O Spin-off corporativo é um termo pouco utilizado no mercado financeiro. No entanto, ele é um processo bastante comum dentro das empresas.
Geralmente, o Spin-off ocorre para atender um crescimento de demandas de serviços ou produtos que se distancia do core business da empresa.
Mas o que é o Spin-off, afinal?
O Spin-off empresarial nada mais é do que um processo de criação de uma empresa a partir de uma outra já existente.
Essa prática de derivação costuma ser sinônimo de sucesso dentro do mercado, já que, além do plano principal, outros setores começam a se destacar. Assim, desenvolvendo a necessidade de um novo plano de negócios.
Essa nova criação pode resultar em uma empresa ou até startup. Assim, possibilitando que a empresa-mãe não se distancie de seu foco principal e continue a se desenvolver.
Esse processo também costuma ocorrer dentro de universidades, quando um estudante cria um plano de negócios a partir de um projeto. Assim, ele recebe apoio financeiro da instituição para a criação de uma companhia.
Nas empresas, ele pode ocorrer por diferentes motivos, como uma oportunidade de vendas ou destaque de um setor.
Esse processo é bastante comum no mundo do entretenimento, quando personagens secundários acabam ganhando um longa próprio nos cinemas.
Quando o Spin-off ocorre?
O Spin-off surge a partir da obtenção de resultados expressivos a partir do desenvolvimento de negócios.
Nesses casos, muitas vezes produtos ou serviços secundários acabam ganhando o gosto do público, necessitando de uma atenção especial.
Essa realidade representa uma grande oportunidade para os empreendedores que, a partir de pesquisas, descobrem negócios em potencial.
Quais os motivos para fazer o Spin-off?
Em uma grande corporação, com processos definidos e bem estruturados, muitas vezes fica complicado inovar.
Por isso, a estratégia de empreendedorismo conhecida como “Spinoffar” aproveita os conhecimentos da empresa existente para criar um novo negócio.
Entre alguns motivos para empresas fazerem Spin-off, estão:
- Estratégias financeiras;
- Geração de valor;
- Aproveitamento de nichos;
- Facilidade de inovação;
- Retenção de talentos.
Assim, a estrutura e o legado do negócio principal são preservados, ao mesmo tempo em que a empresa ajuda na implementação do novo projeto.
Qual a relação entre Spin-off e Startups?
No mercado atual, as startups têm representado cada vez mais um espaço de inovação e geração de receitas.
Isso ocorre, pois elas são caracterizadas por um modelo de negócios passível de escalabilidade, ou seja, replicável.
É bastante comum que as Startups sejam confundidas com o Spin-off. No entanto, enquanto a Startup surge de uma nova ideia, o Spin-off é uma derivação de algo já existente.
Ou seja, aproveita conhecimentos e recursos disponibilizados pela empresa principal.
E qual a diferença entre o Spin-off e a Franquia?
A Franquia é uma espécie de autorização para a utilização de uma marca ou tecnologia existente.
Dentro do empreendedorismo, ela representa uma grande oportunidade para a abertura de um negócio de forma mais segura.
No entanto, ela é diferente do Spin-off, já que, comparada ao negócio original, ela é uma reprodução, enquanto o Spin-off, um novo produto.
Qual o momento certo para fazer Spin-off?
Quando uma empresa percebe a possibilidade de crescimento do negócio a partir do destaque de um produto ou serviço, é preciso ficar de olho.
Esse pode ser o momento ideal para o desenvolvimento desse projeto de maneira isolada da empresa-mãe.
No entanto, antes disso, é preciso observar alguns pontos importantes:
O ideal é que o Spin-off seja feito quando um produto começa a ofuscar os itens principais da empresa.
Caso ele seja feito com um produto principal, a empresa irá se prejudicar por perder sua força motora.
Como exemplos de Spin-off de empresas, temos:
- Seguros de bancos;
- Programas de fidelidade;
- Holding empresarial.
Quais os benefícios do Spin-off?
Sem dúvidas, o Spin-off oferece inúmeras vantagens tanto para as empresas quanto para seus clientes.
Para a empresa-mãe, fica possível manter o foco em seu core business e demais produtos. Fazendo, assim, que elas consigam aumentar sua competitividade ao explorar novos setores e tecnologias.
Já as novas empresas têm seu desenvolvimento apoiado pela experiência de mercado e recursos financeiros do negócio principal.
Com isso, os clientes recebem produtos cada vez mais desenvolvidos e focados em seu benefício, tudo isso sem prejudicar o serviço original.
Por isso, para não prejudicar o “time que já está ganhando”, pode valer a pena fazer um Spin-off. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!