Todo bem, imóvel, veículo e até mesmo aparelhos smartphones podem ser assegurados contra roubo e furto. O seguro contra roubo é destinado para pessoas que desejam uma maior economia, mas sem abrir mão de estarem acobertados com um seguro.
O seguro contra roubo atua por meio de uma seguradora que oferece essa modalidade de seguro. Geralmente, ele oferece mensalidades mais acessíveis e seu preço para carro, variando de acordo com o ano e modelo.
O seguro contra roubo é uma modalidade de seguro que oferece coberturas contra furto e roubos. Sendo roubo, apenas quando há o uso de violência ou ameaça, ou seja, quando há coerção para entregar determinado bem ou quando há invasão.
Com educação financeira, é possível avaliar se vale a pena ou não contratar este tipo de seguro.
Qual é a cobertura do seguro contra roubo?
Apesar de não ser uma modalidade muito comum, esse tipo de seguro atua para um público de nicho.
Por isso, o seguro roubo cobre problemas como extravio de bens valiosos, roubo de carro, invasões domiciliares e afins, mas sempre restringindo a sua usabilidade.
Por conseguinte, com o seguro furto ou roubo, é possível contemplar uma cobertura de diversos bens, desde seguro para:
- Roubo ou furto de automóvel: carros, motos, caminhões e até mesmo bicicletas;
- Residencial: destinado para objetos presentes na casa (alguns cobrem eventualidades ou incêndios que foram provocados por terceiros);
- Eletrônicos e smartphones: celulares, tablets, relógio digitais, computadores e outros bens;
- Equipamentos, materiais e peças: é geralmente aderido por empresas que desejam proteção contra o roubo ou extravio de seu maquinário.
Quais as vantagens do seguro e para quem ele é indicado?
Um seguro contra furto pode ser aplicado em diversos bens, mas nem toda seguradora apresenta essa modalidade.
Alguns seguros, inclusive, são vendidos de forma separada, como por exemplo o seguro para smartphones vendidos no momento de aquisição.
Contudo, seguro contra furto e roubo está, de certa forma, ligado a veículos. É comum que as seguradoras ofereçam este tipo de serviço como forma de abranger mais clientes.
Vale lembrar que em problemas como desastres naturais, incêndios e até mesmo acidentes (colisões e afins), não é comum a cobertura nesse tipo de seguro.
Por isso, aqueles indivíduos cuja preocupação maior é relacionada à acidentes, essa prática de seguro restritivo não é a mais indicada.
Assim como pessoas que moram em cidade com índices baixos em relação à violência ou para quem possui garagem, essa modalidade de seguro apenas para roubo ou furto, se torna menos viável.
Entre as vantagens do seguro contra roubo, estão:
- Proteção contra delitos: o seguro cobre desde roubo (quando há violência, ameaça ou coerção) até furto, extravio e afins;
- Parcelas mais acessíveis: por ser um seguro para determinada finalidade, apresenta parcelas mais em conta e variam de acordo com o bem. Alguns são pagos apenas no momento da compra e outros tem parcelas mensais pelo tempo contratado;
- Aceitação ampla e diversificada: seguros tradicionais de carro, por exemplo, tendem a não aceitar qualquer tipo de veículo (rebaixado, modificado ou que teve aquisição por leilão).
Por fim, o seguro contra roubo é uma alternativa viável para pessoas que sentem essa necessidade de proteção contra esse evento específico e desejam economizar. Entretanto, seguros mais amplos podem representar maiores economias de acordo com a realidade de cada consumidor. Mais conteúdos como esse? Inscreva-se no nosso Whatsapp.