Muitas pessoas dentro da área corporativa ou que pretendem se inserir no mundo do empreendedorismo ainda não sabem o que significa o termo: Startup Unicórnio.
Ao mesmo tempo, um grande objetivo de diversos empreendedores de diversas áreas de atuação é ter uma Startup Unicórnio.
Mas que é uma Startup Unicórnio?
Uma Startup Unicórnio é uma empresa que arrecada um bilhão de dólares antes mesmo da sua abertura de capital na Bolsa de Valores.
Essa abertura de ações para o público é chamada no mercado de OPI – Oferta Pública Inicial.
Com certeza, em algum momento de sua vida, você já utilizou ou contratou os serviços dessas organizações. Mas você sabe quais são as principais dentro do mercado?
O que faz de um negócio uma Startup?
Inicialmente, é preciso destacar que uma Startup não é uma empresa em miniatura, nem muito menos uma empresa consolidada.
Na verdade, uma startup representa um pequeno grupo de pessoas em busca de um modelo de negócios inovador, que seja:
- Repetível;
- Escalável;
- Lucrativo.
Outra forte característica desse tipo de empresa é que todo o trabalho é desenvolvido a partir de incertezas. Isso porque não há a garantia de que algo implementado irá dar certo ou se manter ao longo do tempo.
Os principais objetivos de uma startup são:
- Ter uma boa clientela;
- Definir um modelo de atuação;
- Possibilitar a escalabilidade.
Portanto, ela representa ao empresário desafios bastante diferentes dos apresentados por empresas tradicionais.
Podendo, dessa forma, variar sua oferta de produtos e serviços em busca da mercadoria mais viável.
Quais as características de uma Startup Unicórnio?
Mesmo em diferentes mercados de atuação, as empresas unicórnio possuem algumas características em comum.
Geralmente, elas são aqueles negócios que se destacam em seu setor por inovar completamente em seus produtos e serviços.
Além disso, são características de uma startup unicórnio:
- Ser pioneira em sua atuação;
- Investir em tecnologia;
- Ter um bom relacionamento com os seus clientes;
- Passar por rodadas de investimento.
Quais os tipos de Startup existentes?
Dentro do mercado, existem diversos tipos de startups que se adaptam a qualquer tipo de empreendedor, por exemplo, o SaaS que criam plataformas para negócios, como o B2B. Confira quais são eles:
Pequenos negócios
Empresas menores, com baixa lucratividade e pagamento apertado de contas. Como exemplo deles, temos as lojas físicas, como cafeterias, lavanderias e mercados.
Para essas empresas, é bastante difícil alcançar a marca de um bilhão de dólares de avaliação.
Assim, não servindo para quem deseja possuir uma startup unicórnio.
Startup escalável
Modelo bastante utilizado pelos empreendedores digitais.
Geralmente, essas empresas recebem ajuda de investidores que ajudam a tornar o negócio mais produtivo e escalável.
Conseguindo, dessa maneira, se desenvolver e ganhar cada vez mais credibilidade dentro do mercado.
Startups compráveis
Empresas feitas com a função inicial de serem vendidas para outras empresas maiores.
Esses negócios costumam oferecer boas soluções para a vida das pessoas e dos empresários que as adquirem.
Grandes empresas
Quando uma empreendedor atua dentro das atividades de uma grande empresa. Para que suas novas soluções tenham uma real desconexão com o negócio, é preciso bastante esforço e criatividade.
O apoio de uma empresa no desenvolvimento de um novo projeto ajuda bastante no aproveitamento de oportunidades. Assim, fazendo a startup conseguir um melhor posicionamento no mercado.
Startups de empreendedorismo social
Quando uma empresa produz soluções e inovações para a melhoria de vida de um grupo populacional ou toda uma comunidade.
Como exemplo disso, temos a Enactus, uma organização que desenvolve projetos a serem adotados por populações.
Dessa forma, promovendo o aumento de autonomia financeira e o empoderamento para áreas mais fragilizadas.
Quais são as principais Startups Unicórnio do mercado brasileiro
No Brasil, temos cada vez mais empresas unicórnio. Confira quais são as principais startups unicórnio do país:
99 Taxis
Companhia do ramo de transportes fundada em 2012 por Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht.
Em 2017, a 99 Taxis recebeu um aporte de 100 milhões de dólares da Didi Chiuxing, empresa chinesa do ramo de transportes.
A empresa alcançou a avaliação de preço de mercado de um bilhão de dólares em Janeiro de 2018.
Nubank
Segunda startup unicórnio brasileira, a Nubank é pioneira em seus serviços financeiros oferecidos. Atualmente, ela atua como operadora de cartões de crédito e fintech.
Também em 2018, a empresa atingiu a marca de um bilhão de dólares em sua avaliação de mercado.
Arco Educação
Também uma das primeiras startups brasileiras, a Arco é especializada em soluções educacionais para o ensino privado. Dentre suas frentes, está a plataforma SAS.
Stone
Criada em 2012, a Stone é uma empresa especializada em pagamentos com operações em todos os estados do Brasil.
Em Outubro de 2018, a empresa captou 1,2 bilhão de dólares, tendo seu valor de mercado acima de 6 bilhões de dólares.
Ifood
Em Novembro de 2018, a Ifood recebeu um investimento de US$ 500 milhões para expandir sua atuação no Brasil e no mundo.
No momento desse anúncio, a startup também revelou que se tornou um unicórnio brasileiro já em 2017. A Movile, empresa que controla o iFood, também já vale mais de US$ 1 bilhão desde o início do ano passado.
Quais são as principais Startups Unicórnio do mercado internacional?
Confira quais são as principais startups unicórnio do mercado internacional:
Canva
Um site de ferramentas de design gráfico, o Canva, fundado em 2012, obteve sua avaliação de unicórnio em Janeiro de 2018.
A empresa é sediada em Surry Hills, na Austrália.
Cabify
O Cabify é um serviço de transporte particular por demanda. Ela fornece carros de alto padrão que podem ser solicitados através do seu aplicativo para telefone.
Com sede em Madrid, na Espanha, a empresa se tornou unicórnio em Janeiro de 2018.
Spotify
Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008.
Sua avaliação de valor de mercado de um bilhão de dólares foi em Junho de 2011.
Wework
A Wework é uma empresa americana que fornece espaços de trabalho compartilhados. Dentre seu público, estão empreendedores, freelancers, startups, pequenas empresas e grandes empresas.
Ela foi fundada em 2010, na cidade de Nova York e atualmente é considerada a empresa que vale 20 unicórnios.
Xiaomi
A Xiaomi é uma empresa chinesa de produtos eletrônicos com sede em Pequim. Hoje, ela é considerada a terceira maior distribuidora de smartphones do mundo, projetando, desenvolvendo e vendendo esses bens.
Em Novembro de 2014, a empresa foi avaliada em mais de 5 bilhões de dólares, 4 anos após sua criação.
Quais as vantagens de se tornar uma Startup Unicórnio?
O alcance de uma avaliação de mercado de mais de 1 bilhão de dólares é altamente importante para a credibilidade de uma empresa. Isso porque ele é como uma prova de que o empreendimento é mais que um simples potencial.
Com isso, as empresas conseguem ainda mais investimentos de grandes potências do mercado, fazendo com que se desenvolvam ainda mais.
Mas lembre-se que para a maioria dessas empresas, esse resultado foi uma consequência de muito trabalho e inovação.
Por isso, se você deseja ter uma startup unicórnio, tenha bastante foco no desenvolvimento do potencial de seu negócio.