A maioria das pessoas possuem sonhos de consumo. Seja comprar uma casa, um carro, ou até mesmo fazer uma viagem internacional, por exemplo. No entanto, um problema encontrado para a realização dessas metas pessoais é a falta de planejamento.
Por mais que alguns sonhos de consumo a priori pareçam inalcançáveis, é possível mudar alguns hábitos e crenças limitantes para, assim, tornar a realização algo mais palpável.
Basicamente, o sonho de consumo é algo com qual uma pessoa se imagina muito feliz em um futuro, seja adquirindo ou consumindo algum bem, produto ou serviço. Então, a meta de consumo é algo que move milhares de pessoas diariamente em busca da efetivação.
O consumidor brasileiro e o sonho de consumo
Por mais que cada pessoa possua a sua própria lista de sonhos, existe uma espécie de convenção social que traz uma série de sonhos de consumo que são comuns a quase todos os brasileiros.
10 principais sonhos de consumo dos brasileiros
Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os brasileiros listaram como principais sonhos de consumo, as viagens internacionais, viagens nacionais e por fim a aquisição de um carro.
1. Viagens internacionais;
2. Viagens nacionais;
3. Carro;
4. Viagens de fim de semana;
5. Cirurgias plásticas;
6. Tratamentos estéticos;
7. Eletroeletrônicos;
8. Academias;
9. Restaurantes conhecidos;
10. Restaurantes que são frequentados com amigos e familiares.
Como realizar sonhos de consumo?
Sendo assim, não existe fórmula mágica para conseguir alcançar as metas e objetivos, mas existem mudanças de hábitos e crenças que podem facilitar a conseguir realizar sonhos de consumo.
● Saber os motivos dos sonhos de consumo
Primeiramente, antes de iniciar um processo para alcançar a meta, é preciso saber o motivo de querer a meta. Muitas pessoas adquirem bens que não querem, para agradar pessoas que sequer possuem importância em suas vidas.
Por isso, saber o motivo antes de direcionar os esforços para alcançar um sonho de consumo é o que indicador do sucesso ou fracasso do objetivo.
● Reserva de emergência
Para adquirir um bem, produto ou serviço de forma saudável, sem que prejudique a sustentabilidade financeira. É imprescindível ter uma reserva de emergência. Além de prevenir sobre possíveis gastos adicionais em uma viagem, comprar um carro etc.
● Planejar e economizar
Depois de ter ciência sobre o objetivo a ser alcançado, a etapa seguinte é o planejamento e organização. Dessa forma, saber distinguir uma meta de curto, médio e longo prazo faz com que haja um investimento de tempo e dinheiro direcionado para realizar o sonho.
● Traçar um plano
Muitas pessoas já possuem dinheiro em mãos e um destino bem direcionado, mas não possuem o plano de ação. Mas, sem plano de ação, a vontade não sai do papel.
Por exemplo, pessoas que querem fazer uma viagem internacional, mas tem medo de viajar sozinhas ficam condicionadas ao sonho e disponibilidade de outra pessoa, para realizar o seu próprio.
Dessa forma, traçar um plano e conhecer os próprios limites faz com que seja mais rápido e fácil encontrar uma resolução.
● Buscar promoções
Muitas pessoas fecham para as promoções que podem surgir. Estar atento a site de vendas do sonho em específico, datas em que tendem possuir mais ofertas é uma vantagem importante.
Economizar na realização de um sonho de consumo permite que o caminho para a realização do próximo seja mais curto e cada vez mais acessível. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!