de remarketing no seu negócio digital. Para mais conteúdos acompanhe a nossa carta do fundador, com insights valiosos todos os dias!