SMTO3: tudo sobre as ações da São Martinho!

smto3

A São Martinho (SMTO3) é uma empresa que possui atuação no setor de açúcar e álcool. Além do mais, é uma das maiores empresas brasileiras relacionadas a produção de sucroenergético. 

As ações da São Martinho (SMTO3) integram uma parte da bolsa de valores, ou simplesmente B3. Diante disso, os investidores que se interessam pelo setor de açúcar e álcool, podem considerar a empresa como uma opção de investimento.

O que é a São Martinho (SMTO3)?

A São Martinho é uma empresa que atua na produção de açúcar e álcool, em território nacional.

Possui, aproximadamente, uma capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, além de ter uma capacidade de estocagem de 830 mil toneladas de açúcar. 

Dessa forma, ressalta-se que a empresa também tem atuação na geração de energia elétrica. 

A companhia surgiu em 1937 e realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) no ano de 2006. Dessa maneira, pode-se negociar os papéis da São Martinho na B3, por meio do ticker SMTO3

Além disso, a companhia possui mais de 354.011.329 milhões de ações gerenciadas, sendo 45,4% destas em Free Float

Lembra-se que, além da São Martinho, outras companhias integram o setor de açúcar e álcool no Brasil. São elas a Cosan (CSAN3) e a Biosev (BSEV3).

  1. Cosan: a Cosan é considerada uma das maiores fabricantes de etanol e exportadora de cana-de-açúcar do mundo. Além disso, é líder na distribuição de gás natural e combustíveis no Brasil. 
  2. Biosev: a Biosev é uma companhia processadora de cana-de-açúcar, controlada pelo grupo Louis Dreyfus. Dessa maneira, a empresa atua no desenvolvimento de atividades agrícolas, além de comercialização e geração de energia.

Dessa forma, devido a relevância da São Martinho (SMTO3) para o mercado financeiro e sua participação na B3, recomenda-se buscar entender a trajetória e o modelo de negócio adotado pela companhia. 

O que a São Martinho (SMTO3) faz?


A principal atividade da São Martinho (SMTO3) está na compra, cultivo e colheita de cana-de-açúcar, matéria prima na produção de açúcar e álcool. 

Diante disso, dentre os produtos ofertados, estão: 

  • Açúcar: a São Martinho produz diversos tipos de açúcar. Além disso, o principal produto da empresa tem sido o VVHP, sendo definido como um tipo de açúcar padrão que negocia-se no mercado internacional;
  • Etanol: a empresa possui uma atuação expressiva na produção de etanol hidratado;
  • Energia Elétrica: o bagaço da cana, utilizado na fabricação de açúcar e etanol, é reaproveitado de forma integral. Por isso, a energia elétrica que surge da cana-de-açúcar, alimenta as usinas e pode ser vendida.

Como a São Martinho (SMTO3) atua?

A São Martinho atua com, em média, 4 usinas em operação, sendo elas: 

  1. São Martinho, na região de Ribeirão Preto (SP);
  2. Iracema, em Limeira (SP);
  3. Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP);
  4. Boa Vista, em Quirinópolis (GO).

Além disso, a empresa possui mais de 12,5 mil colaboradores e 350 mil hectares de área agrícola de colheita. 

Ressalta-se que a empresa possui uma capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. E, por fim, uma capacidade de estocagem de 820 mil toneladas de açúcar. 

As ações da São Martinho (SMTO3): onde e como se negociam?

SMTO3 2

Negocia-se o ticker da São Martinho na bolsa de valores através de plataformas digitais, sendo o home broker o principal meio utilizado. 

Diante disso, na B3 a companhia possui ações ordinárias (SMTO3 ON), que afetam o direito ao voto durante as assembleias empresariais. 

Por isso, para que o investidor realize a aquisição de ações da São Martinho, é necessário realizar a abertura de uma conta em uma corretora de valores credenciada pela CVM.

Após isso, é importante que o investidor realize a execução de uma transferência TED, com o valor desejado para efetuar o investimento. Logo após, seleciona-se as ações da São Martinho, que referem-se ao ticker SMTO3. 

Características das ações da São Martinho (SMTO3)

Sendo definida como uma Mid Cap, a empresa possui como sócio majoritário a LJN Participações, sendo detentora de 54% das ações da empresa. 

