Fazer reuniões produtivas dentro de empresas é um desafio para qualquer colaborador. No entanto, essa atitude é essencial para a produtividade do negócio.
Por isso, é preciso que toda a equipe esteja alinhada ao desenvolvimento de reuniões produtivas e organizadas.
Mas em que consiste uma reunião produtiva?
As reuniões produtivas são aquelas em que todo o tempo utilizado é para o desenvolvimento de inovações ou soluções de problemas.
Ou seja, uma reunião produtiva não precisa ser rápida, mas sim, oferecer resultados que justifiquem a pausa da equipe.
Mesmo que todo negócio dependa da atividade e produção do time de funcionários, muitas vezes é essencial a pausa para um alinhamento.
Com isso, é possível detectar problemas e criar estratégias para melhorar os resultados da empresa.
No entanto, muitas empresas acabam perdendo um dia inteiro de produção em reuniões sem nenhum resultado, e isso deve ser evitado.
Como fazer uma reunião mais produtiva?
Mesmo sabendo da importância de uma reunião eficiente, muitos gestores simplesmente não conseguem utilizar bem o tempo disponível. Assim, prejudicando o andamento de projetos e das metas de toda a empresa.
Por isso, confira algumas dicas para fazer reuniões produtivas:
1. Esclareça a pauta da reunião
O primeiro passo para qualquer ação deve ser o planejamento. Sem ele, todas as atitudes ficam desorientadas.
Ao perceber a necessidade de uma reunião com o time, um bom líder precisa deixar bem claro a sua finalidade, que pode ser para:
- Resolver um problema de produção;
- Criar um novo produto ou serviço;
- Repensar a estratégia de marketing;
- Diminuir os custos de produção.
Após definir o motivo, deve ser comunicado também o objetivo final da reunião. Ele pode ser encontrado através do método OKR.
Essa técnica consiste em definir resultados bastante claros para a resolução de um problema encontrado, como por exemplo:
Uma empresa detecta um grande volume de gastos com a produção. Com isso, ela define que em até 2 meses, os gastos precisam ser reduzidos em 5%.
Nesse caso, todos irão desenvolver estratégias baseadas no objetivo definido, ficando melhor direcionados.
2. Escolha o time essencial
Um grande erro ao anunciar uma reunião é chamar um número de colaboradores maior que o necessário.
Essa atitude, além de não ajudar na busca por soluções, acaba impactando na produtividade da equipe.
Por isso, defina quais pessoas são realmente essenciais para o encontro. Geralmente, são elas as responsáveis pela área pautada.
Caso seu resultado afete todos os funcionários, a comunicação com o resto da equipe pode ficar a cargo dos chefes dos setores.
3. Escolha um local adequado
O local da reunião é altamente responsável pela obtenção de resultados pela equipe.
Por isso, locais de muita circulação ou alimentação devem ser evitados.
Isso porque eles roubam a atenção da equipe e limitam o desenvolvimento de soluções ou ideias.
Dessa forma, busque por locais mais reservados e silenciosos quando a reunião precisar da atenção focada de todo o time.
No entanto, quando for preciso a criação de novas ideias, a escolha por locais mais abertos pode ser bastante adequada. Assim, ajudando a desenvolver a criatividade do time.
4. Crie uma linha de pensamento
O papel do líder ou responsável pela reunião é guiar a equipe por uma linha de pensamento. Essa estratégia é utilizada no brainstorming. Ele consiste em considerar todos os pensamentos de uma equipe na busca por soluções.
No entanto, para não ser apenas uma conversa aleatória, ela segue um roteiro e planejamento prévio.
Por isso, é preciso sempre lembrar dos objetivos da reunião e interrompê-la assim que as ideias saiam do foco principal.
5. Registre todas as propostas
Ao conduzir uma reunião, é preciso considerar todas as ideias propostas pelo time. Por isso, vale a pena anotar tudo o que for proposto, para que seja analisado novamente pelo gestor em um outro momento.
Muitas vezes no calor do momento, as ideias podem ser esquecidas ou perdidas em meio à outras soluções.
Por isso, uma estratégia interessante pode ser o aviso prévio da reunião aos funcionários escolhidos. Assim, eles poderão anotar suas propostas e levá-las preparadas para o momento do encontro.
6. Determine um período limite
Mesmo não sendo obrigatoriamente rápida, uma reunião de trabalho produtiva precisa ter fim.
Por isso, determine logo em seu início o limite de duração do encontro e esteja aberto a uma continuação posterior, em casos menos urgentes.
Essa boa gestão do tempo ajudará os funcionários a serem mais sucintos em suas ideias, resumindo-as em seus pontos principais.
Após isso, caso sejam selecionadas, elas poderão ser melhor desenvolvidas por seus responsáveis.
Qual a vantagem de uma reunião produtiva?
Uma reunião produtiva proporciona para toda a equipe uma melhor resolução de problemas e aumento de produtividade.
Elas são responsáveis por fornecer muito mais soluções para questões encontradas sem a necessidade de uso de um longo período.
No entanto, os benefícios de uma reunião produtiva vão muito além disso, incluindo:
- Melhoria de integração na equipe;
- Revelação de talentos;
- Desenvolvimento de liderança;
- Quebra de rotina.
Por isso, vale a pena se esforçar para tornar as reuniões produtivas. Com isso, a empresa conseguirá alcançar resultados nunca antes pensados. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!