Empresas bem sucedidas alinham seus setores de marketing e vendas para otimizar seus resultados, formando assim um só time de “smarketing”.
Entretanto, muitos negócios ainda tratam ambos setores como atividades distintas, perdendo os benefícios que o implemento do smarketing traria no empreendedorismo.
O que é smarketing?
O termo smarketing vem do inglês, unindo as palavras sales (vendas) e marketing. No Brasil é também conhecido como vendarketing.
O vendarketing, como o nome já diz, é a união das equipes de vendas e marketing, buscando resultados conjuntos.
Muitas empresas ainda trabalham utilizando essas equipes de forma separada, mesmo sendo fácil de perceber que é uma estratégia ineficiente.
Nesses casos, o time de marketing tenta atrair o máximo de leads possível, mesmo que não tão qualificados, e o time de vendas tenta vender o máximo, sem saber se aquele lead precisa ou não da solução que o vendedor está oferecendo.
Trabalhar com os setores de marketing e vendas de forma separada pode atrapalhar o rendimento dos negócios de diversas maneiras, como:
- Atrair leads não qualificados em excesso;
- Diminuir as taxas de conversões de vendas e marketing;
- Muitas vezes chegar a vender o produto para um lead qualificado, o que poderá resultar mais tarde em um cliente insatisfeito.
Por outro lado, se a equipe de marketing produz conteúdos de qualidade, trazendo leads qualificados para o funil de vendas, acompanhando-os até estarem prontos para a equipe de vendas entrarem em ação, muito provavelmente, o resultado será de ganho de eficiência.
As empresas que trabalham desta forma descrita acima, estão muito próximas de uma integração de vendas e marketing, o que pode trazer resultados positivos, como:
- Trazer leads qualificados;
- Aumentar taxas de conversão de vendas e marketing;
- Fazer a maioria das vendas para leads qualificados, aumentando a chance de retenção e fidelização do cliente;
- Agilidade no processo e acompanhamento das métrica do funil de vendas.
Como implementar o smarketing?
O objetivo de implementar o smarketing, é que o time de vendas e de marketing estejam alinhados quantos aos resultados, metas e preocupações.
Se essas equipes funcionam de forma desintegrada, com metas distintas, por exemplo, é muito comum que os interesses estejam desalinhados, o que não é nada bom para qualquer negócio.
Portanto, para colocar o smarketing em prática, é necessário passar o lead ao longo do funil de vendas de forma sutil.
Quando algum possível cliente vem sendo nutrido pela equipe de marketing e, bruscamente, é direcionado para a equipe de vendas, ele se torna menos propenso a comprar.
Isso ocorre porque, quando vendas e marketing são trabalhados separadamente, as equipes tendem a ter uma linguagem, atenções e focos diferentes em relação ao lead.
Portanto, ao passar bruscamente do marketing para vendas, o lead pode se sentir confuso, desrespeitado e, consequentemente, perder o interesse em executar a compra.
O diferencial do smarketing é que as equipes de vendas e marketing, estão focados no mesmo objetivo trabalhando de forma conjunta.
Logo, o lead, ao passar pelas etapas do funil de vendas, não sentirá que está sendo tratado de forma diferente.
Para facilitar a integração do marketing e vendas, uma série de ferramentas e estratégias podem ser implementadas:
- Uso de ferramentas de gerenciamento de trabalho e comunicação;
- Ferramenta de funil de vendas conjunto, tornando sutil a transição entre marketing e vendas;
- Conteúdos elaborados em conjunto, ouvindo necessidades que os vendedores encontram ao fazer contato direto com os leads;
- Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).
Smarketing vale a pena?
Como pôde ser visto, o smarketing traz um ganho de eficiência para o trabalho das equipes de marketing e venda.
Uma empresa tem seus objetivos, e é interessante que todos setores do negócio estejam alinhados a esses objetivos.
Utilizar o smarketing, é uma forma de integrar duas equipes estratégicas, que têm muito em comum, mas que muitas vezes são colocadas em situação de competitividade, trazendo resultados negativos para a empresa.
Por tanto, a colaboração entre as equipes de marketing e vendas, não deixa dúvidas que o smarketing vale a pena e deve ser bem utilizado para gerar resultados cada vez melhores para sua empresa.