Smarketing: entenda como funciona a integração entre vendas e marketing

smarketing

Empresas bem sucedidas alinham seus setores de marketing e vendas para otimizar seus resultados, formando assim um só time de “smarketing”.

Entretanto, muitos negócios ainda tratam ambos setores como atividades distintas, perdendo os benefícios que o implemento do smarketing traria no empreendedorismo.

O que é smarketing?

O termo smarketing vem do inglês, unindo as palavras sales (vendas) e marketing. No Brasil é também conhecido como vendarketing.

O vendarketing, como o nome já diz, é a união das equipes de vendas e marketing, buscando resultados conjuntos.

Muitas empresas ainda trabalham utilizando essas equipes de forma separada, mesmo sendo fácil de perceber que é uma estratégia ineficiente.

Nesses casos, o time de marketing tenta atrair o máximo de leads possível, mesmo que não tão qualificados, e o time de vendas tenta vender o máximo, sem saber se aquele lead precisa ou não da solução que o vendedor está oferecendo.

Trabalhar com os setores de marketing e vendas de forma separada pode atrapalhar o rendimento dos negócios de diversas maneiras, como:

  • Atrair leads não qualificados em excesso;
  • Diminuir as taxas de conversões de vendas e marketing;
  • Muitas vezes chegar a vender o produto para um lead qualificado, o que poderá resultar mais tarde em um cliente insatisfeito.

Por outro lado, se a equipe de marketing produz conteúdos de qualidade, trazendo leads qualificados para o funil de vendas, acompanhando-os até estarem prontos para a equipe de vendas entrarem em ação, muito provavelmente, o resultado será de ganho de eficiência.

As empresas que trabalham desta forma descrita acima, estão muito próximas de uma integração de vendas e marketing, o que pode trazer resultados positivos, como:

  • Trazer leads qualificados;
  • Aumentar taxas de conversão de vendas e marketing;
  • Fazer a maioria das vendas para leads qualificados, aumentando a chance de retenção e fidelização do cliente;
  • Agilidade no processo e acompanhamento das métrica do funil de vendas.

Como implementar o smarketing?

O objetivo de implementar o smarketing, é que o time de vendas e de marketing estejam alinhados quantos aos resultados, metas e preocupações.

Se essas equipes funcionam de forma desintegrada, com metas distintas, por exemplo, é muito comum que os interesses estejam desalinhados, o que não é nada bom para qualquer negócio.

Portanto, para colocar o smarketing em prática, é necessário passar o lead ao longo do funil de vendas de forma sutil.

Quando algum possível cliente vem sendo nutrido pela equipe de marketing e, bruscamente, é direcionado para a equipe de vendas, ele se torna menos propenso a comprar.

Isso ocorre porque, quando vendas e marketing são trabalhados separadamente, as equipes tendem a ter uma linguagem, atenções e focos diferentes em relação ao lead.

Portanto, ao passar bruscamente do marketing para vendas, o lead pode se sentir confuso, desrespeitado e, consequentemente, perder o interesse em executar a compra.

O diferencial do smarketing é que as equipes de vendas e marketing, estão focados no mesmo objetivo trabalhando de forma conjunta.

Logo, o lead, ao passar pelas etapas do funil de vendas, não sentirá que está sendo tratado de forma diferente.

Para facilitar a integração do marketing e vendas, uma série de ferramentas e estratégias podem ser implementadas:

  • Uso de ferramentas de gerenciamento de trabalho e comunicação;
  • Ferramenta de funil de vendas conjunto, tornando sutil a transição entre marketing e vendas;
  • Conteúdos elaborados em conjunto, ouvindo necessidades que os vendedores encontram ao fazer contato direto com os leads;
  • Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).

Smarketing vale a pena?

Como pôde ser visto, o smarketing traz um ganho de eficiência para o trabalho das equipes de marketing e venda.

Uma empresa tem seus objetivos, e é interessante que todos setores do negócio estejam alinhados a esses objetivos.

Utilizar o smarketing, é uma forma de integrar duas equipes estratégicas, que têm muito em comum, mas que muitas vezes são colocadas em situação de competitividade, trazendo resultados negativos para a empresa.

Por tanto, a colaboração entre as equipes de marketing e vendas, não deixa dúvidas que o smarketing vale a pena e deve ser bem utilizado para gerar resultados cada vez melhores para sua empresa.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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