Assim, a classificação setorial da São Martinho (SMTO3), de acordo com os dados que constam na B3 é Consumo não Cíclico, Alimentos Processados, Açúcar e Álcool. 

Além do mais, o segmento de listagem da São Martinho na B3 é o Novo Mercado. Por isso, é possível compreender que a empresa apresenta altos níveis de transparência e boa governança

Sendo assim, os papéis da São Martinho oferecem Tag Along de 100% ON, além de um Free Float de 45,4%. 

História da São Martinho

O início da história da São Martinho se deu no ano de 1937, quando comprou-se a Usina Iracema em Iracemápolis e, logo após, se transformou em uma destilaria de álcool. 

Dessa forma, no ano de 1946, a usina começou a fabricar açúcar também e, três anos mais tarde, foi realizada a aquisição da Usina São Martinho, transformando-se em uma das maiores processadoras de cana do mundo. 

Ao longo dos anos, ambas as usinas cresceram e modernizaram-se. Assim, em 1969, ocorreu a primeira colhedora mecanizada. Além disso, em 1992, obteve-se a primeira plantadora. 

Sendo assim, foi no ano de 2007 que a empresa realizou sua oferta pública de ações (IPO) na B3. 

Além disso, em 2010, criou-se a Nova Fronteira Bioenergia, que se define como a Joint Venture com a Petrobras. 

Por fim, foi em 2017 que se considerou a empresa como a melhor empresa do setor Agronegócio (Você S/A) e, posteriormente, considerou-se a São Martinho como a melhor empresa do ano. 

Ainda, em 2020, a empresa foi atingida pela crise do coronavírus e suas ações na bolsa de valores apresentaram quedas expressivas. 

Linha do tempo da São Martinho

  • 1937- Início da história da São Martinho;
  • 1946 – Começa a fabricação de açúcar na usina;
  • 1949 – Efetua-se a aquisição da Usina São Martinho;
  • 1969 – Ocorre a primeira colheita mecanizada;
  • 1992 – Primeira plantadora;
  • 2007 – A empresa realiza o IPO;
  • 2010 – Cria-se a Nova Fronteira Bioenergia;
  • 2017 – Considera-se a empresa a melhor empresa do setor do Agronegócio;
  • 2020 – A companhia sofre com a crise do coronavírus. 

Como obter lucros com a São Martinho (SMTO3)?

SMTO3 1

De início, é válido se atentar que existem diversas maneiras de realizar a aquisição de lucros com as ações da São Martinho (SMTO3) na bolsa de valores.

Assim, dentre as maneiras possíveis, realiza-se a inclusão do recebimento de dividendos, visto que a empresa possui um histórico recorrente de pagamentos de proventos.

Além do mais, o investidor poderá adquirir lucros por meio da venda de ações, por um preço mais alto que o adquirido anteriormente. 

Soma-se a isso, é importante destacar a diversificação da carteira de ativos que incluem ativos de renda fixa e renda variável

Por fim, é importante se atentar a liquidez, rentabilidade e segurança das ações antes de realizar as aquisições. 

Vale a pena investir na São Martinho (SMTO3)?

A São Martinho (SMTO3) é uma das grandes empresas do setor sucroenergético brasileiro. Diante disso, as principais vantagens oferecidas pela empresa são referentes ao seu modelo de negócio totalmente verticalizado.

Além disso, a empresa possui uma diversificação de mercado, possuindo uma atuação vasta no mercado nacional e internacional. 

Entretanto, a empresa possui uma grande exposição aos fatores climáticos, que podem impactar diretamente na produção da empresa. 

Dessa forma, antes de selecionar qual ação investir o capital, recomenda-se que o investidor realize uma análise fundamentalista com o intuito de verificar se o aporte está sendo realizado de maneira assertiva. 

Portanto, é importante realizar uma análise, seja com as ações da São Martinho (SMTO3) ou com outras ações de companhias que negociam-se na B3. 

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Qual é o Tag Along das ações da São Martinho?” answer-0=”A companhia apresenta um Tag Along de 100% ON. ” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”A SMTO3 realiza o pagamento de dividendos?” answer-1=”A empresa São Martinho realiza o pagamento de dividendos de forma recorrente. ” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Qual é o segmento de listagem da SMTO3?” answer-2=”O segmento de listagem é o Novo Mercado. ” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=””]

Acesso rápido

Compartilhe:

Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos artigos